Com vacinação, proporção de mortes por Covid se aproxima de padrão do início do ano

Com o avanço da vacinação entre os mais jovens, o perfil das mortes por Covid se aproxima do padrão observado no início do ano, quando as formas graves da doença se concentravam nos idosos.
Em janeiro, por exemplo, o grupo com 80 anos ou mais representava 33% dos mortos por Covid no Brasil. Em abril, essa fatia encolheu para 12%. Na segunda metade de julho, cresceu para 26%.
A discussão sobre os óbitos de pessoas nessa faixa etária ganhou força com a morte do ator Tarcísio Meira, 85. Como ele havia recebido as duas doses da Coronavac, o caso alimentou teorias infundadas sobre a vacina e sua proteção para os mais velhos.
Mas, segundo especialistas ouvidos pela reportagem, o aumento do percentual de mortes entre os idosos, sobretudo na faixa de 80 anos ou mais, já era esperado e não reflete perda de efetividade da vacina. Pelo contrário, indica que o imunizante também está fazendo efeito nas demais parcelas da população.
Os idosos foram os primeiros alvos da campanha de imunização. Com isso, as mortes e hospitalizações, que costumavam atingi-los mais fortemente, passou a se concentrar em faixas etárias mais jovens, ainda não imunizadas.
À medida que a vacinação se expandiu e pessoas de menos idade foram vacinadas, aqueles com 80 anos ou mais voltaram a ser um grupo relevante entre os que naturalmente são acometidos de forma mais grave pela doença. (BN)

RK