SES-17, novo satélite da SES, será lançado sexta-feira

Segundo Ruy Pinto, diretor de tecnologia da SES, o diferencial do novo equipamento é permitir o direcionamento de sinal de banda larga para uma determinada região e até seguir o deslocamento de usuários.

“É possível fazer o sinal acompanhar o trajeto de um avião que saiu do Rio de Janeiro com destino a Miami, nos EUA”, exemplifica Ruy. A promessa é que a conexão durante o voo tenha o mesmo desempenho de uma rede em solo e com a possibilidade de usar todas as funcionalidades de smartphones, tablets e computadores online.

Omar Trujillo, vice-presidente de vendas da SES, afirma que podem existir parcerias para levar internet de banda larga para locais públicos pelo país. Ele cita como possíveis oportunidades oferecer uma melhor conexão nas escolas públicas, expandir projetos que levam wi-fi a praças públicas e também levar sinal para locais remotos do país onde a cobertura atual não alcança.

O SES-17 é um satélite geoestacionário, ou seja, ele acompanha a rotação da Terra para permanecer sempre sobre o mesmo local, que no caso é o Brasil e a América Latina. Por ter essa característica, é necessário garantir que baterias entrem em funcionamento durante o período em que a luz do Sol não consegue atingir os painéis solares do equipamento.

“Tem certas épocas do ano que o satélite não consegue ver o Sol, o que nós chamamos de eclipse, e baterias são acionadas para fornecer a energia necessária para o funcionamento do SES-17. Essa troca de fonte de energia é automática, e os usuários não vão sentir nenhuma diferença no serviço”, explica Ruy.

“Se em um povoado na Amazônia as pessoas não usam internet durante à noite ou usam muito pouco, é possível diminuir o sinal para oferecer uma melhor conexão em um outro local onde existe uma demanda maior automaticamente “, afirma Ruy.

O SES-17 é um equipamento de grandes dimensões. De um extremo ao outro, são 46 metros, a mesma altura da Estátua da Liberdade, localizada em Nova York, nos EUA. Com 12 painéis solares, baterias e todos os equipamentos necessários para emitir o sinal, a estrutura pesa 6,5 toneladas, o mesmo que seis carros populares.

RK