Plano ABC+ pretende reduzir em 1,1 bi de tonelada a emissão de gases na agropecuária

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (22) a portaria que institui o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária. Chamado de ABC+, o programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pretende reduzir a emissão de carbono em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030.

O plano prevê ações de promoção para o desenvolvimento sustentável durante dez anos (2020-2030) e tem o objetivo geral de promover a adaptação à mudança do clima e o controle da emissão de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária brasileira. Os programas buscam “aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, considerando uma gestão integrada da paisagem rural”.

Por meio de iniciativas que estimulem a adoção de sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentáveis, o ABC+ possui uma série de compromissos até o fim da década. Uma das metas é ampliar em 30 milhões de hectares as áreas onde há “recuperação de pastagens degradadas (PRPD)”.

RK