Abono PIS/Pasep será pago em dobro aos trabalhadores a partir de fevereiro?

Um total de 23 milhões de brasileiros receberão o abono salarial do PIS/Pasep 2022 em fevereiro e março, informou o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, nesta segunda (10).

A Caixa vai fazer o pagamento do PIS (Programa de Integração Social) a 22 milhões, o correspondente a R$ 19,5 bilhões e o Banco do Brasil terá mais 1 milhão de beneficiários com direito ao Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). O valor total liberado neste ano será de R$ 21,82 bilhões. Veja abaixo o calendário de pagamentos, quem tem direito e como será a consulta.

Trabalhadores residentes nos estados de Minas Gerais e Bahia, em áreas de emergência atingidas pelas chuvas, terão os abonos liberados no dia 8 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento. Segundo o ministro, até o momento 107 mil trabalhadores terão direito. A antecipação valerá para o abono da Caixa e o do Banco do Brasil.

“Tudo será pago automaticamente em todas as comunidades atingidas pela chuva, no dia 8 de fevereiro será liberado pela Caixa“, afirmou o presidente do banco, Pedro Guimarães, durante divulgação do calendário de pagamentos.

Consulta ao PIS começa em fevereiro

A consulta para saber se receberá o abono do PIS será feita pelo APP Caixa Trabalhador e pelo APP Caixa Tem apenas a partir de 1º de fevereiro, informou Guimarães. O Banco do Brasil informou que ainda não há data para início da consulta ao Pasep.

Abono salarial PIS/Pasep: calendário é aprovado; veja datas | Economia | G1

O pagamento do abono do PIS será feito por meio de crédito em conta-corrente ou poupança da Caixa. Também haverá crédito pelo Caixa Tem, em conta poupança social aberta automaticamente pelo banco. Haverá a opção de saque por Cartão do Cidadão, com senha, nos casos em que não for possível abrir conta digital, segundo a Caixa.

As datas do calendário, que haviam sido propostas pelo Ministério do Trabalho ao Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador​), foram aprovadas na última sexta-feira (7) pelo órgão, que reúne representantes de trabalhadores, empresas e do próprio governo.

A Caixa pagará o abono do PIS de 8 de fevereiro a 31 de março, de acordo com o mês de aniversário. Já o Banco do Brasil terá liberações do Pasep de 15 de fevereiro a 24 de março, segundo o número final de inscrição.

PIS/Pasep 2022: confira calendário do governo

O abono do PIS é destinado a profissionais que trabalharam com carteira assinada em 2020. O do Pasep é devido a servidores federais, estaduais e municipais que se encaixam nas regras do programa. Veja abaixo todas as exigências.

A mudança no PIS/Pasep, que passou a ter um calendário de liberações concentradas todas no mesmo ano, adiou o início dos pagamentos e trabalhadores que deveriam ter recebido o dinheiro a partir de julho de 2021 só terão acesso neste ano.

RK