:: 23/ago/2022 . 21:16
NOVO REMÉDIO EM DESENVOLVIMENTO É CAPAZ DE COMBATER MAIS DE 300 BACTÉRIAS RESISTENTES
Cientistas avançaram no desenvolvimento de um antibiótico que poderá ser um marco no enfrentamento de bactérias resistentes aos tratamentos hoje disponíveis.
Pesquisadores da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês) criaram uma molécula, denominada fabimicina, que se mostrou capaz – em estudos iniciais – de tratar infecções agressivas causadas por mais de 300 bactérias resistentes a diversos antibióticos.
Essas bactérias, conhecidas como Gram-negativas, de acordo com os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, podem causar quadros de pneumonia, infecções do trato urinário e da corrente sanguínea, por exemplo.
As doenças são difíceis de tratar devido ao forte sistema de defesa das bactérias, como as paredes celulares resistentes que mantêm a maioria dos antibióticos “do lado de fora”.
Além do mais, os tratamentos disponíveis contra essas bactérias não são específicos e acabam eliminando também as chamadas bactérias boas, o que pode causar desequilíbrio na flora intestinal dos pacientes.
“As bactérias resistentes a drogas representam talvez a maior ameaça à segurança global da saúde”, alertou o especialista em doenças infecciosas e presidente da Universidade da Califórnia em Irvine, Oladele Ogunseitan.
O novo medicamento promissor foi combinado a uma molécula capaz de se infiltrar nas defesas das bactérias resistentes e tratar as infecções, bem como manter os micróbios que não trazem malefícios para o indivíduo.
Nos testes em camundongos com pneumonia ou infecção do trato urinário (em níveis iniciais ou baixos), a fabimicina teve um desempenho tão bom ou até melhor do que os antibióticos já utilizados, em doses parecidas, o que sugere que o tratamento poderá ser eficaz contra infecções persistentes.
“A fabimicina demonstra atividade em vários modelos de camundongos com infecção causada por bactérias Gram-negativas, incluindo um modelo desafiador de infecção do trato urinário”, informam os cientistas no artigo, publicado no periódico científico ACS Central Science.
RK
HOMEM ENCHE CARRINHO DE SUPERMERCADO COM 120KG DE CARNE E SAI SEM PAGAR A CONTA
Um homem foi flagrado, por câmeras de segurança de um supermercado, ao furtar 120 quilos de carnes. O estabelecimento fica às margens da BR-367, na saída da cidade de Eunápolis para Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.
O crime foi cometido no dia 3 de agosto, mas as imagens só foram divulgadas nesta terça-feira (23), depois que a gerência do supermercado deu falta da mercadoria, em uma checagem de estoque. A partir disso, os funcionários checaram as câmeras de segurança e perceberam a ação.
As imagens mostram o momento em que o homem chegou de carro e estaciona no supermercado. Um segundo homem e uma mulher também desceram do veículo, e a polícia investiga se eles são comparsas do suspeito.
O homem que praticou o furto entrou no supermercado, tomou um carrinho de compras e agiu como cliente. Ele pegou 95 quilos de carne seca, 25 quilos de bacon, um fardo de papel higiênico e outro de biscoito. Sem passar por um caixa de pagamento, ele saiu pela porta de entrada do estabelecimento.
O suspeito não foi abordado por nenhum funcionário, neste trajeto. As imagens mostram ainda o momento em que ele sai do supermercado. O homem guardou a mercadoria no carro e saiu do estabelecimento.
A gerência do supermercado registrou o crime em delegacia e a polícia tenta identificar o homem, para prendê-lo.
RK
VÍDEO: CAMINHÃO TOMBA E CARGA FICA ESPALHADA EM RIBANCEIRA PRÓXIMO A CONQUISTA
Um caminhão tombou no início da tarde desta terça-feira (23), na BA-263, nas proximidades da Serra do Marçal, trecho entre Vitória da Conquista e Itambé.
Segundo a Companhia Independente de Polícia Rodoviária, tudo indica que o motorista perdeu o controle do veículo.
A carga caiu e ficou espalhada na ribanceira.
O motorista Anderson, de 40 anos, não ficou ferido.
A pista não ficou interditada.
RK
BENA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DA ESPOSA DETE, DAS FILHAS CRISTIANE E KARINE, DOS GENROS JACKSON E GABRIEL E DAS NETAS ANA BEATRIZ, REBECA E NICOLY
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir.
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidades, Bena!
BRASIL É O TERCEIRO COM MAIS CASOS DE VARÍOLA DOS MACACOS DO MUNDO
O Brasil superou o Reino Unido e a Alemanha, e agora é o terceiro país com mais doentes confirmados no mundo. Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, o país tem 3.788 casos diagnosticados de varíola dos macacos até este domingo (21). Outros 4.175 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado do exame RT-PCR para confirmar ou descartar a doença.
Os Estados Unidos são o país com mais casos até agora, 14.594, segundo o boletim mais recente do Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), seguidos da Espanha, que até a última quinta-feira (18) já contava 5.792 pacientes que contraíram o vírus.
Na sexta (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, por unanimidade, acelerar a importação de medicamentos e vacinas contra a varíola ainda sem registro no Brasil, mas já aprovados em outros países. Com isso, a agência determinou que os pedidos de importação terão prioridade no processo de avaliação, e a resposta deverá ser dada em até sete dias úteis.
NOTA DE FALECIMENTO: MORRE AOS 96 ANOS SEU JÚLIO O AVÓ DE LÚ DA SELEÇÃO DE ITAPETINGA
Faleceu na manhã desta terça (23) aos 96 anos o senhor Júlio Antônio Bispo o querido e já saudoso seu Júlio antigo morador da rua Itaberaba no bairro Primavera.
Por volta das 09h, Seu Júlio passou mau em casa, foi socorrido por uma equipe do SAMU 192 e encaminhado ao Hospital, infelizmente ele não resistiu e faleceu.
Seu Júlio era Alfaiate de Profissão e era muito conhecido em Itapetinga e região.
Ele deixa a esposa D. edite, os filhos Lalinha, Lorene, Evandro, Lúcia e Luciene, os netos Ingrid, Lucas, Júlio Neto, |Maria, Luiza, Luana , Thiago e Luciano (Lú).
O Corpo será velado no Cerimonial Pax Perfeição a partir das 09:30h desta quarta (24).
“Disse-lhe Jesus: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”
Descanse em Paz, Seu Júlio!
POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE MATAR ESPOSA DENTRO DE BANHEIRO
Roberto Lima Rodrigues, de 46 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (22), sob suspeita de ter assassinado a facadas Andréa Barbosa dos Santos, de 29 anos. O crime ocorreu no último sábado (20), dentro do banheiro da residência de Roberto, no bairro de Pituaçu.
Segundo informações dos familiares de Andréa, o casal estava separado há cerca de 15 dias, mas constantemente a jovem se queixava de estar sendo perseguida por Roberto, que não aceitava o fim do relacionamento de 10 anos.
No dia do crime, Andréa foi atraída pelo ex para casa dele por volta das 20h. Na residência, ela teria sido golpeada com uma faca utilizada no trabalho pelo suposto agressor. Após o crime, o suspeito teria tirado fotos do corpo da ex e enviado as imagens para familiares dele.
“Eu estava em casa. Ela sempre saia, mas, no sábado, ela demorou para chegar. Quando foi por volta das 23h, eu fui até o local para saber o motivo dela não ter retornado. Eu fiz seis ligações, mas ela não me respondeu. Chegando lá, encontrei muitos policiais. Entrei na casa e minha filha estava morta dentro do banheiro, esfaqueada. Eu sai gritando desesperada. Além de matar a minha filha, ele tirou fotos e mandou para a mãe e a irmã”, disse Conceição em entrevista à TV Record Itapoan, no final da manhã desta segunda-feira (22).
Ainda de acordo com ela, a filha já havia sido agredida em outra ocasião. Além disso, o ex-genro já teria feito ameaças de morte e exigido que a mulher largasse os estudos por imaginar que as idas da vítima a sala de aula, na verdade, eram saídas para encontros com outros homens.
O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
- 1
























