sebrae
banner-130
engen22
mineraz
outubro 2022
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: out/2022

PETISTA MATA AMIGO BOLSONARISTA APÓS DISCUSSÃO POLÍTICA NO LITORAL

José Roberto Gomes Mendes, 52 anos, foi assassinado após discussão sobre política

Um eleitor do ex-presidente e candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, acertou diversas facadas em um apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, na tarde da última terça-feira (4), em Itanhaém, litoral de São Paulo, causando sua morte.

O caso veio à tona nesta quarta-feira (5), e o suspeito do crime foi preso por homicídio doloso. O motivo do assassinato, de acordo com testemunhas ouvidas pela polícia e pelo próprio suspeito do crime, foi uma discussão política.

A investigação revela que o indiciado é Luiz Antônio Ferreira da Silva Santos, apoiador do PT, e a vítima é José Roberto Gomes Mendes, que foi esfaqueado e não resistiu aos ferimentos. O R7 tenta localizar a defesa de Luiz Antônio Ferreira da Silva Santos. Assim que ela se manifestar, o conteúdo será adicionado à reportagem.

De acordo com a Polícia Civil de Itanhaém, houve uma discussão dentro de casa entre os dois. Após entrarem em luta corporal, a vítima recebeu vários golpes de arma branca, no caso, uma faca, e não resistiu. A morte foi constatada pelos médicos do Samu que estiveram no local.

A Polícia Militar confirmou as informações. Em nota, a corporação disse que os agentes de segurança foram acionados para atender “a uma ocorrência de agressão por meio da utilização de uma arma branca [faca]”.

Ao chegarem ao local, os policiais depararam com um homem de 52 anos caído no chão e com vários ferimentos no rosto, costas e pescoço, provocados por um objeto perfurocortante.

Em seguida, os policiais conseguiram prender um homem de 42 anos, que disse ser amigo da vítima e que eles moravam juntos. Segundo o agressor, o amigo estava com a faca e, na hora da confusão, ele próprio caiu sobre a arma.

RK

IDEIAS INCRÍVEIS

PREFEITURA DE ITABUNA VAI CONTRATAR EMPRESA PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura de Itabuna vai contratar empresa para a efetivação do concurso público que selecionará cerca de 760 novos servidores municipais. A sessão pública do certame licitatório, que terá como critério de julgamento, técnica e preço, ocorrerá no próximo dia 26 de outubro, às 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, no 1º andar do edifício Jequitibá Trade Center, na Avenida Aziz Maron.

A edição eletrônica de nº 5.400, de 6 de setembro, no Diário Oficial do Município, publicou o Aviso de Licitação, na modalidade Concorrência Pública nº 004/2022, para contratação da empresa.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, Moisés de Carvalho, explica que a realização do concurso é um compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) e que a empresa vencedora da Concorrência Pública será responsável por organizar, elaborar, aplicar as provas, corrigir, bem como divulgar e publicar o resultado. Ele completa ressaltando a importância deste concurso para a atual administração, tendo em vista que o último foi realizado em 2016.

“Nossa intenção é movimentar a máquina pública de modo a melhorar a prestação do serviço público à população com um número de servidores que possa atender à demanda”, reforça o secretário Moisés de Carvalho

Ele informa sobre concurso cujo prazo para a realização será até o final do ano. “Sabemos que o procedimento licitatório tem todo um rito a ser cumprido, mas nossa expectativa é de que tudo seja concluído ainda esse ano”, assegurou.

VAGAS

As vagas para chamamento imediato para diversos cargos na Prefeitura de Itabuna e na Fundação de Atenção à Saúde (FASI) são, por exemplo, para Geógrafo, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Ambiental e Técnico em Programação.

:: LEIA MAIS »

AMIGO DE LULA, EMPRESÁRIO DELATOR FEZ DOAÇÃO SUBSTANCIAL AOS COFRES PETISTAS

Bilionário na prisão: a rotina de José Seripieri Júnior na cela da PF | VEJA

Apenas em 2022, as doações do empresário para o pleito atingiram o valor de R$ 1,3 milhão. O PSD já havia recebido R$ 400 mil, e a deputada estadual eleita, Thainara Faria (PT-SP), R$ 300 mil.

Segundo a Veja, Seripieri tinha o costume de se reunir com Lula em uma mansão de veraneio que ele mantém em Angra dos Reis (RJ). O candidato petista chegou a comemorar ao menos dois Réveillons no local, entre 2014 e 2015 — momentos em que teve um helicóptero e um jatinho do amigo à disposição para transporte.

Apenas em 2022, as doações do empresário para o pleito atingiram o valor de R$ 1,3 milhão. O PSD já havia recebido R$ 400 mil, e a deputada estadual eleita, Thainara Faria (PT-SP), R$ 300 mil.

Segundo a Veja, Seripieri tinha o costume de se reunir com Lula em uma mansão de veraneio que ele mantém em Angra dos Reis (RJ). O candidato petista chegou a comemorar ao menos dois Réveillons no local, entre 2014 e 2015 — momentos em que teve um helicóptero e um jatinho do amigo à disposição para transporte.

RK

MINISTRO DA JUSTIÇA DETERMINA QUE PF INVESTIGUE INSTITUTOS DE PESQUISA

Ministro da Justiça pede para PF investigar institutos de pesquisa | A  Gazeta

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, determinou, nesta terça-feira (4), que a Polícia Federal abra uma investigação sobre institutos de pesquisa de intenção de voto que erraram as previsões para as eleições deste ano.

“Resultados muito discrepantes, números que destoaram muito da realidade, do resultado final da eleição. É uma dúvida que a população brasileira tem. Tem sido muito questionado a metodologia dos institutos de pesquisa. Então, por precaução e até para apurar se houve alguma conduta criminosa nesse resultado por parte de alguma dessas empresas, nós determinamos a instalação do inquérito pela Polícia Federal”, afirmou Torres, em entrevista à Record TV.

As principais empresas do país que fazem levantamentos sobre a preferência do eleitorado brasileiro erraram diversas previsões para o primeiro turno deste ano, que aconteceu no domingo (2). Algumas amostras, por exemplo, davam menos de 40% dos votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e apontaram a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhar sem a necessidade de segundo turno, o que não aconteceu.

Para que o Ministério da Justiça comunique a PF sobre a necessidade de investigação, é necessário que ocorra uma representação por parte de alguém que se sinta prejudicado. No caso dos institutos de pesquisa, a comunicação de crime foi protocolada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Segundo Torres, os institutos de pesquisa podem ter incorrido em divulgação fraudulenta de pesquisa eleitoral, crime previsto na lei das eleições. “É um crime que, em tese, induz as pessoas a tomar a sua decisão. Fere o direito constitucional do voto, da livre decisão do cidadão. Então, é extremamente importante a apuração para evitar esse tipo de conduta. Se realmente houve, precisa ser investigado e precisa ser punido.”

De acordo com o ministro, uma das intenções do inquérito é dar mais segurança ao eleitor. “É uma atividade feita por empresas e a gente precisa entender isso. Para que a população tenha tranquilidade. Em uma era que se fala tanto de fake news, se uma pesquisa é falsa, fraudulenta, não tem fake news maior do que essa em um momento tão importante para a nação quanto é a eleição. A eleição presidencial principalmente, que vai decidir o rumo do país”, frisou.

“Toda eleição existe esse questionamento. Toda eleição nós temos esses resultados discrepantes das pesquisas e nós precisamos encerrar isso no Brasil. Entender essa metodologia, ver se isso realmente está funcionando. Acho que o inquérito policial é um instrumento adequado para isso”, completou Torres.

RK

SENADO APROVA REALOCAÇÃO DE VERBA PARA PISO DA ENFERMAGEM

Saiba mais sobre o que é a enfermagem • Blog Unoeste

O Senado aprovou hoje (4) projeto de lei complementar que viabiliza a transferência de recursos de outras áreas para financiar o piso salarial dos profissionais de enfermagem. Os recursos virão dos valores remanescentes de fundos de saúde de estados e municípios, bem como de valores remanescentes do Fundo Nacional de Assistência Social. Agora, o projeto segue para votação na Câmara dos Deputados.

A lei que estabeleceu piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiros do setor público ou privado foi aprovada no Congresso Nacional em maio, mas, em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos da norma. Em decisão liminar, o ministro Luís Roberto Barroso argumentou que faltava previsão orçamentária.

Barroso atendeu a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). Segundo o ministro, há risco de insolvência pelos estados e municípios, que empregam a grande maioria dos enfermeiros do serviço público. O ministro também justificou a decisão com o risco de demissões em massa e de redução de leitos com o encolhimento do quadro de enfermeiros e técnicos.

O projeto de lei complementar aprovado nesta terça-feira garante os recursos questionados pelo Judiciário. A proposta altera uma lei de 2020 que liberou para ações de enfrentamento à pandemia de covid-19 cerca de R$ 23,8 bilhões que restaram no fim de 2020 nas contas dos fundos de Saúde de estados, Distrito Federal e municípios. Com a redução no número de casos e mortes por covid-19, o entendimento dos senadores é que a verba será mais bem aplicada no reajuste salarial da enfermagem.

“A realização de atos de transposição, transferência e reprogramação de saldos financeiros ‘parados’ nos fundos de Saúde e de Assistência Social ainda é desejada no momento atual, pois o enfrentamento da pandemia da covid19 não se limita à primeira linha de ação, fortemente atacada nos anos anteriores”, afirmou o relator do projeto de lei, Marcelo Castro (MDB-PI), em seu parecer. Segundo o senador, inicialmente, o mecanismo auxiliará os entes subnacionais a arcar com os custos diretos decorrentes da instituição do piso nacional dos profissionais da enfermagem.

Calcula-se reunir R$ 27,7 bilhões para a área de saúde e R$ 402,2 milhões para a assistência social, setor incluído no projeto para, segundo o relator, “minimizar os efeitos das desproteções sociais ampliadas pela pandemia”.

RK

CERCA DE 200 MIL RUSSOS JÁ FORAM CONVOCADOS APÓS MOBILIZAÇÃO PARCIAL DE TROPAS

Cerca de 200 mil russos já foram convocados após mobilização parcial de tropas

Mais de 200.000 russos foram convocados para o serviço militar desde que a Rússia anunciou uma “mobilização parcial” dos seus reservistas em pronunciamento oficial do presidente Vladimir Putin em 21 de setembro. A informação foi divulgada nesta terça-feira (4) pela agência de notícias estatal russa RIA Novosti, citando o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.

Esta é a primeira mobilização militar feita pela Rússia desde a Segunda Guerra Mundial. Ainda não foi divulgada a quantidade de adesão a esses chamados.

Quando os russos foram informados sobre o chamado, a promessa era de que 300 mil fossem convocados para ajudar no conflito contra a Ucrânia. Após a convocação, a busca por voos deixando a Rússia aumentou, assim como as filas para deixar o país pelas fronteiras. Mais de mil pessoas foram detidas pelos policiais durante manifestações contrárias à mobilização.

RK

EX-TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA É CONDENADO A 109 ANOS DE PRISÃO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Ex-técnico da Seleção Brasileira de Ginástica Artística é condenado a 109 anos de prisão por estupro de vulnerável

O ex-técnico da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Fernando de Carvalho Lopes, nesta segunda-feira (3), foi considerado culpado por acusações de abusos sexuais a ginastas – seis anos após a primeira vítima denunciar as agressões que sofreu por parte dele. As informações são do Globo Esporte.

Fernando foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável, com agravante pela relação de poder com as vítimas, em primeira instância a 109 anos e oito meses de prisão – inicialmente de regime fechado.

De acordo com a decisão escrita pela juíza Fernanda Alves de Rocha Branco de Oliva Polit, a condenação foi um resultado do somatório das penas dos crimes infligidos às quatro vítimas.

A primeira pessoa a denunciar os abusos tinha 13 anos quando relatou a postura indecente adotada por seu então treinador para seus pais, em 2016. Após a denúncia inicial, outros sete casos foram registrados na delegacia de defesa da mulher e do adolescente.

Pouco tempo depois, mais atletas acusaram o ex-técnico por crimes cometidos entre os anos de 1999 e 2016. Atualmente, além dos quatro nomes que são citados como vítimas na ação, outros 36 são considerados testemunhas – e mesmo assim Fernando pretende recorrer em liberdade.

RK

04 DE OUTUBRO É DIA DO AGENTE DE SAÚDE E DE ENDEMIAS

04 de outubro é o dia de homenagear aqueles que são o elo entre poder público e população. Aqueles que se dedicam em visitas domiciliares, a ouvir a comunidade, identificar problemas e agravos de saúde e informar a demanda do povo aos programas de saúde. Os agentes comunitários de saúde são fundamentais para o bom funcionamento da Estratégia de Saúde da Família, por possibilitarem que as necessidades da população cheguem às equipes que poderão ajuda-las.

Junto com os agentes de endemias, eles cumprem a missão de ampliar o acesso da população às ações e aos serviços de informação, de promoção e proteção à saúde coletiva em conformidade com as diretrizes do SUS.

“São os ACS que acompanhavam as famílias e conhecem de perto o dia-a-dia da comunidade, são os primeiros a identificar um problema e buscar ajuda para tentar resolver, seja na chuva ou no sol, estão sempre por perto exercendo seu papel da melhor forma possível. Hoje, a gente quer parabenizar os ACS e ACE e pelas conquistas nessa trajetória de sucesso que vocês vêm conquistando a cada dia”, disse o coordenador, Márcio Ribeiro.

RK

POLICIAL TEM A CABEÇA ATINGIDA POR BOTIJÃO DE GÁS DURANTE ABORDAGEM

Uma tentativa de abordagem a um suspeito terminou com dois policiais militares feridos, na noite de sábado (1°), no cruzamento da rua das Harpas com a avenida do Poeta, na Vila Sabrina, zona norte de São Paulo.
Policiais militares da 1ª Companhia do 5º Batalhão faziam patrulhamento preventivo pela avenida do Poeta quando viram um homem em atitude suspeita, com um volume na cintura, que aparentava ser uma arma de fogo.
Os soldados Bispo e Bressoline abordaram o suspeito, que resistiu. Ao tentarem imobilizá-lo, foram surpreendidos por duas mulheres e dois homens, que impediram a abordagem ao iniciar um tumulto no local.
Durante a confusão, o suspeito que era abordado chegou a cair no chão, mas se levantou e conseguiu fugir. Os dois soldados passaram a ser hostilizados e atacados com cadeiras, tijolos e pedras pelas pessoas que estavam no local.
Em um determinado momento do tumulto, um homem arremessou um botijão de gás contra a cabeça do soldado Bispo, que caiu desacordado no chão. Já o soldado Bressoline foi atingido na perna por um tijolo, mas conseguiu pedir o apoio de outras equipes da PM.
RK
Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia