sebrae
banner-130
engen22
mineraz
outubro 2022
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: out/2022

CÁTIA MOURA COMPLETA MAIS UM ANOS DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DO ESPOSO JOSÉ NILTON E DOS FILHOS, FAMILIARES E AMIGOS

Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir.
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidades, Cátia!

ITAPETINGA: SAAE CONTINUA RECUPERANDO SUA FROTA

O Classic 2010, totalmente recuperado. ITAPETINGA-SUDOESTE BAIANO Sob a direção do Dr. Airton Ferraz o SAAE de Itapetinga tem se destacado no que diz respeito à lisura e destinação adequada da receita da Autarquia. Além de manter o padrão de qualidade da água, cumprindo os parâmetros exigidos por Lei, e de investir no saneamento, o SAAE de Itapetinga continua honrando em dia os compromissos com fornecedores, prestadores de serviços e com seu quadro funcional e ainda investe na aquisição de novos equipamentos e veículos, além de dar manutenção nos prédios da autarquia. Dentre os veículos que necessitavam de reformas, o SAAE entregou recentemente para uso em serviço um Chevrolet Classic totalmente recuperado, quando todo o serviço de chaparia, pintura, mecânica e estofamento foi feito no sentido de preservar o bem público e dar melhor condição de trabalho à equipe no desenvolvimento de suas funções, o que resulta em melhor atendimento à comunidade. No ano passado o SAAE recuperou caminhões e utilitários e adquiriu duas novas motocicletas, garantindo a ampliação e manutenção da frota. No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não para. FONTE: ASCOM/SAAE DE ITAPETINGA

RK

SEM JERÔNIMO, DEBATE NA BAND VIRA ENTREVISTA E ACM NETO CRITICA ADVERSÁRIO

O Debate na Band Bahia do segundo turno na corrida pelo governo do Estado, na noite desta segunda-feira (17), virou entrevista de 30 minutos. Isso porque, ACM Neto (União) compareceu e Jerônimo Rodrigues (PT) preferiu não ir à sede da emissora, assim como fez na semana passada no Debate da TV Aratu/SBT. O ex-prefeito de Salvador criticou o petista e disse que os eleitores estão comparando ele ao seu adversário.

“Me permita aqui lamentar a ausência do candidato Jerônimo Rodrigues. A verdade é que ele não está comparecendo a nenhum dos debates nesse segundo turno. Eu, inclusive, ontem estava assistindo, ao vivo, o debate entre os dois candidatos do segundo turno da disputa pela Presidência da República, Lula e Bolsonaro. Parabenizo a TV bandeirantes pela iniciativa, sendo mais uma vez pioneira”, disse Neto nos primeiros minutos da entrevista.

“Poderíamos hoje, aqui, nesse momento, estar eu e Jerônimo, frente a frente, olho no olho. E vocês que estão nos assistindo poderiam ter oportunidade de comparar a história, a trajetória, o currículo, as ideias, o preparo de cada um de nós dois. Infelizmente, o candidato Jerônimo falta a mais um debate nesse segundo turno, que está sendo disputado por mim e por ele. E quem perde com isso hoje é o telespectador, mas no dia 30 quem vai perder com isso é Jerônimo”, completou o postulante ao Palácio de Ondina.

CASAL MORRE AFOGADO DENTRO DE CARRO, APÓS VEÍCULO CAPOTAR DA PONTE DENTRO DE UM CÓRREGO

Um casal foi encontrado morto dentro de um carro ontem (17), em Jucuruçu, no extremo sul da Bahia. As vítimas foram identificadas como Célio Pereira da Silva, de 43 anos, e Marisa Quaresma da Silva, de 48.

De acordo com a Polícia Civil da região, o carro teria caído de uma ponte, que fica em cima de um córrego, na noite de domingo (16). Não há detalhes sobre a causa do acidente.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, a cerca de 102 quilômetros de Jucuruçu. Eles foram liberados na tarde desta segunda.

O casal será velado na Câmara de Vereadores de Itamaraju. O sepultamento deve ocorrer na tarde de terça-feira (18)

8 EM CADA 10 JOVENS TIVWERAM PROBLEMAS RECENTES DE SAÚDE MENTAL, DIZ PESQUISA

Durante suas crises de ansiedade, cada vez mais frequentes, a atriz e influenciadora manauara Evelyn Félix, 23, passou a filmar o próprio rosto angustiado, às vezes com os olhos cheios d’água.

“Queria mostrar um outro lado da minha vida, muito diferente daquela rotina fake das redes sociais”, diz. “Cheguei num lugar em que me sentia vazia e desesperada. Às vezes, não queria nem acordar”, lembra ela, que hoje está em tratamento.

As imagens foram publicadas numa rede social e o vídeo viralizou. É um sinal dos tempos.

Oito em cada dez brasileiros de 15 a 29 anos apresentaram recentemente algum problema de saúde mental, segundo dados inéditos de pesquisa Datafolha.

A maioria desses jovens sofreu com pensamentos negativos (66%), dificuldade de concentração (58%) e crise de ansiedade (53%). E uma minoria significativa relatou ter transtornos alimentares (20%) e pensamentos suicidas (13%) ou ainda ter ferido o próprio corpo por meio de automutilação (6%). Mais da metade (51%) considera sua saúde mental como regular, ruim ou péssima.

No levantamento, foram ouvidos mil jovens entre 15 e 29 anos em 12 de algumas das maiores capitais do país. Feita em 20 e 21 de julho deste ano, a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A identificação dessas sensações e comportamentos não pode ser tomada como diagnóstico, afirma a psiquiatra da infância e adolescência Gabriela Viegas Stump, que atua no Hospital das Clínicas e no Sírio Libanês, ambos em São Paulo.

Por outro lado, os relatos da sensação de tristeza, ansiedade ou do que os jovens autodenominaram como depressão, afirma a profissional, ou indicam que essas pessoas estão com um problema de saúde mental ou precisam ser tomadas como fator de risco de desenvolverem problemas no futuro.

Esses e outros sintomas enfrentados pelos jovens brasileiros em tempos recentes se intensificaram após a pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo em que aumentou o diagnóstico formal de ansiedade e de depressão entre crianças e adolescentes no mundo inteiro, numa espécie de pandemia de adoecimento mental.

“Estudos mostram claramente um aumento do índice de problemas de saúde mental entre jovens e uma intensificação desse aumento no pós-pandemia”, afirma Stump. Ela aponta que houve tanto uma crescente nos problemas entre pessoas que já tinham patologias prévias quanto uma ampliação de quadros novos de depressão e ansiedade.

Especialistas apontam que a vulnerabilidade jovem tem a ver também com a maior exposição a violência doméstica e parental que ocorreu no período de confinamento e com a perda de fatores importantes de proteção da mente, como a frequência à escola ou universidade e a prática de atividades esportivas, aspectos prejudicados nos últimos anos por causa da pandemia.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), metade de todas as condições de saúde mental começam por volta dos 14 anos, mas a grande maioria dos casos não é diagnosticada ou tratada. E as consequências dessa falta de cuidado tem repercussões na vida adulta, limitando oportunidades futuras.

Uma análise feita no âmbito da LSE (London School of Economics), no Reino Unido, estima que transtornos mentais que levam jovens à incapacidade ou à morte acarretam uma redução de contribuições para as economias de quase US$ 390 bilhões por ano.

A pesquisa Datafolha Jovem aponta que esses problemas são mais relatados por meninas e mulheres (90%) do que por meninos e homens (76%). Também surge com maior frequência entre pessoas que se identificam como LGBTQIA+ (92%) do que entre aqueles que se declaram heterossexuais (81%).

Uma maior suscetibilidade da mulher a alguns sintomas, afirma Stump, podem estar relacionados às questões hormonais da adolescência. “Mas devemos levar em consideração que existe uma diferença cultural de gênero e que mulheres parecem ter menos vergonha do que homens de se colocar no lugar de alguém que precisa de cuidados de saúde mental”, afirma.

Estudos internacionais também apontaram que pessoas LGBTQIA+ têm duas vezes mais chances de se sentirem deprimidas e de 2 a 6 vezes mais risco de cometerem suicídio.

“São pessoas que têm menos suporte emocional da família, mais chance de sofrer bullying, de viver em meios segregados, de não poder expressar sua identidade. Tudo isso torna a população LGBT como a de maior risco de problemas de saúde mental”, avalia.

A literatura médica internacional que se debruça sobre a questão da saúde mental pós-pandemia aponta que jovens se queixam de solidão duas vezes mais que outras faixas etárias. Pesquisas também apontam que automutilação e ideações suicidas aumentaram no grupo em todo o planeta.

No Canadá, pensamentos suicidas cresceram de 6% para 18% entre jovens. Nos Estados Unidos, de 17% para 27%. Na China, de 23% para 30%.

“Houve um aumento muito importante de tentativa de suicídio de adolescentes. Nunca tive tantos pacientes internados por tentativa de tirar a própria vida”, relata a psiquiatra. Stump salienta a importância do crescente movimento de atenção à saúde e de diminuição de estigmas, o que permite que mais pessoas se sintam à vontade para buscar ajuda.

“É preciso que haja uma maior conscientização de que existem possibilidades de tratamento psicológico e psiquiátrico para problemas de saúde mental”, alerta. “São condições tratáveis, e com repercussões muito importantes no bem-estar das pessoas.”

Foi assim com a influenciadora de Manaus Evelyn Félix. “Fiquei anos tentando viver de maneira boa sem o auxílio de ninguém e, depois de muito sofrimento, decidi buscar ajuda de alguém que não me julgasse pelos meus pensamentos e que me ajudasse a encontrar novos meios de lidar ou reverter minhas crises”, diz. “A ajuda profissional tem sido fundamental”, comemora.

LIDERANÇAS PROMOVEM EVENTOS EM DIVERSAS REGIÕES DA BAHIA E APOSTAM EM VITÓRIA DE ACM NETO NO SEGUNDO TURNO

Líderes políticos de diferentes regiões da Bahia realizaram eventos em apoio ao candidato a governador ACM Neto (União Brasil). Mesmo sem a presença do ex-prefeito de Salvador, prefeitos, deputados eleitos, candidatos e lideranças mobilizaram milhares de pessoas em suas cidades e manifestaram confiança na vitória de Neto neste segundo turno.

Foi o caso do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), atualmente coordenador de campanha de Neto. No último final de semana, ele realizou uma série de encontros com lideranças políticas em diferentes locais da Princesa do Sertão a fim de ampliar ainda mais o apoio ao candidato do União Brasil na cidade, onde saiu vitorioso no primeiro turno.

“Foram muitas as reuniões, muitos os encontros, todos positivos. Na busca e na luta do voto 44 no dia 30 de outubro. ACM Neto governador, vamos à vitória”, disse José Ronaldo num vídeo que publicou no Instagram após os encontros.

O mesmo ocorreu em Eunápolis, sob comando de Cordélia Torres (UB). A prefeita lotou um ginásio na cidade ao lado de vereadores e de outras lideranças da Costa do Descobrimento para reforçar o apoio a Neto. “Estamos juntos, firmes e fortes para o segundo tempo do jogo. Iremos trabalhar ainda mais em prol do nosso objetivo maior”, publicou no Instagram.

Ainda no Extremo-Sul, o prefeito Marcelo Belitardo (UB) reuniu milhares de pessoas numa caminhada por Teixeira de Freitas na última semana. O mesmo ocorreu no Litoral Sul, onde o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (UB), realizou encontro para alinhar estratégias visando o segundo turno.

Se tanto no Extremo-Sul como no Sul houve manifestações de apoio, no Norte da Bahia também. A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), e seu filho, Jordávio Ramos (PSDB), deputado estadual eleito, reuniram milhares de lideranças. “A Bahia continua ao lado do seu futuro. E hoje, ao lado da nossa prefeita, vereadores e lideranças, estivemos juntos fortalecendo nosso futuro governador, ACM Neto, nesta caminhada em busca de um estado mais forte. Estamos juntos pela Bahia”, publicou Jordávio no Instagram.

No Recôncavo, a prefeita Eunice Barreto Peixoto (UB) lotou as ruas de Nazaré ao lado de lideranças de toda a região para reforçar o apoio a Neto. O mesmo ocorreu em Wenceslau Guimarães, no Baixo Sul, onde o prefeito Kaká (Republicanos) também realizou caminhada de apoio ao candidato a governador.

O deputado federal eleito Leo Prates (PDT) realizou duas grandes caminhadas do que batizou como ‘Caravana da Gratidão’, em agradecimento aos votos recebidos por ele e também de apoio a ACM Neto. O evento passou por cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), como Madre de Deus e Lauro de Freitas.

GUSTTAVO LIMA E LEONARDO DECLARAM APOIO A JAIR BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO

Gusttavo Lima e Leonardo em coletiva de imprensa ao lado de Bolsonaro no Alvorada

Os cantores Gusttavo Lima e Leonardo, ídolos da música sertaneja, declararam apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da corrida eleitoral deste ano. Os artistas se reuniram com o chefe do Executivo e outras personalidades e políticos no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta segunda-feira (17).

“Eu venho aqui, trazer, do fundo do meu coração, o meu apoio ao presidente Jair Bolsonaro”, disse Leonardo. Em seguida, Gusttavo Lima conclamou os seguidores a também declarar apoio ao atual presidente.

“Todos os nossos seguidores, todo mundo que compartilha da mesma ideia que a gente, todos os nossos fãs, peço que pense, repense, mais uma vez, porque o que está em jogo não é algo meu, mas de toda a nossa nação. O futuro dos nossos filhos, o futuro da próxima geração”, disse o artista.

Gusttavo Lima, que recebe o apelido de “Embaixador” no mundo da música, é o artista mais conhecido e de maior sucesso na música sertaneja atualmente no Brasil. O cantor tem mais de 44 milhões de seguidores no Instagram e 15 milhões de seguidores no Twitter.

Imagem de Amostra do You Tube

RK

JUSTIÇA ELEITORAL VOLTA A LIMITAR TEMPO DE LULA E RUI COSTA EM PROPAGANDA DE JERÔNIMO

PT oficializa Jerônimo Rodrigues como pré-candidato ao governo da BA em  2022 | Eleições 2022 na Bahia | G1

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) voltou a punir a coligação “Pela Bahia, Pelo Brasil”, encabeçada pelo candidato ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), por propaganda eleitoral irregular. Na oportunidade foi identificado que o governador Rui Costa (PT) e o candidato à Presidência Lula (PT) aparecem nas peças por mais tempo do que necessário.

De acordo com as normas da Justiça Eleitoral, a aparição de personagens de apoio ao candidato só pode tomar 25% do tempo da propaganda. “Nessa linha de intelecção, quanto ao excesso de participação do apoiador na propaganda gratuita, ressalto que este Regional, quando do julgamento do recurso interposto na Representação 0602686-97.2022.6.05.0000, assentou o posicionamento pela confirmação da irregularidade (desrespeito ao limite de 25%), para determinar a exclusão da publicidade. Segundo a tese que prevaleceu no aludido debate, restou configurado excesso na participação do apoiador na propaganda do candidato Jerônimo Rodrigues, no tempo destinado à veiculação de sua propaganda”, diz o relator do processo, o desembargador Raimundo Sergio Sales Cafezeiro.

O desembargador concluiu pedindo a retirada imediata da propaganda, sob pena do pagamento de R$ 2 mil em caso de descumprimento da decisão.

RK

ILHÉUS: INCÊNDIO ATINGE VARA DA FAZENDA PÚBLICA, QUE FICA COMPLETAMENTE DESTRUÍDA

Ilhéus: Incêndio atinge Vara da Fazenda Pública, que fica completamente destruída

Um incêndio na madrugada do último sábado (15) atingiu salas da Vara Pública de Ilhéus, no sul da Bahia. O fogo no Fórum Epaminondas Berbert começou em uma seção administrativa da Vara Pública e se alastrou por outras salas, sendo contido pelo sistema anti-incêndio.

Segundo informações, o corpo de bombeiro não chegou a ser acionado no momento do incêndio, e que o foco seria a parte elétrica do prédio. Fotos demonstram que a unidade judicial ficou destruída e coberta por fuligem. Ninguém se feriu. 

Ao Bahia Notícias, o titular da Vara da Fazenda de Ilhéus, Alex Miranda, informou que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) já determinou que o atendimento aos advogados seja feito da forma on-line até quando a situação for restabelecida.

Nesta segunda-feira (17), porém, o atendimento não irá ocorrer devido aos trabalhos que ocorrem no local.  Segundo o magistrado, as oscilações e quedas de energia têm sido frequentes no espaço, o que pode ter causado um curto-circuito e posterior incêndio. 

Antes do ocorrido, servidores já reclamavam da estrutura do fórum, que é precária. Ele temem por novos acidentes no local. 

RK

AGENDA DE CAMPANHA DE TARCÍSIO DE FREITAS É INTERROMPIDA POR TIROTEIO EM SÃO PAULO

Agenda de campanha de Tarcísio de Freitas é interrompida por tiroteio em São Paulo

A agenda de campanha do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de São Paulo, foi paralisada, na manhã desta segunda-feira (17), após um tiroteio na comunidade Paraisópolis, na Zona Sul da capital paulista.

Tarcísio participava da Inauguração do Primeiro Polo Universitário de Paraisópolis quando o tiroteio começou, obrigando os presentes a se abaixarem. Nenhum integrante da equipe de campanha foi baleado.

De acordo com o ex-ministro, em publicação no Twitter, a situação foi controlada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e um suposto bandido teria sido baleado na ação. Não há informações quanto ao estado de saúde do ferido.

Imagem de Amostra do You Tube

RK

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia