Os EUA abateram neste domingo (12) o terceiro objeto voador não identificado em três dias. Desta vez, o artefato sobrevoava o Lago Huron, na fronteira com o Canadá. O item, que segundo uma autoridade americana tinha uma estrutura octogonal, foi visto pela primeira vez no estado de Montana, no sábado.

O episódio faz parte de uma saga que começou no início do mês, quando um balão chinês foi visto no céu de Billings, em Montana, onde há uma base militar com silos de mísseis balísticos intercontinentais.

Washington sustenta que o balão foi enviado pela China para espionagem. Já Pequim diz que se tratava de um instrumento de monitoramento para fins meteorológicos. Agora, o Pentágono afirma que o artefato derrubado neste domingo passou por locais militares e tinha potenciais capacidades de monitoramento.

A tensão levou EUA e Canadá a entrarem em alerta máximo para invasões aéreas. Em 24 horas, as autoridades americanas fecharam duas vezes o espaço aéreo, e os canadenses tomaram a mesma medida neste domingo em Ontário, perto da fronteira. Na sexta (10), um segundo objeto de alta altitude que sobrevoava o território americano já havia sido derrubado. O item, que passava pelo estado do Alasca, segundo Washington, foi detectado na quinta e voava a 12 km de altitude, trazendo riscos à aviação civil.

RK