sebrae
banner-130
engen22
mineraz
janeiro 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: 11/jan/2024 . 17:42

ACIDENTE ENTRE CAMINHÃO E CARRO DEIXA QUATRO MORTOS NA BAHIA

Uma batida entre um caminhão carregado de sucatas e um carro na BR-116, entre as cidades de Poções e Planalto, no sudoeste da Bahia, resultou na morte de quatro pessoas. O acidente, que deixou os veículos destruídos, aconteceu na manhã de quinta-feira (10).

A Polícia Rodoviária Federal não informou em qual veículo as vítimas estavam, as identidades ou o grau de parentesco entre elas.

Segundo a ViaBahia, concessionária que administra o trecho da rodovia, a estrada foi interdita e causou um engarrafamento de mais de seis quilômetros no sentido sul e sete quilômetros no sentido norte.

VEREADOR TARUGÃO PROTOCOLA NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE ITAPETINGA QUEIXA CONTRA COELBA

Após retorno do recesso do Ministério Público, o vereador Eliomar Barreira (Tarugão), ingressou na manhã da segunda-feira, 8/01, denúncia contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Neoenergia Coelba, pela falta de ponto fixo de unidade de atendimento ao público em Itapetinga.

Tarugão pede providencias em razão da falta de uma Loja da Coelba em nosso município para atender aas demandas da comunidade gerando série de transtornos. “Considero que o município de Itapetinga não possui um ponto fixo da Coelba para atender as demandas da nossa comunidade, o que tem gerado transtornos aos munícipes ao tentarem resolver suas demandas cotidianas, como religações, ligações de energia, segunda via de faturas e etc.”.

O vereador afirmou ainda na representação ao Ministério Público que há cerca de 10 anos o município de Itapetinga possuía uma Loja e que a mesma foi fechada sem qualquer motivo que o justifique tendo em vista a clara necessidade dos munícipes. O parlamentar alertou que vários municípios baianos possuem pontos fixos da Coelba, o que facilita sobremaneira a vida dos seus munícipes.

Na conclusão da denúncia ao Ministério Público, o vereador Tarugão declarou ser inaceitável que o município de Itapetinga, que possui aproximadamente 66 mil habitantes e que atende ainda as demandas de toda a região, não possua uma loja da Coelba, o que vem gerando sérios transtornos à comunidade.

A Promotora de Justiça que ira analisar a denúncia do vereador Tarugão será a Dra. Maria Imaculada Jued Moysés Paloschi, responsável pelas áreas, entre elas, a do consumidor do Ministério Público de Itapetinga.

SENADORES QUEREM DISCUTIR NA VOLTA DO RECESSO O FIM DAS ‘SAIDINHAS’ DE PRESOS; PROJETO TRAMITA DESDE 2011

Senadores prometem retomar e priorizar, na volta do recesso parlamentar, o debate sobre o fim das saídas temporárias de detentos. A discussão do tema das “saidinhas” foi intensificada após o assassinato do sargento da Polícia Militar de Minas Gerais Roger Dias por um presidiário que descumpria o prazo do benefício.  No Senado, a oposição encabeça as articulações e pretende avançar com o projeto que tramita no Legislativo há mais de uma década. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já sinalizou que os parlamentares promoverão mudanças focando o sistema prisional.

O objetivo da oposição é aproveitar a repercussão do tema para acelerar a tramitação no Congresso. O principal caminho é por meio da aprovação de um projeto de lei de 2011 aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2022. No entanto, a proposta está parada na Comissão de Segurança Pública do Senado desde março de 2023, aguardando votação.

RK

INFLAÇÃO FECHA 2023 EM 4,62%, ABAIXO DO TETO DA META ESTABELECIDO PELO BANCO CENTRAL

inflação no Brasil encerrou 2023 em 4,62%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O valor é 0,13 pontos percentuais abaixo do teto da meta, que era de 4,75%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A meta entre 1,75% e 4,75% foi estabelecida pelo Relatório Focus do Banco Central, em dezembro passado. Ao longo de 2023, não foram observadas oscilações constantes no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Em nenhum dos meses o índice chegou a 1%. Apenas no mês de junho foi apresentado deflação (-0,08%).

RK

NOVOS CASOS DE HANSENÍASE AUMENTARAM 5% DE JANEIRO A NOVEMBRO DE 2023

Entre janeiro e novembro de 2023, o Brasil diagnosticou ao menos 19.219 novos casos de hanseníase. Mesmo que preliminar, o resultado já é 5% superior ao total de notificações registradas no mesmo período de 2022.

Segundo as informações do Painel de Monitoramento de Indicadores da Hanseníase, do Ministério da Saúde, o estado de Mato Grosso segue liderando o ranking das unidades federativas com maiores taxas de detecção da doença.

Até o fim de novembro, o total de 3.927 novos casos no estado já superava em 76% as 2.229 ocorrências do mesmo período de 2022. Em seguida vem o Maranhão, com 2.028 notificações, resultado quase 8% inferior aos 2.196 registros anteriores.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso informou que nos últimos anos os diagnósticos da doença vêm aumentando gradualmente, resultado de uma “política ativa de detecção” que, entre outras medidas, inclui a “capacitação dos profissionais da saúde”.

A exemplo do Mato Grosso, outras unidades federativas seguem abastecendo o cadastro nacional com informações anteriores a novembro, o que significa que o percentual de 5% tende a aumentar ainda mais.

A pasta também atualizou os dados estaduais. Somados os diagnósticos de dezembro e outros ainda não reportados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o total de novos casos notificados em 2023 já chega a 4.212.

“Para nós, o aumento [dos diagnósticos] nacional do último ano não é novidade, pois há uma grande subnotificação de casos no país”, disse o coordenador Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Faustino Pinto, explicando que, paradoxalmente, o aumento de diagnósticos é, em um primeiro momento, algo positivo.

RK

ELEITOR TEM MENOS DE QUATRO MESES PARA REGULARIZAR TÍTULO PARA VOTAR EM OUTUBRO

Faltam menos de quatro meses para o eleitor regularizar o título ou solicitar a primeira via do documento. O cadastro eleitoral estará fechado para novas inscrições após o dia 8 de maio. O cumprimento do prazo vale para pessoas com idade a partir de 16 anos e o eleitor em situação irregular por ter deixado de votar e não justificar ausência por três eleições consecutivas.

O prazo vale também para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de domicílio eleitoral. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos maiores de 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, às pessoas analfabetas e aos maiores de 70 anos.

Em 2024, eleição será para escolha dos ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno acontecerá no dia 6 de outubro. Já o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro, onde for necessário, para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia