sebrae
banner-130
engen22
mineraz
janeiro 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: 21/jan/2024 . 22:54

PRIMEIRAS DOSES DE VACINA CONTRA A DENGUE CHEGAM AO BRASIL

As primeiras doses da vacina contra a dengue, a Qdenga, chegaram ao Brasil neste sábado, conforme anunciou o Ministério da Saúde. Uma remessa de 750 mil unidades do imunizante desembarcou no país.

O lote faz parte do total de 1,32 milhão de doses da vacina fornecidas, sem cobrança, pela farmacêutica japonesa Takeda ao Ministério da Saúde. Uma segunda remessa, com 570 mil imunizantes, têm previsão de ser entregue em fevereiro.

O imunizante vai ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano, com previsão de aplicações em fevereiro. A lista dos municípios que receberão as doses e a estratégia de vacinação para cada um serão informadas pelo Ministério da Saúde nos próximos dias.

As vacinas ainda precisam passar pelo processo de liberação da alfândega e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, em seguida, serão enviadas para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Além desses dois lotes, o Ministério da Saúde comprou o quantitativo total disponibilizado pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. Os imunizantes devem ser entregues ao longo do ano até novembro.

A farmacêutica japonesa comunicou que a capacidade de fornecimento de doses ainda é limitada, por isso, não pôde disponibilizar os imunizantes em larga escala inicialmente.

Segundo o Ministério da Saúde, por causa da capacidade de fabricação da empresa, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas neste ano no Brasil, pois o imunizante depende de duas doses, com intervalo mínimo de três meses entre elas, para ter eficácia.

O público-alvo da primeira etapa de atendimento serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, após a de pessoas idosas. A liberação para esse segundo grupo, porém, ainda depende da Anvisa.

RK

BEBÊ PREMATURO MORRE EM HOSPITAL E CORPO É ENCONTRADO EM ATERRO SANITÁRIO NA BAHIA

Um bebê prematuro foi jogado no lixo após morrer em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. O recém-nascido era prematuro e nasceu com dificuldades respiratórias, segundo a prefeitura da cidade.

O caso aconteceu na sexta-feira (19), na Casa de Parto do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade, e a prefeitura de Santo Amaro se manifestou sobre o caso neste domingo (21). Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura informou que a gestante deu entrada na unidade de saúde em avançado trabalho de parto prematuro, com, 29 semanas de gestação.

O bebê nasceu de parto normal, com 1,2kg e com dificuldades respiratórias. “A Secretaria de Saúde, por meio do hospital, seu corpo técnico e administrativo, não poupou esforços para salvaguardar a vida do RN, contanndo, inclusive, com o apoio de uma ambulância avançada do Samu-192 Metropolitano e do Graer – Grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia – para garantir a remoção em tempo ágil e oportuno para maternidade de alto risco, tudo acompanhado e cientificado à genitora”, diz a nota da prefeitura.

Após cerca de cinco horas para tentar estabilizar e ressuscitar, o recém-nascido morreu. Segundo a prefeitura, o serviço funerário foi acionado, mas “houve um lamentável equívoco, resultando no descarte acidental do corpo”. O corpo do bebê só foi encontrando no aterro sanitário de São Francisco do Conde, segundo a Polícia Civil.

A prefeitura informou que uma força tarefa foi montada para encontrar o corpo do bebê. Os profissionais envolvidos na situação foram afastados temporariamente e uma sindicância foi instaurada para apurar as responsabilidades.

Segundo a Polícia Civil, a 1ª Delegacia Territorial (DT/ Santo Amaro) expediu as guias para remoção e exame pericial, após a localização do corpo de um bebê, encontrado no aterro. “A mãe da criança foi ouvida e outras oitivas serão realizadas para apurar as circunstâncias do fato”, diz nota da polícia.

SOB ALEGAÇÃO DE DIFERENÇAS FISIOLÓGICAS, EXÉRCITO ORIENTA GOVERNO A VETAR AMPLIAÇÃO DE FUNÇÕES DE MULHERES NAS FORÇAS ARMADAS

O Supremo Tribunal Federal está analisando uma ação que tenta permitir que mulheres tenham acesso a todas as carreiras militares. As Forças Armadas, no entanto, orientaram o governo federal a se posicionar contra a possibilidade de incluir mulheres em funções relacionadas ao combate.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a apuração do veículo, a justificativa é que a inclusão de mulheres em determinadas funções poderia comprometer o desempenho militar em situações de combate, por causa da “fisiologia feminina”.

O argumento é apontado em um documento do Exército entregue à Advocacia-Geral da União (AGU) e assinado pelo coronel Sandro Ernesto Gomes, chefe da assessoria jurídica do gabinete do comandante da Força, general Tomás Paiva. “É necessário reconhecer que a fisiologia feminina, refletida na execução de tarefas específicas na zona de combate, pode comprometer o desempenho militar em operações de combate, dependendo do ambiente operacional”, escreveu o coronel.

A AGU acolheu os argumentos apresentados pelo Exército e se manifestou, junto ao STF, contra a imediata ampla concorrência para a carreira militar. O discurso de que as mulheres poderiam representar enfraquecimento em combates, no entanto, foi modulado, para evitar que o STF acabasse seguindo o mesmo entendimento de um ação contra a PM do Distrito Federal, que determinou a derrubada de um edital que dedicava apenas 10% das vagas da corporação para mulheres.

A discussão é fruto de uma das três ações da subprocuradora Elizeta Ramos, que contestou as leis que permitem reserva de vagas ou proibição de acesso de mulheres a determinadas funções tanto no Exército quanto na Marinha e Aeronáutica.

“Não há fundamento razoável e constitucional apto a justificar a restrição da participação feminina em corporações militares. Se o legislador e a corporação consideram que as mulheres são aptas a exercer os referidos cargos, como admitem por intermédio da própria norma impugnada, não é plausível estabelecer limites ou restrições ao exercício desse direito fundamental, sob pena da configuração de manifesto tratamento discriminatório”, disse Elizeta nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade, entregues ao Supremo em outubro, quando ela ocupou, de forma interina, a chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

RK

BRASIL REGISTRA MAIOR TREMOR DE TERRA DA HISTÓRIA NA REGIÃO NORTE

O maior tremor de terra na história do Brasil foi registrado no último sábado (20), na região Norte. O abalo marcou 6,6 graus na Escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O tremor aconteceu às 18h31 no horário de Brasília (ou 16h31 no horário local). Apesar do Serviço Geológico dos Estados Unidos apontar que o terremoto tenha ocorrido na região de Tarauacá, no Acre, as coordenadas exatas do local indicam uma área isolada em Ipixuna, no estado do Amazonas.

Ainda não há registro de danos em nenhum dos locais. O terremoto no final do ano passado na China, por exemplo, alcançou uma magnitude menor, de 6,2 e deixou mais de 130 pessoas mortas. A explicação para isso é a profundidade do abalo brasileiro, que teria acontecido a 614,5 km do nível do mar, o que fez com que a energia se dissipasse sem ser sentida pela população.

Em 2022, Tarauacá já tinha registrado o segundo maior tremor do Brasil, com 6,5 graus. No episódio, também não houve vítimas e nem danos materiais. A região fica próxima da Cordilheira dos Andes, que é uma das zonas com maior atividade sísmica do planeta. Por isso, só nos últimos 45 anos, o Serviço Geológico dos Estados Unidos já registrou 96 abalos sísmicos em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá.

Até então, o maior tremor no país havia sido registrado em 1995, na região da Serra do Tombador, em Mato Grosso, com 6,2 graus na Escala Richter.

RK

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia