Em Itapetinga cidade localizada a 600 km de Salvador, a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) tem feito vista grossa para alguns problemas, que vem acontecendo no município.

 

Donos de oficinas e borracharias tem questionado, que a energia não tá tendo potência para suportar o uso de algumas máquinas, como compressores de ar e outras máquinas. Segundo eles a energia oscila muito e as máquinas param de funcionar.

Também dois postes de energia elétrica, tem tirado o sono da comunidade, pois oferece perigo de morte e a qualquer momento, pode acontecer o pior.

Um poste de energia elétrica, localizado na av. Flamengo próximo da passarela, está sustentado apenas pelos ferros, os quais estão expostos ao sol, chuva e sereno. O poste foi danificado, meses atrás, quando um motociclista que trafegava com uma moto na avenida sentido bairro Primavera, perdeu o controle e colidiu com o mesmo.

O outro poste fica na av. Itabuna em frente ao Detran (Departamento Estadual de Transito), o mesmo foi danificado depois de uma mega perseguição das policias civil e militar, onde os elementos roubaram o carro de um jornalista de Itabuna, fizeram vários assalto a estabelecimentos e na fuga, os bandidos perderam o controle do veículo Eco Esport e acabaram se chocando com o poste, com muita violência.

O Poste ficou muito danificado e para piorar a situação, ainda existe um grande transformador instalado nele. O transformador fica na parte superior e como a parte inferior (base do Poste) está muito danificada, a qualquer momento ele pode desabar e machucar pessoas, podendo causar ainda descargas elétricas.

Em 2010 infelizmente, aconteceu um acidente de grande gravidade onde duas crianças perderam suas vidas e outra teve a perna amputada.

Breno Bomfim Seles e Bruno Bomfim Seles, 1 ano e 7 meses, gêmeos, nascidos no dia 31/12/2008 por volta dás 13:20 h. do sábado (24) se encontravam brincando com dois velotróis no passeio em frente a sua residência na Rua José Renato Muniz, nº 08, Vila Isabel (rua ao lado da Valedourado), repentinamente o fio de alta tensão da rua se partiu, caindo sobre as crianças. Com o choque elétrico um dos gêmeos morreu na hora, tendo inclusive um dos braços amputados, o outro ainda foi conduzido para o Hospital Cristo Redentor com vida, porém ele não resistiu e morreu nas proximidades.

No momento da do acidente a genitora das crianças, Rosineide Bomfim Santos ainda tentou socorre-las, mas ao segurar em uma das crianças, levou uma descarga elétrica e foi arremessada ao chão e acabou desmaiando. A irmã das crianças, Roseane Santos de Queiroz de 12 anos, tentou socorrer os irmãos e também levou uma descarga elétrica e teve a perna esquerda amputada.

Será que seremos omissos até quando?

O Blog e o Vereador Tarugão já protocolaram oficios e fotos na Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), no sentido de fazer a troca dos postes o mais rápido possível.

Leandro Almeida, que é coordenador de manutenção da Coelba, se comprometeu em fazer o serviço o mais rápido possível. Ainda segundo Leandro o serviço deve ser feito ainda essa semana, ele ficou muito preocupado com a situação.

O prazo será de no máximo 15 dias contados do recebido, caso não seja feita a troca neste prazo, entraremos com uma representação no MP ( Ministério Público) no sentido de que as providências sejam tomadas e que a população tenha sua segurança garantida.

Por Eliomar Barreira