:: ‘Notícias’
Fazendeiro é multado em R$ 1 Milhão por deixar gado morrer de fome em meio à seca no Pantanal de MS

Um proprietário rural de Rio Negro (MS), foi multado em mais de R$ 1 milhão por maus-tratos a gado. Ele deixou os animais passarem fome e sede em meio à seca que atinge a região. O flagrante foi feito pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na tarde de sábado (12), durante a Operação Padroeira.
Os militares foram até a propriedade localizada a 30 km da cidade para fazer fiscalizações de rotina e constataram condições inadequadas para a criação dos bovinos.
No primeiro dia de fiscalização, os policiais vistoriaram cerca de 300 hectares de pastagem e encontraram a área degradada e incapaz de sustentar os animais. Vários bovinos estavam em estado de extrema magreza, com seis carcaças e duas vacas incapazes de se levantar.
Em um dos mangueiros, não havia água, o bebedouro estava danificado e os cochos estavam vazios. No segundo mangueiro, havia apenas água e sal boiadeiro, mas sem qualquer alimentação suplementar.
O capataz da fazenda informou que 24 bezerros recém-nascidos estavam sendo alimentados por sua filha e esposa devido à morte de algumas vacas. Ele relatou que o estoque de feno havia acabado e que uma nova remessa estava sendo aguardada.
No segundo dia, os policiais conversaram com o filho do proprietário, que mencionou dificuldades para adquirir feno devido à seca, que aumentou a demanda pelo produto.
Ele também destacou que o capataz era o único funcionário cuidando de aproximadamente 2.027 cabeças de gado. Durante a vistoria em outras áreas, foram encontradas mais nove carcaças e diversos animais em estado avançado de magreza e desnutrição.
A Polícia Militar Ambiental aplicou uma multa administrativa de R$ 1.013.500,00. Os bovinos foram apreendidos, mas permaneceram sob a
responsabilidade do proprietário, que foi notificado a fornecer alimentação e cuidados veterinários adequados.
Toda a documentação foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Rio Negro e ao Ministério Público Estadual. O proprietário não foi localizado.
Este é o segundo caso de maus-tratos a gado registrado pela Polícia Militar Ambiental na região do Pantanal. A PMA reforça que é responsabilidade do proprietário garantir alimentação e oferta de água adequadas aos animais, especialmente em períodos de seca, sob pena de ser responsabilizado por maus-tratos.
RK
Ministro revela que decidirá sobre horário de verão na terça
O Ministério de Minas e Energia decidirá na terça-feira (15) sobre a adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira antecipou o fim de suas férias para discutir a questão, considerando o risco energético como fator determinante.
Se houver risco, o horário de verão será implementado; caso contrário, a decisão será baseada em um equilíbrio entre economia de energia e impactos em outros setores. A urgência da decisão é para garantir tempo suficiente para preparação dos setores envolvidos, com a janela ideal sendo em novembro.
Prefeitura do sul da Bahia abre concurso público com 51 vagas, confira!
A Prefeitura de Itapé, localizada no sul da Bahia, anunciou a reabertura das inscrições para um concurso público que oferece um total de 51 vagas nas áreas de saúde e educação. Os interessados têm até o dia 17 de outubro para se inscrever.
Vagas e Salários
As oportunidades estão disponíveis para cargos que exigem ensino médio e superior, com salários atrativos:
Cargos com Exigência de Ensino Médio
-
Assistente Administrativo
-
Agente Administrativo
-
Fiscal de Tributos
-
Técnico de Enfermagem
Os salários para essas funções variam de R$ 1.412,00 a R$ 1.800,00 para uma carga de 40 horas semanais. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.
Cargos de Nível Superior
Para os cargos que requerem nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 110,00, com salários que podem chegar a R$ 2.500,00. Os cargos disponíveis incluem:
-
Assistente Social
-
Enfermeiro
-
Farmacêutico
-
Médico Veterinário
-
Fonoaudiólogo
-
Odontólogo
-
Professores de diversas disciplinas
















Uma linhagem do vírus Sars-CoV-2 que vem se espalhando pelo mundo foi detectada no Brasil. A linhagem, chamada de XEC, que pertence à variante Omicron, foi identificada no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santa Catarina. O primeiro achado foi realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras referentes a dois pacientes residentes na capital fluminense, diagnosticados com covid-19 em setembro. A identificação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC, que atua como referência para Sars-CoV-2 junto ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Radialista e Comunicador Eliomar Barreira “O Tarugão” estará de volta ao Rádio Itapetinguense nesta segunda (14).
Hoje é um dia especial para você, hoje você comemora mais um ano de vida, mais um ano de existência e de experiências. Hoje, as luzes do céu e as bênçãos do Senhor recaem sobre você. É dia de reafirmar a sua missão, a sua fé e o seu compromisso com a vida e com o bem.
Você é especial aos olhos de Deus e aos olhos de todos aqueles que lhe amam. Que Deus derrame o seu amor sobre você.
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.











A primeira filha da cantora Iza e Yuri Lima nasceu na manhã deste domingo (13), no Rio de Janeiro. Nala chegou ao mundo por volta das 7h52 da manhã, no Hospital Perinatal da Glória.
Um galho de árvore que, ao ser mastigado e esfregado nos dentes, tem o poder de mudar sua coloração e esbranquiçar. Considerado uma escova natural em muitas propagandas, o item se tornou febre no TikTok nos últimos dias, onde internautas compartilharam sua experiência com o pequeno graveto.
Faleceu na manhã deste domingo (13), por volta das 08h, aos 90 anos, a senhora Maria Ferreira Santos.





