:: ‘Notícias’
IPVA 2026: GOVERNO SANCIONA LEI E ZERA IMPOSTO PARA GRUPO INÉDITO
O IPVA 2026 terá uma importante mudança na política tributária neste ano em São Paulo após a sanção de uma nova lei pelo governador Tarcísio de Freitas. A nova norma isenta do pagamento do imposto as motocicletas, motonetas e ciclomotores com até 180 cilindradas registrados em nome de pessoas físicas no estado.
A regra passa a valer já no calendário de 2026 e, segundo o governo estadual, tem como objetivo reduzir custos para quem utiliza motos de baixa cilindrada, em muitos casos como instrumento de trabalho ou principal meio de locomoção.
Estimativas oficiais indicam que cerca de 4,3 milhões de veículos se enquadram na faixa contemplada — o que corresponde a aproximadamente 76,3% da frota total de motocicletas do estado. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa antes de seguir para sanção.
RK
BRASIL QUER SE MANIFESTAR EM REUNIÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU SOBRE AÇÃO DOS EUA NA VENEZUELA
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende se manifestar na reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas que discutirá a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro.
O encontro foi solicitado pelas delegações da Venezuela e da Colômbia na ONU e deve ocorrer na segunda-feira (5). A convocação da reunião contou com o apoio de China e Rússia.
A Colômbia, governada por Gustavo Petro, crítico da ação militar americana, é membro não permanente do Conselho de Segurança. O Brasil, por sua vez, não ocupa atualmente um assento no órgão, mas as regras da ONU permitem que países não membros se manifestem em reuniões, desde que façam solicitação formal à presidência do Conselho, atualmente exercida pela Somália.
A participação brasileira depende ainda de uma decisão prévia sobre o formato do encontro, que pode ser aberto ou fechado a países que não integram o colegiado. Caso seja autorizado, o Brasil poderá apresentar seus argumentos após as falas dos 15 integrantes do Conselho, sem direito a voto em eventual deliberação.
No sábado (3), na maior intervenção dos Estados Unidos na América Latina em décadas, forças americanas atacaram a Venezuela, bombardearam Caracas e capturaram Maduro e sua esposa, Cilia Flores. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que ambos estão em um navio militar americano no Caribe, de onde seguirão para Nova York para serem julgados por narcoterrorismo e crimes relacionados ao tráfico de drogas.
Horas depois, Trump declarou que os Estados Unidos vão governar a Venezuela até que ocorra uma transição de poder. Segundo ele, o petróleo venezuelano “voltará a fluir” com petroleiras americanas à frente das operações e da infraestrutura do país.
O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco membros permanentes — Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia — e dez membros rotativos, com mandatos de dois anos. Além da Colômbia, integram atualmente o órgão Bahrein, República Democrática do Congo, Dinamarca, Grécia, Letônia, Libéria, Paquistão, Panamá e Somália.
O presidente Lula repudiou publicamente a ação dos Estados Unidos e afirmou que a operação ultrapassa uma linha “inaceitável”. Em publicação no X, o presidente brasileiro escreveu:
“Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo. A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões”.
RK
TRUMP DIZ QUE EUA VÃO GOVERNAR A VENEZUELA APÓS CAPTURA DE MADURO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos irão governar a Venezuela imediatamente após a captura do ditador Nicolás Maduro, neste sábado (3).
“Vamos governar o país até que possamos fazer uma transição segura, adequada e sensata”, disse ele durante uma coletiva de imprensa em seu clube Mar-a-Lago, na Flórida. “Não queremos que outra pessoa assuma o poder e que a situação se repita há muitos anos. Portanto, vamos governar o país.”
Trump não especificou quanto tempo prevê que essa transição de poder levará.
RK
NOTA DE FALECIMENTO: MORRE ITACOATIARA “IARA” MOREIRA MATOS A IRMÃ DE MOREIRÃO. ELA FALECEU NO HOSPITAL ROBERTO SANTOS EM SALVADOR.

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE ITACOATIARA “IARA” MOREIRA MATOS A IRMÃ DE MOREIRÃO.
ELA FALECEU NO HOSPITAL ROBERTO SANTOS EM SALVADOR.
Faleceu no fim da noite de sexta (2) por volta das 23h16, aos 54 anos, a jovem Itacoatiara Moreira Matos, a querida Iara.
Ela vinha enfrentando problemas de saúde, estava internada no Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira onde era bem acompanhada e na semana passada, foi transferida para o hospital Roberto Santos em Salvador/Capital.
Após lutar por alguns dias pela vida, ela não resistiu e nos deixou.
O CORPO DE ITACOATIARA “IARA” MOREIRA ESTÁ SENDO VELADO NA IGREJA PROMESSA DE DEUS NA AVENIDA TANCREDO NEVES SN, NA NOVA, DE ONDE SAIRÁ O CORTEJO FÚNEBRE POR VOLTA DAS 17H30 DESTE SÁBADO (3), EM DIREÇÃO AO CEMITÉRIO PARQUE DA ETERNIDADE.(instagram@tarugaobarreira)
Descanse em Paz, Iara!
RK
SUPERCOPA ENTRE FLAMENGO E CORINTHIANS SERÁ NO MANÉ GARRINCHA E TEM DATA DEFINIDA
A Supercopa do Brasil será no dia 1º de fevereiro no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A CBF bateu o martelo nesta quarta-feira para o confronto entre Flamengo e Corinthians, os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, respectivamente.
A entidade tinha diversas possibilidades em análise e cogitou fazer a partida no Nordeste. Pesou contra o estado dos gramados.
A CBF chegou a pensar em realizar o duelo no Rio de Janeiro ou em São Paulo, mas no fim a escolha foi por Brasília. O estádio terá divisão 50/50 de torcida. A partida inicialmente estava prevista para 24 de janeiro, abrindo a temporada.
Esta será a quarta Supercopa em Brasília, todas com a presença do Flamengo. As outras foram em 2020 contra o Athletico e em 2021 e 2023 diante do Palmeiras. As decisões fora da capital aconteceram em 2022 em Cuiabá (Flamengo x Atlético-MG), 2024 em Belo Horizonte (São Paulo x Palmeiras) e 2025 em Belém (Flamengo x Botafogo).
Veja todos os campeões da Supercopa1990: Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 1989, venceu o Vasco, campeão do Brasileiro de 1989, por 2 a 0.
1991: Corinthians, campeão do Brasileiro de 1990, venceu o Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 1990, por 1 a 0.
2020: Flamengo, campeão Brasileiro de 2019, venceu o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil de 2019, por 3 a 0.
2021: Flamengo, campeão Brasileiro de 2020,- venceu o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil de 2020, nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.
2022: Atlético-MG, campeão Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, venceu o Flamengo, vice-campeão do Brasileiro de 2021, nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.
2023: Palmeiras, campeão do Brasileiro de 2022, venceu o Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 2022, por 4 a 3 .
2025: Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 2024, venceu o Botafogo, campeão do Brasileirão de 2024. Em Belém, com muita chuva, o Rubro-Negro foi superior e ganhou por 3 a 1.
RK
ITAPETINGA: NOTA DE FALECIMENTO, MORRE SELMA CARVALHO
Nota de Falecimento: Morreu Selma Carvalho, aos 43 anos, esposa Eliseu Silva irmão do verador e Presidente da Câmara Municipal de Itapetinga Neto Ferraz.
Selma vinha combatendo com um câncer de mama, porém nesta madrugada de quarta-feira ( 31 )nos deixou. Selma deixa o esposo Eliseu Silva e a filha Maria Valentina .
O velório ocorreu no Cerimonial Pax Perfeição e o sepultamento no Cemitério Parque da Eternidade no bairro Nova Itapetinga.
” Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia…”
ITAPETINGA: NA FILA! RADIALISTA FAZ APELO POR REGULAÇÃO DE IRMÃ COM CÂNCER






























