sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ‘Notícias’

TRUMP DIZ QUE ACORDO DE PAZ ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA PODE SAIR ‘EM DUAS SEMANAS’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 28, que Ucrânia e Rússia estão a cerca de 95% de um entendimento para encerrar a guerra e disse acreditar que um acordo de paz possa ser alcançado “em duas semanas”. Em pronunciamento realizado após um encontro com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, na Flórida, Trump afirmou ainda que a Rússia se comprometeu a participar da reconstrução da Ucrânia em um cenário de pós-guerra, sem detalhar os termos ou como esse compromisso seria formalizado.

“Estamos muito perto, ninguém pensou que fosse possível”, disse. Segundo o presidente americano, restam apenas uma ou duas “questões espinhosas” a serem resolvidas antes de um entendimento final.

RK

NÃO PAGOU PEDÁGIO: CV MATOU COMERCIANTE PERTO DE ONDE TÉCNICOS DA CLARO FORAM SEQUESTRADOS

O local onde técnicos da operadora Claro foram sequestrados por traficantes, no bairro de Luís Anselmo, em Salvador, fica próximo da área onde, há dois anos, a mesma facção criminosa executou o revendedor de gás Gerson Leopoldino, de 69 anos, no bairro de Cosme de Farias. A vítima foi morta após se recusar a pagar R$ 7 mil de “pedágio” exigidos pelo Comando Vermelho (CV). Gerson foi assassinado com vários tiros, na frente de familiares, como forma de intimidar outros comerciantes da região.

Os dois bairros vivem sob o domínio do CV. Neste sábado (27), os técnicos trabalhavam em uma escadaria que liga a Rua Luís Anselmo à Baixa do Tubo, localidade onde Gerson foi morto no dia 28 de setembro de 2023.

Segundo as investigações, o comerciante foi executado após um homem, a bordo de um carro prata, descer do veículo e efetuar diversos disparos contra ele, na Rua Edson Saldanha, principal via da Baixa do Tubo. À época, ao menos 15 pessoas foram assassinadas pelo CV na localidade.

Após o homicídio, moradores relataram reforço nas rondas policiais, mas afirmam que, com o passar do tempo, traficantes retomaram a prática de extorsão. De acordo com os relatos, comerciantes passaram a ser obrigados a pagar valores semanais, a partir de R$ 100, para manter seus estabelecimentos funcionando, incluindo farmácias, lojas de material de construção, padarias, lanchonetes, salões de beleza e outros pontos comerciais.

RK

BOLSONARO SEGUE INTERNADO EM BRASÍLIA E PASSARÁ POR NOVO PROCEDIMENTO PARA CONTER SOLUÇOS

O ex-presidente Jair Bolsonaro continua internado no Hospital DF Star, em Brasília, em cuidados pós-operatórios após cirurgia de herniorrafia inguinal bilateral por via convencional. De acordo com oboletim médico divulgado neste domingo, Bolsonaro apresentou nova crise de soluços na noite anterior, além de aumento da pressão arterial.

“Na noite passada, apresentou nova crise de soluços, apesar do procedimento realizado, além de elevação da pressão arterial. No momento, encontra-se estável e sem soluços”, informou a equipe médica.

Está programada para esta segunda-feira a complementação do tratamento, com a realização do bloqueio anestésico do nervo frênico esquerdo, etapa considerada necessária para posterior avaliação dos efeitos do procedimento. O bloqueio faz parte da estratégia adotada para conter episódios persistentes de soluços.

Bolsonaro já havia sido submetido ao bloqueio do nervo frênico direito na tarde de sábado, sem intercorrências. No entanto, voltou a apresentar episódios de soluço durante a madrugada, provocando dificuldade para dormir. Diante da

reincidência dos sintomas, manteve-se o plano de realizar a intervenção complementar no lado esquerdo.

O bloqueio do nervo frênico é indicado em casos específicos de soluços refratários, quando não há resposta adequada ao tratamento clínico com medicamentos. O nervo frênico é responsável por comandar os movimentos do diafragma, músculo essencial para a respiração. Ao reduzir temporariamente a condução dos impulsos nervosos, o procedimento busca interromper as contrações involuntárias que provocam o soluço.

Os procedimentos fazem parte do tratamento de complicações decorrentes das sequelas da facada sofrida por Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018, que resultaram em episódios recorrentes de soluços de difícil controle clínico.

Segundo a equipe médica, o ex-presidente seguirá em recuperação clínica com fisioterapia para reabilitação, medidas de prevenção de trombose venosa e monitoramento contínuo da dor. “O paciente deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos”, afirmaram os médicos.

A previsão é que Bolsonaro permaneça internado por ao menos mais 48 horas após o procedimento desta segunda-feira, para acompanhamento do pós-operatório e observação da evolução do quadro clínico.

Esta será a terceira vez que o ex-presidente vai ao centro cirúrgico desde a internação, na última quarta-feira. Antes do bloqueio do nervo frênico, ele passou pela correção da hérnia inguinal bilateral, cirurgia que durou cerca de três horas e meia e foi considerada bem-sucedida. Na sexta-feira, os médicos ajustaram a medicação para controlar as crises de soluço e tratar a doença do refluxo gastroesofágico.

A internação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após perícia da Polícia Federal indicar a necessidade da intervenção médica. Bolsonaro segue acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

RK

ATOR MÁRIO GOMES FAZ APELO POR DOAÇÕES: “FALTANDO O QUE COMER”

O ator Mário Gomes fez um forte apelo nas redes sociais neste domingo, 28. Passando por dificuldades financeiras, o artista revelou que está enfrentando problemas até para garantir a alimentação de sua família e decidiu abrir uma “vaquinha” virtual para arrecadar doações via Pix.

A crise financeira do ator se agravou drasticamente após um assalto no início deste mês. Sua casa, localizada na Barrinha, Rio de Janeiro, foi invadida por sete homens armados e encapuzados. Segundo o relato de Mário, ele precisou entregar R$ 50 mil em espécie aos criminosos para preservar a própria vida e a de seus familiares.

Durante o assalto, o ator foi imobilizado com abraçadeiras de plástico, conhecidas como “enforca-gato”, que deixaram marcas visíveis em seu tornozelo. Mário descreveu o momento como um “horror”, afirmando que a quantia entregue foi o que evitou uma tragédia maior.

Desde setembro do ano passado, Mário Gomes vive com a esposa e os dois filhos mais novos em um imóvel na Barrinha, que anteriormente funcionava como uma de suas confecções. A mudança ocorreu após a família deixar a mansão no Joá, onde residiram por 22 anos, em meio a processos judiciais de despejo.

Relutante em pedir auxílio, o ator afirmou que cedeu às sugestões dos seguidores diante da gravidade da situação atual. “Qualquer valor vai me ajudar muito. Está ficando muito difícil”, concluiu o artista, que é um dos nomes mais conhecidos da teledramaturgia brasileira.

RK

PREFEITO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTE NA BAHIA

O prefeito do município de Ituaçu, Phelipe Brito (PSD), se envolveu em um acidente que resultou na morte de um motociclista na madrugada deste domingo (28) na BA-026, no trecho entre Maracás e Contendas do Sincorá, no Sudoeste baiano.

De acordo com o 3º Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Jequié, o condutor da moto, João Batista Reis de Oliveira, 63 anos, morador da Fazenda Bom Jesus em Iramaia, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Brito se manifestou nas redes sociais sobre o ocorrido. O prefeito disse que o motociclista teria saído de uma estrada vicinal, em frente à própria residência, quando houve a batida. Ele afirmou que prestou socorro imediato, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar, além de permanecer no local. O corpo foi removido por equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié.

Após a colisão, o corpo de João Batista foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié por uma equipe da Polícia Técnica. A PRE registrou a ocorrência e informou que as causas do acidente estão sendo apuradas.

Brito foi pré-candidato à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Ele desistiu da candidatura no início do ano para apoiar, na ocasião, Wilson Cardoso (PSB), que é o atual presidente da entidade.

ITAPETINGA: MENSAGEM DE NATAL DO VEREADOR TARUGÃO

Neste Natal, renovamos a esperança que nos une como povo. Que a celebração do nascimento de Jesus inspire valores essenciais à vida pública: solidariedade, justiça, diálogo e respeito. Em um tempo que pede união acima das diferenças, que possamos transformar a empatia em ação, o compromisso em políticas que cuidem das pessoas, e a responsabilidade em decisões que construam um futuro mais digno para todos.

São os votos do vereador Tarugão

RK

CORINTHIANS VOLTA A SUPERAR O VASCO EM DECISÃO NO MARACANÃ E FATURA O TETRA DA COPA DO BRASIL

 Corinthians superou o peso de quase 70 mil torcedores apoiando o Vasco em peso no Maracanã neste domingo para vencer o segundo jogo da final da Copa do Brasil por 2 a 1 e faturar seu quarto troféu da competição. No jogo de ida, em Itaquera, as equipes haviam ficado em um empate sem gols.

Foi a terceira final da história entre os dois clubes no Rio, com a terceira vitória corintiana.

A primeira foi em 1930, ainda na era do amadorismo, quando os então dois campeões estaduais mediram forças para definir a principal força do futebo nacional da época. Após uma vitória por 4 a 2 no Parque São Jorge, em São Paulo, o Corinthians foi ao estádio de São Januário e venceu por 3 a 2, de virada.

A segunda final entre as duas equipes foi em 14 de janeiro de 2000, na decisão do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), também no Maracanã. Após um empate sem gols nos 120 minutos, o Corinthians venceu na disputa de pênaltis por 4 a 3, com Edmundo desperdiçando a última cobrança do lado cruz-maltino.

RK

PONTE SOBRE O RIO JEQUITINHONHA NA BR-101 É LIBERADA PARA VEÍCULOS

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou neste domingo, 21, a liberação do tráfego na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada na BR-101. A estrutura, que enfrentava problemas estruturais graves, estava totalmente interditada desde maio de 2025 e passou por um intenso processo de recuperação para garantir a segurança dos usuários.

A partir das 8h desta segunda-feira, 22, a ponte será aberta para a circulação de veículos de carga e passageiros, incluindo ônibus, caminhões, carrocerias e micro-ônibus. O limite de peso estabelecido para a travessia nesta fase é de 33 toneladas.

A BR-101 é uma das principais artérias logísticas do Brasil, fundamental tanto para o escoamento da produção agrícola e industrial quanto para o intenso fluxo turístico do litoral baiano. Com a proximidade das festas de fim de ano, a liberação deve aliviar o gargalo no transporte de cargas e facilitar o deslocamento de viajantes.

“Uma conquista importante para melhorar a mobilidade e o fluxo de transporte na região”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues em suas redes sociais.

Embora a estrutura atual tenha sido recuperada para permitir o tráfego imediato, uma solução definitiva já está em andamento. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Bahia, Roberto Alcântara, confirmou que as obras de fundação para uma nova ponte no local tiveram início em novembro.

Enquanto a nova construção avança, a ponte recuperada servirá como o principal acesso, restabelecendo a conectividade de um dos trechos mais vitais da rodovia federal no estado.

RK

ITAPETINGA: JÁ COMEÇOU A PROMOÇÃO DE NATAL NO ATACADÃO DAS FRALDAS!!

RK

BAIANO DENUNCIA TRABALHO NA GUERRA DA UCRÂNIA E FAZ ALERTA: “UM INFERNO”

Por meses, o baiano ‘Rafael’ – nome fictício -, de 38 anos, viveu o que descreve como “um inferno”. Em conversa exclusiva com o Portal A TARDE, já em solo brasileiro, o ex-combatente na guerra da Ucrânia contra a Rússia, disse ter aceitado um convite feito ainda no Brasil, motivado pelo sonho de seguir a carreira militar, por dificuldades financeiras e pela promessa de altos salários. No entanto, o que encontrou ao chegar lá foi um sistema marcado por desinformação, precariedade e risco extremo.

Rafael trabalhava no setor administrativo e enfrentava problemas financeiros quando foi abordado por um recrutador brasileiro que atua como intermediário de um batalhão ucraniano. A proposta parecia irrecusável. “Eu estava apertado. O recrutador me passou que o salário seria 45 mil mensal e 120 mil se fosse para missão no front [combate na linha e frente]”, lembrou.

Mas, o que ele não sabia ao aceitar a oferta era que os valores não eram em reais, tampouco em dólares, mas sim, em grívnias – a moeda oficial da Ucrânia. Ele só tomou conhecimento de que, na prática, a promessa financeira se mostrava muito menor do que parecia, ao assinar o contrato, que tinha validade de três anos. “Eles não falam que é grívnia”, afirmou.

Atualmente, uma grívnia equivale a cerca de R$ 0,13. Com isso, o salário mensal de 45 mil grívnias, valor prometido no batalhão em que Rafael atuou, equivale a aproximadamente R$ 6.065 mil. Em outros batalhões, segundo ele, o pagamento mensal cai para 25 mil grívnias, o que representa cerca de R$ 3.369 mil. “Tem batalhão que paga 25 mil grívnias. Tem batalhão que paga 45 mil grívnias. Eles não falam que é grívnia”, reforçou.

Além do salário mensal, havia a promessa de um pagamento extra por missão no front. “120 mil grívnias por missão, de 30 dias no front”, relatou. Convertido para a moeda brasileira, o valor corresponde a cerca de R$ 15,6 mil.

No entanto, segundo o ex-combatente, esse pagamento raramente é feito de forma integral, quando é feito. “Aqui [120 mil grívnias] é só por missão, que dura 30 dias no front. Se fosse tudo como combinado estaria até legal. Mas nada foi cumprido”, desabafou ele.

RK

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia