:: ‘Notícias’
ITAPETINGA: DE 08 A 13 DE ABRIL TEREMOS AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE
Apesar das ações da secretaria de saúde de Itapetinga no combate ao mosquito da Dengue, com a realização de mutirões de limpeza, Bloqueio Costal (uso do Fumacê) nos bairros com maior infestação, campanhas de conscientização e execução do Programa Saúde na Escola, ainda não foi suficiente, precisamos avançar ainda mais.
Por isso, a partir desta segunda-feira (08) até o dia 13 (sábado), teremos uma semana intensa de ações de combate e eliminação dos focos e criadouros do Aedes aegypti em todo o município com o apoio do Corpo de Bombeiros através de uma parceria com a SESAB via Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Tiro de Guerra 06-023, todas as secretarias e departamentos da prefeitura.
O objetivo da ação é visitar pelo menos mil (1000) imóveis por dia, orientando a população, eliminando os focos, retirando todo tipo de lixo, entulho de construção ou material de descarte, aplicando o Fumacê para matar o mosquito adulto enquanto as equipes lideradas por bombeiros militares em conjunto com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde atuam no foco.
Para o sucesso desse trabalho a secretaria de saúde precisa contar com a ajuda da população no sentido de colocar para fora todos os recipientes, lixo, se conscientizar que essa luta é de todos, como também mudança de atitude. Teremos mais de 150 pessoas envolvidas na ação, contaremos com toda frota da secretaria de Transportes, com participação do SAAE, secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Governo, Educação e outras.
Buscando resolver o problema dos quase 7 mil imóveis fechados, abandonados ou com ausência de proprietário, a secretária Rosânia Rabelo e a procuradoria do município estiveram reunidos com o promotor de justiça Gean Carlos Leão, na sede do Ministério Público, para pedir apoio do MP ou encontrar uma solução para o problema. O município foi orientado a mover uma ação na justiça pedindo uma intervenção nesse sentido.
O promotor de justiça Gean Carlos Leão foi muito receptivo e disse que está a disposição, bem como o Ministério Público. Ao final da reunião foi lavrado um termo e foi assinado pelos presentes (Secretária Rosânia Rabelo, Promotor de justiça Gean Carlos, , corpo técnico da SMS e representante da Procuradoria do Município).
“Mesmo trabalhando todos os dias no enfrentamento e combate à Dengue e outras arboviroses, não podemos baixar a guarda, pois entendemos que a Dengue mata, inclusive registramos um óbito de uma idosa que foi acometida, embora contasse com outras comorbidades, mas uma vida se foi. Se a população compreender e nos ajudar, venceremos essa guerra”, enfatizou Rosânia Rabelo.
Por: Sizínio Neto!
MULHER É MORTA A FACADAS E EX-COMPANHEIRO É SUSPEITO DO CRIME
Uma mulher de 35 anos foi morta a facadas na madrugada deste domingo (07), em Iuiu, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Eliete dos Santos Silva e, segundo a Polícia Civil da região, o ex-companheiro dela, Adão Lima da Silva, é suspeito do crime.
O crime ocorreu por volta das 1h30, na Travessa João Alexandre, no Centro da cidade. Agentes do 17º Batalhão de Polícia Militar foram acionados para a ocorrência e, no local, populares informaram que o suspeito fugiu em uma moto vermelha sem placa.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer a vítima, mas ela não resistiu e morreu no local. A Polícia Civil relatou que o homem já havia tentado matar Eliete, em 2019, quando foi preso e alegou que a motivação do crime seria uma traição.
Em 2021, Adão Lima foi condenado a 9 anos, 7 meses e 2 dias de prisão em regime fechado no Conjunto Penal de Brumado. No entanto, no dia 22 de março deste ano, o suspeito recebeu alvará de soltura para liberdade condicional.
BAHIA: INDÍGINA É MORTO A TIROS E FACADAS DENTRO DE ALDEIA
Um indígena foi morto a tiros e facadas Prado, no Extremo Sul, neste sábado (6). O crime aconteceu na aldeia Águas Belas, no distrito de Corumbau. A vítima foi identificada como Amarilson Conceição de Oliveira, de 35 anos. Segundo o G1, a suspeita é que os autores do crime invadiram a casa da vítima antes de matá-la.
Conforme a Polícia Militar (PM-BA), agentes da 88ª CIPM foram acionados, mas ao chegar no local, mas não encontraram nenhum suspeito.
Até o início da tarde deste domingo (7) não havia informações sobre identificação de suspeitos. A autoria e a motivação do crime devem ser investigadas pela delegacia da cidade.
PRAZO PARA REGULARIZAR TÍTULO PELA INTERNET TERMINA NESTA SEGUNDA (08)
Eleitores sem biometria cadastrada podem acessar os serviços eleitorais pela internet, chamados Título Net, somente até esta segunda-feira (8). Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para ser atendido e poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro.
Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com a biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet. É possível ver qual é a situação cadastral no site do TSE.
O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais.
Primeiro título
Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral.
A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos.
ITAPETINGA/FEIRA DE SANTANA: A JOVEM ATLETA AMANDA BARRETO CONQUISTA MEDALHA DE OURO NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUI-JITSU NA CATEGORIA ADULTO ATÉ 67 KG
A jovem atleta itapetinguense, Amanda Barreto de 17 anos, segue disputando campeonatos e conquistando títulos. Desta vez Amanda encarou o Brasileiro Jiu-Jitsu da FIJJD/CJJB em Feira de Santana-Ba, que começou no sábado (06) e termina neste domingo (07).
Amanda disputou o campeonato na Modalidade Faixa Azul Adulto até 67kg e conquistou o 1º lugar, sagrando-se Campeã Brasileira. Ela também disputou a Categoria Absoluto onde todos da mesma cor de faixa e pesos diferentes se enfrentam e conseguiu também o 3º lugar.
Amanda é aluna da Academia Guerreiro de Judá do sensei Jackson “Jacão”, ela vem representando bem o município de Itapetinga-BA.
Amanda é filha do empresário Luiz Barreto e Gleide de Paulo. Os pais são os maiores incentivadores. E Barreto encontra-se em Feria de Santana dando total apoio a Amanda.
Ela tá de Parabéns!
NOTA DE FALECIMENTO: MORRE SISÍNIO GALVÃO MARINHO, O PAI DO RENOMADO ENGENHEIRO SISÍNIO GALVÃO
Faleceu na manhã de sábado (06), no Hospital SAMUR em Vitória da Conquista, o senhor Sisínio Galvão Marinho, o pai do renomado Engenheiro Sisínio Galvão.
Sisínio já vinha enfretando problemas de saúde por causa da idade avançada, vinha sendo bem acompanhado por médicos e familiares, infelizmente ele não resistiu e nos deixou.
A história de Sisinio Galvão Pai se confunde a a história de Itapetinga, ele foi um dos pioneiros e contribuiu muito para o desenvolvimento da nossa cidade.
Sisínio era viúvo e deixa 06 filhos entre ele, Sisínio Galvão filho, 9 netos e 3 bisnetos. Ele era natural da Cidade de Ruy Barbosa, mas escolheu Itapetinga para viver, criar seus filhos e ver a família e a cidade crescer.
O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição, de onde sairá o cortejo fúnebre em direção ao Cemitério Central no Camacã.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.
Descanse em Paz, Sisínio!
SOBE PARA 28 O NÚMERO DE MORTES POR DENGUE NA BAHIA
O número de mortes causadas pela dengue na Bahia chegou a 28, de acordo com dados confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A morte, registrada na sexta-feira (5), ocorreu em Juazeiro, cidade que já soma três óbitos em decorrência da doença.
Os registros de mortes nos municípios baianos ocorreram em Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Piripá (3), Feira de Santana (2), Juazeiro (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1) e Santo Estevão (1).
Ainda de acordo com a Sesab, 275 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue, 56 estão em risco e 16 em alerta. Até o último dia 30 de março, a Bahia notificou 95.890 casos prováveis da doença, um aumento de 536,6% na incidência quando comparado ao mesmo período em 2023.
RK
O SAAE DE ITAPETINGA, ADQUIRIU E JÁ RECEBEU MAIS UMA CARRETA DE TUBOS!
Recebemos uma carreta de tubos com cerca de 1.200 m de tubos de bitolas variadas, foram 600 metros para rede de água e 600,00 metros para redes de esgoto, para darmos continuidade à implantação de redes de distribuição de água em vários bairros da sede do município e também dar continuidade à implantação de redes coletoras de esgoto.
Mesmo com uma das tarifas mais baratas do Brasil, estamos fazendo um esforço para levar saneamento, notadamente, para as comunidades mais carentes, concluiu o diretor do SAAE de Itapetinga o Eng. Airton Ferraz.

RK




















Faleceu na manhã de quinta (04) aos 81 anos, o senhor Aurindo Pereira Costa, morador antigo da rua Corinthians no Primavera, onde era muito conhecido e querido.





