A Justiça Federal concedeu liberdade ao homem e à mulher detidos em flagrante com 28 quilos de cocaína em um navio atracado no Porto de Ilhéus. Eles foram presos no sábado (30) e passaram por audiência de custódia nesta segunda-feira (1º).
A dupla seria um casal. A droga foi encontrada em fundos falsos de quatro malas, que foram inspecionadas com scanner e auxílio de um cão. O navio onde o casal estava partiu de Santos, no litoral de São Paulo, e passou pelo Rio de Janeiro antes de atracar no Porto de Ilhéus. A cocaína teria como destino a cidade de Barcelona, na Espanha.
Essa foi a segunda apreensão de droga no Porto de Ilhéus nos últimos 40 dias. No dia 22 de fevereiro, uma mulher foi presa com 44 quilos de cocaína. O entorpecente estava escondido no corpo da acusada e numa mala guardada em uma das cabines da embarcação. O navio também havia saído de Santos e passado pelo Rio de Janeiro. Dois dias depois, um homem que viajava com a mulher foi preso na capital fluminense.
Quatro novas mortes por dengue foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (2). Com isso, o número total de óbitos pela doença no estado subiu para 27.
A Sesab não divulgou informações sobre os últimos pacientes que não resistiram aos sintomas da doença, mas as mortes foram confirmadas nas cidades de Vitória da Conquista (2), Juazeiro (1) e Feira de Santana (1).
Até segunda-feira (1º), 275 municípios da Bahia estavam em estado de epidemia de dengue, enquanto outros 56 estavam em risco e 16 em alerta.
Ainda segundo a Sesab, a Bahia tem uma taxa de letalidade de 1,5, menor do que a média nacional. Além da dengue, o mosquito aedes aegypti também transmite outras duas arboviroses: zika e chikungunya.
Neste ano, foram registrados dois óbitos por chikungunya nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado. Cerca de 15 mil doses de vacinas contra dengue começaram a ser redistribuídas para 10 municípios baianos nesta terça-feira.
A decisão foi tomada com base na autorização do Ministério da Saúde para a redistribuição de vacinas com o prazo de validade até 30 de abril. O objetivo é que nenhuma dose seja perdida. Até esta terça-feira, o público que pode se vacinar gratuitamente na Bahia é composto pro crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.
O quebra-cabeça é usado para simbolizar o TEA, pois faz referência à complexidade do transtorno.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.
Sendo assim, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento.
O Transtorno do Espectro Autista(TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, que não apresenta cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. Apesar de não haver uma causa bem estabelecida, acredita-se que fatores ambientais e genéticos podem estar envolvidos.
O TEA é observado logo nos primeiros anos de vida, mas os sintomas nem sempre são os mesmos para todos os indivíduos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o transtorno caracteriza-se por “dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritivos”.
Alguns dos sinais do TEA que podem ser observados em crianças no primeiro ano de vida são: não responder ao nome, sentir grande incômodo quando colocadas em ambientes com sons altos, ter interesse maior por objetos do que por pessoas, pouco contato visual, enfileirar objetos e não aceitar toque. Vale salientar que o TEA apresenta diferentes graus, sendo possível encontrar pessoas com quadros considerados leves e pessoas com quadros mais graves, as quais necessitaram de cuidados especiais ao longo da vida.
Infelizmente, muitas pessoas são diagnosticadas tardiamente com TEA, sendo o diagnóstico realizado, em média, quando a criança apresenta entre 4 e 5 anos. O diagnóstico tardio é prejudicial para ela, uma vez que as terapias são importantes para o seu desenvolvimento completo. Aproveite a oportunidade e leia mais sobre o Transtorno do Espectro Autista.
Lei Romeo Mion
No ano de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A lei ficou conhecida como Lei Romeo Mion, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com essa iniciativa, a pessoa com TEA terá direito a uma carteira de identificação, que, segundo o texto da lei, terá como objetivo “garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social” para esse público. Para identificar a prioridade à pessoa com TEA, os estabelecimentos poderão utilizar como símbolo a fita quebra-cabeças (ver figura a seguir).
A fita quebra-cabeça identifica a prioridade de atendimento para pessoas com TEA.
A aprovação dessa lei é um marco importante, pois garante mais uma vitória às pessoas com esse transtorno. Vale salientar que, apesar dos avanços nos últimos anos, temos um longo caminho a ser percorrido até que se conheça completamente o TEA e que as pessoas com esse transtorno tenham seus direitos respeitados.
Os aumentos de preços dos remédios nas farmácias podem ser muito maiores do que os 4,5% autorizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão do governo federal responsável por limitar e fiscalizar preços de medicamentos no Brasil, alerta o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec).
Esse reajuste é feito em cima do Preço Máximo ao Consumidor (PMC), que é o valor máximo que uma farmácia pode cobrar por cada medicamento. O problema é que, no dia a dia, os preços praticados são muito inferiores ao teto da Cmed. O que significa que o teto de preços de cada medicamento não cumpre a sua função de impedir aumentos abusivos.
A pesquisadora do programa de Saúde do Idec, Marina Magalhães, lembra que essa pesquisa já foi feita em anos anteriores e o problema permanece: o PMC, que é o teto de preços de cada medicamento, está em um valor muito acima do praticado pelo mercado e não cumpre a sua função de impedir aumentos abusivos. Em alguns casos a diferença entre o preço-teto e os valores praticados por farmácia chegam a até 329,90%.
“Uma marca de Amoxicilina + Clavulanato de Potássio, um tipo de antibiótico, que o preço máximo dele ser de R$ 404,65, ele é encontrado nas farmácias, em média, por R$ 180,30. Mas o valor aplicado pelo reajuste vai ser sobre o preço máximo. Então, se a fabricante e as farmácias mais que dobrarem o preço desse remédio de um dia para o outro, o consumidor não poderá recorrer a ninguém”, explica a pesquisadora.
Com muito amor e alegria, desejo mais um ano de vida repleto de paz e felicidade para você!
Não há nada que me deixe mais feliz do que celebrar o aniversário de uma pessoa
tão especial como você.
Que toda sua bondade volte em dobro nesta nova etapa de vida.
Você merece um ano abençoado e cheio de momentos alegres.
Que seja um recomeço do jeitinho que você espera e que a paz e a alegria estejam sempre no seu caminho.
Seja feliz, aproveite o dia e saiba que desejo as coisas mais belas e especiais para o seu aniversário.
Parabéns, Zé Godela!
Uma equipe da inteligência da PM localizou o soldado em Feira de Santana, nesta sexta-feira (29), e efetuou a prisão. Ele foi submetido a exame de corpo delito no Departamento de Polícia Técnica e está à disposição da justiça.
A PM instaurou um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias da fuga.
Três jovens e um adolescente foram encontrados mortos na manhã desta segunda-feira (1°), na zona rural da cidade de Barro Preto, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil do município, os corpos tinham marcas de tiros e estavam amarrados uns nos outros.
As vítimas foram identificadas como Samyr Emanuel dos Santos Nunes, de 19 anos, Gustavo Silva Lima, de 17 anos, John Lenon Ramos Santos, de 26 anos e Jamylle Ramos Santos, de 24 anos.
Informações preliminares apontam que as vítimas foram sequestradas na noite de domingo (31). John Lenon e Jamylle Ramos eram irmãos. A mulher namorava com Samyr Emanuel. Ela deixou uma filha de 9 anos, de um outro relacionamento.
Testemunhas contaram que elas foram abordadas por três homens armados e levadas para uma área de matagal. Moradores contaram que escutaram barulho de tiros, mas acharam que eram disparos feitos por caçadores.
Os corpos foram encontrados em uma área de difícil acesso. As vítimas foram mortas com ao menos 20 tiros. Em nota, a Polícia Civil informou que o caso é investigado por equipes da delegacia de Barro Preto, com o apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna) e da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sul).
As investigações iniciais apontam que a chacina tem ligação com o tráfico de drogas. No entanto, as vítimas não tinham passagem pela polícia. Ainda não há detalhes sobre a autoria do crime.
Um homem de 35 anos morreu após ser atacado por um enxame de abelhas em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, no domingo (31). De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, a vítima não conseguiu fugir dos insetos porque era cadeirante.
Silvaneto da Silva Santos estava em um balneário da cidade com outras pessoas, quando, por volta das 16h, um pano foi jogado na direção da colmeia e as abelhas atacaram o grupo.
As pessoas que estavam no local pularam no rio para fugir do ataque, mas Silvaneto não conseguiu e foi picado diversas vezes.
Ele foi socorrido pelo Samu, mas teve uma parada cardíaca ainda no balneário e foi reanimado. Depois, Silvaneto foi levado para o Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago, em Formosa do Rio Preto, mas sofreu outra parada cardíaca e não resistiu.