:: ‘Notícias’
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ENVIA EQUIPE A MOSSORÓ APÓS FUGA DE PRESOS
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou o enviou de uma equipe de seis servidores da pasta para Mossoró, no Rio Grande do Norte, que irá acompanhar as medidas para recaptura de dois presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). O grupo é coordenado pelo secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia.

É a primeira vez que detentos conseguem escapar de um presídio de segurança máxima do país.
Polícia Federal
Em nota, o ministério informou que a Polícia Federal irá abrir inquérito para investigar a fuga.
Agentes federais e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco) estão apoiando a operação para localização dos fugitivos, além da mobilização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias.
Interpol
Outra medida é a inclusão dos nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol e no Sistema de Proteção de Fronteiras para que sejam procurados pela polícia internacional.
Segundo informações preliminares, confirmadas pela Agência Brasil, os dois fugitivos são Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.
Penitenciárias federais
Lewandowski ordenou ainda a revisão de protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais.
Classificadas como presídios de segurança máxima, cada unidade conta com sistema de vigilância avançado com captação de som ambiente e monitoramento de vídeo – material de vigilância que a secretaria afirma ser replicado, em tempo real, para a sede da Senappen, em Brasília.
RK
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024: PAPA FRANCISCO ENVIA MENSAGEM AOS BRASILEIROS E DESEJA BOA QUARESMA
Devido ao aniversário de 60 anos da Campanha da Fraternidade, completados nesta quarta-feira (14), o Papa Francisco enviou uma mensagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para desejar um bom período quaresmal.
A campanha em questão, organizada pela CNBB, é feita anualmente em celebração a Quaresma. Durante este período, além do incentivo para realização de orações e do jejum, a campanha propõe “exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico.
O lançamento da edição de 2024 contou com uma mensagem do Papa, que alertou para os perigos da “violência e do ódio”, assim como reforçou “a necessidade de estender o nosso amor a todo o ser vivo, vencendo fronteiras e superando as barreiras da geografia e do espaço”.
“Desejo que a igreja no Brasil obtenha bons frutos nesse caminho quaresmal e faço votos que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie as pessoas e comunidades desta querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo superando toda a divisão, indiferença, ódio e violência. Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, e como penhor de abundantes graças celestes, concedei de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira”, disse o pontífice.
RK
INFLAÇÃO ANUAL DA ARGENTINA CHEGA A 250% EM JANEIRO, MAIOR NÚMERO DESDE 1991
A inflação anual da Argentina atingiu o índice de 254,2% em janeiro de 2024. O dado foi publicado, nesta quarta-feira (14), pelo Instituo Nacional de Estatísticas e Censos (Indec).
A porcentagem alcançada no último mês foi a maior registrada no território argentino ao longo de três décadas, desde 1991.
Para realizar a pesquisa, o instituto analisou aumentos nos setores de bens, serviços, transporte e comunicação. Com isso, o novo índice é considerado o reflexo de uma desaceleração do mercado em relação a dezembro.
RK
ITAPETINGA: JOSEVALDO DE JESUS SANTOS “FOGÃO DA CENTRAL” PERDEU UMA CARTEIRA CONTENDO TODOS OS SEUS DOCUMENTOS PESSSOAIS. PEDE A QUEM ENCONTROU OU ENCONTRAR ENTRAR EM CONTATO.
Josevaldo de jesus santos perdeu sua Carteira contendo todos os seus documentos pessoais. Fato ocorrido na última sexta-feira (09) por volta de 11h nas imediações da Central de Abastecimento I e II.
Josevaldo é o querido e conhecido “Fogão” feirante antigo da central de abastecimento.
Ele pede a quem encontrou ou encontrar, entrar em contato pelo fone: (77) 98137-1749.
Será bem gratificado!!!!!!!!
CÉLIA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DO ESPOSO, JOCA, DOS FILHOS, PABLO E BIANCA, FAMILIARES E AMIGOS
Hoje é um dia especial para você, hoje você comemora mais um ano de vida, mais um ano de existência e de experiências. Hoje, as luzes do céu e as bênçãos do Senhor recaem sobre você. É dia de reafirmar a sua missão, a sua fé e o seu compromisso com a vida e com o bem.
Os seus familiares e amigos enviam para você energias e pensamentos positivos. Há boas vibrações para você, há luz e amor ao seu redor.

Aproveite este momento mágico da vida e peça a Deus proteção, peça a Deus para lhe guiar e tomar conta dos seus caminhos, peça a Deus para segurar na sua mão enquanto você escreve a sua história. Agradecemos por tudo o que você já viveu.
Aproveite o dia de hoje, viva-o com entusiasmo, alegria e humildade. Você é especial aos olhos de Deus e aos olhos de todos aqueles que lhe amam. Que Deus derrame o seu amor sobre você.

Parabéns e muitas felicidades, Célia!
OS IRMÃOS “SILVIO E VIVIANE” COMPLETAM MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBEM FELICITAÇÕES DE FAMILIARES E AMIGOS
Hoje é dia de comemorar a vida em dose dupla, é o dia de vocês! Que a vida seja para vocês um mar de coisas boas, cercada de amor, felicidade, saúde, sucesso e paz.
Os irmãos mais legais da região merecem ser muito felizes todos os dias, principalmente no dia do aniversário! Desejamos que o dia seja exatamente como vocês desejam e amam.

Feliz aniversário, Silvio e Viviane!
ITAPETINGA: PRIMEIRO CAMPEONATO DE PESCA BOMBOU NO PARQUE POLIESPORTIVO DA LAGOA.
Competição de pesca na Lagoa de Itapetinga premia três pescadores de maiores peixes
Uma competição de pesca recreativa patrocinada pelo Blog do Tarugão em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte movimentou de sexta-feira a domingo de carnaval, 11, o Parque Poliesportivo da Lagoa, ao dividir uma premiação de 1000 reais para três primeiros pescadores que fisgarem os maiores exemplares.
De critério de tamanho e peso, o grande vencedor na primeira colocação foi Fábio da Lagoa que faturou o prêmio de R$ 500,00, ao pescar um peixe de 4,360 quilos. Em segundo lugar com Roberto David da Nova Itapetinga com prêmio de R$ 300,00. E por último na terceira colocação Geauquio (Gal) que pegou o prêmio de 200 reais, ao fisgar um peixe de peso e tamanho padrão médio em uma lagoa urbana.
A competição de pesca amadora atraiu diversos pescadores do município e contou com forte apoio da secretaria de esporte e Lazer. A competição não teve inscritos, o sistema foi democrático de chagar, pescar, e pegar o maior peixe.

ITAPETINGA: PESCA PREMIADA NA LAGOA. TODO MUNDO VAI!!!!!!!!!!!!

Na terça-feira, 23, o vereador Tarugão encaminhou oficio ( Ofício 12/2024 ) ao prefeito Rodrigo Hagge solicitando a liberação da lagoa no Parque Poliesportivo da Lagoa para a tradicional pesca de CARNAVAL.
Desde que assumiu a Prefeitura de Itapetinga em 2017, Rodrigo Hagge vem atendendo aos pedidos de Tarugão para liberação da pesca em períodos de feriados prolongado e datas religiosas festivas.
o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge baixou Decreto Municipal ( Decreto nº 015/2024 ) anunciando a liberação da lagoa, nos dias 09/02 a 013/2024.
A grande novidade neste ano é a competição premiada para quem pescar o maior peixe (peso), com premiações de R$- 500,00 e troféu para o 1º colocado, R$- 300,00 e troféu para o 2º colocado e R$- 200,00 e troféu para o 3º colocado, patrocinado pelo Vereador Tarugão.
RK
PF CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO CONTRA JAIR BOLSONARO
O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos alvos da operação que a Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (8) em dez estados para apurar a participação de pessoas na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do ex-chefe do Executivo no poder.
O R7 apurou que a PF foi à casa do ex-presidente em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde apreendeu o celular de Tércio Arnaud, um dos ex-assessores dele. Os agentes também aplicaram outras medidas restritivas a Bolsonaro.
Além disso, foi determinada a apreensão do passaporte do ex-presidente, mas, como o documento não estava na residência, os policiais deram 24 horas para que Bolsonaro o entregue.
Entre os alvos, estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e os ex-ministros Braga Netto (Casa Civil), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (GSI) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa).
O R7 confirmou ainda que Filipe Martins, ex-assessor especial para assuntos internacionais de Bolsonaro, foi preso.
Ao todo, os agentes cumprem 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas.
Os policiais federais cumprem as medidas judiciais, expedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.
Segundo a PF, nesta fase, as apurações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas eleições de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital.
“O primeiro eixo consistiu na construção e propagação da versão de fraude nas eleições de 2022, por meio da disseminação falaciosa de vulnerabilidades do sistema eletrônico de votação, discurso reiterado pelos investigados desde 2019 e que persistiu mesmo após os resultados do segundo turno do pleito em 2022”, diz a corporação.
De acordo com a PF, o segundo eixo de atuação consistiu na prática de atos para subsidiar a abolição do Estado democrático de Direito, por meio de um golpe de Estado, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais no ambiente politicamente sensível.
O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados, em apoio à Polícia Federal.
Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
O R7 apurou que a PF investiga a forma de atuação dos militares em duas frentes:
• Produção, divulgação e amplificação de notícias falsas quanto à lisura das eleições presidenciais de 2022 com a finalidade de estimular seguidores a permanecerem na frente de quartéis e instalações das Forças Armadas com o intuito de criar o ambiente propício para o golpe de Estado. Incitavam outros militares a aderirem ao golpe de Estado, diretamente ou por meio de influenciadores nas redes sociais.
• Apoio às ações golpistas, reuniões e planejamentos de ações para manter as manifestações em frente aos quartéis militares, incluindo mobilização, logística e financiamento de militares das Forças Especiais.
• 1. Major da reserva Angelo Martins Denicoli;
• 2. Cel. Guilherme Marques Almeida;
• 3. Tenente-Coronel Hélio Ferreira Lima;
• 4. Tenente-Coronel Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros;
• 5. General Walter Souza Braga Netto;
• 6. Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho;
• 7. Ailton Gonçalves Moraes Barros;
• 8. Cel. Bernardo Romão Corrêa Neto;
• 9. Almirante Almir Garnier Santos;
• 10. General Mário Fernandes;
• 11. General Estevam Cals Theophilo Gaspar De Oliveira;
• 12. General de brigada reformado Laércio Vergílio;
• 13. General Paulo Sérgio Nogueira De Oliveira;
• 14. General Augusto Heleno Ribeiro Pereira;
• 15. Major Rafael Martins De Oliveira;
• 16. Coronel Da Reserva Marcelo Costa Câmara;
• 17. Filipe Martins;
• 18. Amauri Feres Saad;
• 19. Anderson Torres;
• 20. Cleverson Ney Magalhães;
• 21. Eder Lindsay Magalhães Balbino;
• 22. Jair Bolsonaro;
• 23. José Eduardo de Oliveira e Silva;
• 24. Mário Fernandes;
• 25. Ronald Ferreira de Araújo Júnior;
• 26. Tércio Arnaud;
•27. Valdemar da Costa Neto.
RK





































O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse nesta quarta-feira (7) que o surto de dengue no Brasil faz parte “de um grande aumento em escala global” da doença e que, “a exemplo de muitos países, também enfrenta desafios significativos”.





