:: ‘Notícias’
‘AINDA VAI PIORAR’, DIZ ESPECIALISTAS SOBRE DENGUE NA BAHIA
Os casos de dengue na Bahia devem aumentar durante os próximos quatro meses e só arrefecer no início do inverno, que começa no dia 20 de junho. Isso porque a diminuição das temperaturas colabora para a queda na proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus. Quem explica é o virologista Gúbio Soares, cientista que primeiro detectou o zika no Brasil.
“Ainda não estamos no pior momento e a tendência é que o número de casos no país aumente como um todo. A população precisa sentir a seriedade do problema, que só está no início nos municípios do interior da Bahia”, ressalta. “A tendência é que o pico da doença vá até o início do inverno, quando as temperaturas diminuem e dificultam a transmissão do mosquito”, completa o especialista.
Entre 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, a Bahia registrou 7.355 casos de dengue, um incremento de 4,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Atualmente, 23 municípios se encontram em epidemia.
Fonte: Correio 24 horas
TRÁGICO ACIDENTE TIRA A VIDA DE TÉCNICA DE ENFERMAGEM DO SAMU 192
No último domingo (18), a técnica de enfermagem Poliana Souza, que atuava no Samu 192, perdeu a vida em um trágico acidente na BR-101, entre Ubaitaba e Aurelino Leal. Poliana estava acompanhada de seu esposo, quando o casal foi atingido por um veículo de passeio em uma ponte.
Infelizmente, o impacto da colisão resultou na morte imediata de Poliana no local do acidente. Seu esposo, por sua vez, sofreu ferimentos e recebeu atendimento médico adequado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para investigar as circunstâncias do incidente e determinar as responsabilidades envolvidas.
A notícia do falecimento de Poliana causou grande consternação na comunidade local. A Prefeitura de Ubaitaba emitiu uma nota oficial lamentando profundamente a perda da profissional. Poliana era reconhecida por sua dedicação e comprometimento no exercício de sua função no Samu, sempre pronta para prestar assistência e salvar vidas.
Neste momento de dor, solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas de trabalho de Poliana Souza. Sua partida deixa um vazio irreparável, e seu legado de profissionalismo e humanidade será sempre lembrado. Que ela descanse em paz e que sua família encontre conforto e serenidade para enfrentar esse triste momento.
A equipe do Samu 192 e a comunidade de Ubaitaba estão de luto pela perda dessa dedicada técnica de enfermagem, que dedicou sua vida a cuidar e salvar outras vidas. Que sua memória seja eternizada como exemplo de amor ao próximo e serviço à comunidade.
ESPOSA DE DANIEL ALVES PUBLICA CARTA RECEBIDA DO EX-JOGADOR
Detido desde 20 de janeiro na Espanha por suspeita de estupro, o ex-jogador Daniel Alves escreveu uma carta apaixonada para a esposa, a modelo Joana Sanz. Neste domingo (18), ela publicou os escritos no seus stories, na conta do Instagram.
Na imagem que aparece na publicação, Alves diz: “Amada Joana, o tempo passa, mas o meu amor por você segue intacto. Dentro das minhas imperfeições, aprendi que não posso dedicar meu tempo ao que eu fui, tenho que transformar a minha energia no que ela é. E é o que eu sonhei, o que eu sonhava, e o que eu sigo sonhando”
“Quero trilhar todos os caminhos com você. Não errei de mulher. Sim, era você. Sim, era você, e vai ser você para sempre. Não há um único dia, nem um único momento e nem um único plano em que você não esteja. Oro todos os dias para que eu possa te ver acordar”, acrescentou o baiano.
“Nostalgia é para aqueles que não têm motivos para sonhar. Te amo e sinto você todos os dias, em um lugar que só você tem acesso. Onde quer que seja, da forma que for, o que for… Mas, você ao meu lado sempre. Sinto saudades suas. Te amo”, concluiu
BAHIA REGISTRA TERCEIRA MORTE POR DENGUE
Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o terceiro óbito por dengue no estado. As mortes ocorreram em Piripá e Jacaraci, cidades do sudoeste baiano com o maior índice de incidência da doença. A Bahia conta com 23 municípios em estado de epidemia de dengue. Os falecidos tinham idades de 5, 18 e 87 anos, mas não foram fornecidos mais detalhes sobre os casos.
No período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, a Bahia registrou 7.355 casos de dengue, o que representa um aumento de 4,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os 23 municípios em estado de epidemia são: Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista. Além disso, outras 20 localidades estão em áreas de alerta.
A epidemia de dengue é caracterizada quando um município registra mais de 100 casos por 100 mil habitantes ao longo das últimas 4 semanas epidemiológicas. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 11,8% nos casos notificados na Bahia, totalizando 4.614 casos prováveis.
VELÓRIO DE KOCÓ DO LORDÃO SERÁ REALIZADO EM SALVADOR NESTA TERÇA (20). O CORPO SERÁ CREMADO
Na noite desta segunda-feira (19), familiares do cantor e compositor Kocó divulgaram informações acerca dos eventos fúnebres de despedida do artista.
De acordo com as informações, não haverá translado do corpo para Itabuna. O corpo de Kocó será velado em Salvador, nesta terça-feira (20), a partir das 11h, no Cemitério Parque Bosque da Paz, na Av. Aliomar Baleeiro, n° 7370, bairro Nova Brasília, em Salvador.
O corpo de Kocó será cremado às 15h desta terça-feira. Kocó tinha 72 anos, e deixa esposa, dois filhos e cinco netos.
O QUE É PNEUMONITE, DOENÇA QUE MATOU ABILIO DINIZ
Segundo Prado, a pneumonia é mais comum, mas é possível que ambas coexistam. Ele dá um exemplo: “Um paciente que perde a consciência, vomita e acaba aspirando o conteúdo gástrico para o pulmão pode desenvolver pneumonite, devido ao conteúdo ácido, e também pneumonia, devido aos resíduos orgânicos, capazes de causar infecções”, descreve.
Quais são as principais causas da pneumonite?
-
Inalação de substâncias químicas (como fumaça de incêndio, conteúdo ácido presente em vômito, veneno, poeira, mofo, entre outros);
-
Doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide;
-
Uso de alguns medicamentos. “Podem ser oncológicos, antibióticos, anti-hipertensivos, entre outros”, pontua Prado.
Quais complicações podem ocorrer devido à pneumonite?
De acordo com a pneumologista Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a principal complicação da pneumonite é a fibrose pulmonar. “Trata-se de uma reação inflamatória que leva ao endurecimento do pulmão. É irreversível e pode levar à insuficiência respiratória e morte”, define.
Apesar de não haver cura, a especialista destaca que há remédios para tratar os sintomas e impedir o escalamento da gravidade.
A pneumonia, por outro lado, não costuma ocasionar fibrose pulmonar — o que não impede, porém, que ela cause insuficiência respiratória e também leve ao óbito, segundo a especialista.
Quais os sintomas da pneumonite?
De acordo com informações do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), os principais sintomas da pneumonite são:
- Tosse persistente;
- Dificuldade para respirar;
- Fraqueza;
- Falta de ar.
“Se a tosse e o cansaço estiverem impedindo a realização das atividades de rotina, vale a pena procurar um especialista”, orienta o pneumologista do Oswaldo Cruz.
-
Religioso e vaidoso: relembre a trajetória de Abilio Diniz
-
Fibrose pulmonar idiopática: entenda a doença que matou a cantora de forró Rita de Cássia aos 50
-
Entenda o que é e quais os sintomas da pneumonite alérgica, que levou Toffoli ao hospital
JERÔNIMO NÃO RESPONDE SOBRE DENÚNCIA DE ‘APROVAÇÃO EM MASSA’ DE ESTUDANTES
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), não respondeu, na tarde desta segunda-feira (19), sobre a denúncia da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia de “aprovação em massa” de estudantes da rede estadual.
Quando perguntado pelo CORREIO sobre a denúncia, o governador afirmou: “Você (jornalista) assistiu à minha aula hoje? Vá lá nas minhas redes sociais e veja lá o que falei. Minha resposta está lá”.
Antes, a reportagem foi embarreirada pela assessoria de comunicação do governo, que tentou impedir a pergunta. “Já acabou a coletiva (de imprensa)”, informou uma assessora.
Até às 18h00 desta segunda, nas redes sociais, o petista não havia respondido a denúncia. Ele fez apenas registros a respeito do início do ano letivo de 2024, de inaugurações de obras e prometeu entregar novas escolas. A reportagem verificou tanto as publicações no X (antigo Twitter) quanto do Instagram.
A declaração do governador ocorreu durante um evento em que assinou um decreto de isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para importação de equipamentos para o parque aquático em Sauípe.
A reportagem buscou uma posição da Secretaria de Educação da Bahia, que não se manifestou até a publicação desta matéria.
Denúncia
Publicada no dia 27 de janeiro deste ano, a portaria 190, assinada pela secretária de Educação, Adélia Pinheiro, usa a expressão “progressão continuada” para permitir, segundo o texto, ao aluno “avanços sucessivos sem interrupção no ano/série ou etapa”. A medida assegura que não haverá “prejuízo no processo de aprendizagem”.
De acordo com a portaria, o estudante será promovido e classificado para a série seguinte quando obtiver “aproveitamento satisfatório” nos componentes curriculares vigentes. O texto ressalta que, caso o aluno não tenha conseguido aprovações nas áreas de conhecimento, o Conselho de Classe deverá “avaliar a trajetória”.
“O Conselho de Classe deverá avaliar a trajetória do(a) estudante, com fins de progressão para o ano/série seguinte, podendo dispensá-la(o) da dependência, caso entenda que o desempenho global foi satisfatório, ou mantê-lo(la) em dependência, com os devidos registros do desempenho do(a) estudante e das expectativas de aprendizagem não desenvolvidas”, diz.
A medida salienta também que o controle de frequência deverá ter como finalidade o acompanhamento das aprendizagens e não a reprovação. O que, no entendimento do coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, permite a aprovação de estudantes que não frequentam as aulas.
Em nota publicada no site da entidade, a APLB afirma que a medida tem “causado grande inquietação junto aos profissionais ligados à área da Educação, principalmente professores”.
“Essa aprovação em massa diz claramente que o governo não tem compromisso com a Educação. Nós repudiamos a ação, que consideramos uma falta de respeito aos educadores que realizaram todo o processo pedagógico”, declarou Rui Oliveira, ao salientar que o sindicato tomará medidas legais contra a portaria.
RK
GLEISI CHAMA ZAMBELLI DE ‘PISTOLEIRA’ APÓS PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA
A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, chamou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) de “pistoleira e tóxica”, após a parlamentar liderar pedido de impeachment contra o presidente Lula por comparar as mortes em Gaza ao holocausto.
Gleisi ironizou o pedido de impeachment, que ela chamou de “piada”, e destacou que Zambelli não é benquista nem mesmo entre bolsonaristas. “Golpistas querendo impeachment de Lula só pode ser piada. É só ver quem tá liderando a turma, a pistoleira Carla Zambelli, propagadora de fake news, ré no STF e investigada por ataques ao judiciário, que virou pessoa tóxica até entre os bolsonaristas. Melhor se cuidarem porque aqui golpistas não se criam mais, temos leis e instituições atentar”, postou Hoffmann no X.
Carla Zambelli rebateu Gleisi e citou deposição da ex-presidente Dilma Rousseff. “Antes pistoleira de fato do que amante (de fato?) na lista da Odebrecht. Mas fico feliz que o pedido esteja te incomodando, foi assim que começou o impeachment da Dilma que eu também ajudei a encabeçar e assinei, em 2015”.
Zambelli pediu deposição de Lula sob a justificativa de que ele teria crime de responsabilidade por suas falas a respeito da guerra travada entre Israel e o Hamas em Gaza —o conflito já deixou dezenas de milhares de palestinos mortos vitimados pelos ataques israelenses, a maioria mulheres e crianças.
86 deputados assinaram o pedido de impeachment protocolado por Zambelli. Desses, 18 parlamentares são da base do governo.
RK
TERCEIRA MORTE POR DENGUE É REGISTRADA NA BAHIA E 23 CIDADES ESTÃO EM ESTADO DE EPIDEMIA
A Bahia registrou nesta segunda-feira (19) a terceira morte por dengue em 2024, todas aconteceram em cidades do sudoeste do estado, nas cidades de Piripá e Jacaraci, que também apresentam os maiores coeficientes de incidência da doença. No total, 7.355 casos foram confirmados no estado desde o início do ano, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Sesab informa que 23 municípios baianos estão em estado de epidemia de dengue, enquanto outras 20 áreas são consideradas de alerta. A epidemia é declarada quando o número de casos supera 100 por 100 mil habitantes em um período de quatro semanas.
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo e nas articulações, além de vermelhidão na pele. O diagnóstico é feito por meio de um teste rápido de sangue, que pode apresentar resultados negativos em alguns casos. A infectologista Clarissa Cerqueira alerta que, diante da suspeita da doença, é fundamental procurar atendimento médico.
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é fundamental eliminar os criadouros de água parada, usar repelentes e mosquiteiros. A capital baiana registrou queda de 65% nos casos de dengue em comparação ao ano passado.
A campanha de vacinação contra a dengue começou em Salvador no dia 15 de fevereiro, com a aplicação da primeira dose em pré-adolescentes de 10 e 11 anos. A vacina é segura e eficaz na prevenção da doença.
RK



















Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.





