sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ‘Notícias’

‘AINDA VAI PIORAR’, DIZ ESPECIALISTAS SOBRE DENGUE NA BAHIA

Os casos de dengue na Bahia devem aumentar durante os próximos quatro meses e só arrefecer no início do inverno, que começa no dia 20 de junho. Isso porque a diminuição das temperaturas colabora para a queda na proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus. Quem explica é o virologista Gúbio Soares, cientista que primeiro detectou o zika no Brasil.

“Ainda não estamos no pior momento e a tendência é que o número de casos no país aumente como um todo. A população precisa sentir a seriedade do problema, que só está no início nos municípios do interior da Bahia”, ressalta. “A tendência é que o pico da doença vá até o início do inverno, quando as temperaturas diminuem e dificultam a transmissão do mosquito”, completa o especialista.

Entre 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, a Bahia registrou 7.355 casos de dengue, um incremento de 4,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Atualmente, 23 municípios se encontram em epidemia.

Fonte: Correio 24 horas

TRÁGICO ACIDENTE TIRA A VIDA DE TÉCNICA DE ENFERMAGEM DO SAMU 192

No último domingo (18), a técnica de enfermagem Poliana Souza, que atuava no Samu 192, perdeu a vida em um trágico acidente na BR-101, entre Ubaitaba e Aurelino Leal. Poliana estava acompanhada de seu esposo, quando o casal foi atingido por um veículo de passeio em uma ponte.

Infelizmente, o impacto da colisão resultou na morte imediata de Poliana no local do acidente. Seu esposo, por sua vez, sofreu ferimentos e recebeu atendimento médico adequado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para investigar as circunstâncias do incidente e determinar as responsabilidades envolvidas.

A notícia do falecimento de Poliana causou grande consternação na comunidade local. A Prefeitura de Ubaitaba emitiu uma nota oficial lamentando profundamente a perda da profissional. Poliana era reconhecida por sua dedicação e comprometimento no exercício de sua função no Samu, sempre pronta para prestar assistência e salvar vidas.

Neste momento de dor, solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas de trabalho de Poliana Souza. Sua partida deixa um vazio irreparável, e seu legado de profissionalismo e humanidade será sempre lembrado. Que ela descanse em paz e que sua família encontre conforto e serenidade para enfrentar esse triste momento.

A equipe do Samu 192 e a comunidade de Ubaitaba estão de luto pela perda dessa dedicada técnica de enfermagem, que dedicou sua vida a cuidar e salvar outras vidas. Que sua memória seja eternizada como exemplo de amor ao próximo e serviço à comunidade.

ESPOSA DE DANIEL ALVES PUBLICA CARTA RECEBIDA DO EX-JOGADOR

Detido desde 20 de janeiro na Espanha por suspeita de estupro, o ex-jogador Daniel Alves escreveu uma carta apaixonada para a esposa, a modelo Joana Sanz. Neste domingo (18), ela publicou os escritos no seus stories, na conta do Instagram.

Na imagem que aparece na publicação, Alves diz: “Amada Joana, o tempo passa, mas o meu amor por você segue intacto. Dentro das minhas imperfeições, aprendi que não posso dedicar meu tempo ao que eu fui, tenho que transformar a minha energia no que ela é. E é o que eu sonhei, o que eu sonhava, e o que eu sigo sonhando”

“Quero trilhar todos os caminhos com você. Não errei de mulher. Sim, era você. Sim, era você, e vai ser você para sempre. Não há um único dia, nem um único momento e nem um único plano em que você não esteja. Oro todos os dias para que eu possa te ver acordar”, acrescentou o baiano.

“Nostalgia é para aqueles que não têm motivos para sonhar. Te amo e sinto você todos os dias, em um lugar que só você tem acesso. Onde quer que seja, da forma que for, o que for… Mas, você ao meu lado sempre. Sinto saudades suas. Te amo”, concluiu

BAHIA REGISTRA TERCEIRA MORTE POR DENGUE

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o terceiro óbito por dengue no estado. As mortes ocorreram em Piripá e Jacaraci, cidades do sudoeste baiano com o maior índice de incidência da doença. A Bahia conta com 23 municípios em estado de epidemia de dengue. Os falecidos tinham idades de 5, 18 e 87 anos, mas não foram fornecidos mais detalhes sobre os casos.

No período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, a Bahia registrou 7.355 casos de dengue, o que representa um aumento de 4,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os 23 municípios em estado de epidemia são: Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista. Além disso, outras 20 localidades estão em áreas de alerta.

A epidemia de dengue é caracterizada quando um município registra mais de 100 casos por 100 mil habitantes ao longo das últimas 4 semanas epidemiológicas. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 11,8% nos casos notificados na Bahia, totalizando 4.614 casos prováveis.

VELÓRIO DE KOCÓ DO LORDÃO SERÁ REALIZADO EM SALVADOR NESTA TERÇA (20). O CORPO SERÁ CREMADO

Na noite desta segunda-feira (19), familiares do cantor e compositor Kocó divulgaram informações acerca dos eventos fúnebres de despedida do artista.

De acordo com as informações, não haverá translado do corpo para Itabuna. O corpo de Kocó será velado em Salvador, nesta terça-feira (20), a partir das 11h, no Cemitério Parque Bosque da Paz, na Av. Aliomar Baleeiro, n° 7370, bairro Nova Brasília, em Salvador.

O corpo de Kocó será cremado às 15h desta terça-feira. Kocó tinha 72 anos, e deixa esposa, dois filhos e cinco netos.

O QUE É PNEUMONITE, DOENÇA QUE MATOU ABILIO DINIZ

Segundo Prado, a pneumonia é mais comum, mas é possível que ambas coexistam. Ele dá um exemplo: “Um paciente que perde a consciência, vomita e acaba aspirando o conteúdo gástrico para o pulmão pode desenvolver pneumonite, devido ao conteúdo ácido, e também pneumonia, devido aos resíduos orgânicos, capazes de causar infecções”, descreve.

Quais são as principais causas da pneumonite?

  1. Inalação de substâncias químicas (como fumaça de incêndio, conteúdo ácido presente em vômito, veneno, poeira, mofo, entre outros);

  2. Doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide;

  3. Uso de alguns medicamentos. “Podem ser oncológicos, antibióticos, anti-hipertensivos, entre outros”, pontua Prado.

Quais complicações podem ocorrer devido à pneumonite?

De acordo com a pneumologista Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a principal complicação da pneumonite é a fibrose pulmonar. “Trata-se de uma reação inflamatória que leva ao endurecimento do pulmão. É irreversível e pode levar à insuficiência respiratória e morte”, define.

Apesar de não haver cura, a especialista destaca que há remédios para tratar os sintomas e impedir o escalamento da gravidade.

A pneumonia, por outro lado, não costuma ocasionar fibrose pulmonar — o que não impede, porém, que ela cause insuficiência respiratória e também leve ao óbito, segundo a especialista.

Quais os sintomas da pneumonite?

De acordo com informações do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), os principais sintomas da pneumonite são:

  • Tosse persistente;
  • Dificuldade para respirar;
  • Fraqueza;
  • Falta de ar.

“Se a tosse e o cansaço estiverem impedindo a realização das atividades de rotina, vale a pena procurar um especialista”, orienta o pneumologista do Oswaldo Cruz.

  • Religioso e vaidoso: relembre a trajetória de Abilio Diniz
  • Fibrose pulmonar idiopática: entenda a doença que matou a cantora de forró Rita de Cássia aos 50
  • Entenda o que é e quais os sintomas da pneumonite alérgica, que levou Toffoli ao hospital

:: LEIA MAIS »

JERÔNIMO NÃO RESPONDE SOBRE DENÚNCIA DE ‘APROVAÇÃO EM MASSA’ DE ESTUDANTES

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), não respondeu, na tarde desta segunda-feira (19), sobre a denúncia da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia de “aprovação em massa” de estudantes da rede estadual.

Quando perguntado pelo CORREIO sobre a denúncia, o governador afirmou: “Você (jornalista) assistiu à minha aula hoje? Vá lá nas minhas redes sociais e veja lá o que falei. Minha resposta está lá”.

Antes, a reportagem foi embarreirada pela assessoria de comunicação do governo, que tentou impedir a pergunta. “Já acabou a coletiva (de imprensa)”, informou uma assessora.

Até às 18h00 desta segunda, nas redes sociais, o petista não havia respondido a denúncia. Ele fez apenas registros a respeito do início do ano letivo de 2024, de inaugurações de obras e prometeu entregar novas escolas. A reportagem verificou tanto as publicações no X (antigo Twitter) quanto do Instagram.

A declaração do governador ocorreu durante um evento em que assinou um decreto de isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para importação de equipamentos para o parque aquático em Sauípe.

A reportagem buscou uma posição da Secretaria de Educação da Bahia, que não se manifestou até a publicação desta matéria.

Denúncia

Publicada no dia 27 de janeiro deste ano, a portaria 190, assinada pela secretária de Educação, Adélia Pinheiro, usa a expressão “progressão continuada” para permitir, segundo o texto, ao aluno “avanços sucessivos sem interrupção no ano/série ou etapa”. A medida assegura que não haverá “prejuízo no processo de aprendizagem”.

De acordo com a portaria, o estudante será promovido e classificado para a série seguinte quando obtiver “aproveitamento satisfatório” nos componentes curriculares vigentes. O texto ressalta que, caso o aluno não tenha conseguido aprovações nas áreas de conhecimento, o Conselho de Classe deverá “avaliar a trajetória”.

“O Conselho de Classe deverá avaliar a trajetória do(a) estudante, com fins de progressão para o ano/série seguinte, podendo dispensá-la(o) da dependência, caso entenda que o desempenho global foi satisfatório, ou mantê-lo(la) em dependência, com os devidos registros do desempenho do(a) estudante e das expectativas de aprendizagem não desenvolvidas”, diz.

A medida salienta também que o controle de frequência deverá ter como finalidade o acompanhamento das aprendizagens e não a reprovação. O que, no entendimento do coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, permite a aprovação de estudantes que não frequentam as aulas.

Em nota publicada no site da entidade, a APLB afirma que a medida tem “causado grande inquietação junto aos profissionais ligados à área da Educação, principalmente professores”.

“Essa aprovação em massa diz claramente que o governo não tem compromisso com a Educação. Nós repudiamos a ação, que consideramos uma falta de respeito aos educadores que realizaram todo o processo pedagógico”, declarou Rui Oliveira, ao salientar que o sindicato tomará medidas legais contra a portaria.

RK

GLEISI CHAMA ZAMBELLI DE ‘PISTOLEIRA’ APÓS PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA

 A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, chamou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) de “pistoleira e tóxica”, após a parlamentar liderar pedido de impeachment contra o presidente Lula por comparar as mortes em Gaza ao holocausto.
Gleisi ironizou o pedido de impeachment, que ela chamou de “piada”, e destacou que Zambelli não é benquista nem mesmo entre bolsonaristas. “Golpistas querendo impeachment de Lula só pode ser piada. É só ver quem tá liderando a turma, a pistoleira Carla Zambelli, propagadora de fake news, ré no STF e investigada por ataques ao judiciário, que virou pessoa tóxica até entre os bolsonaristas. Melhor se cuidarem porque aqui golpistas não se criam mais, temos leis e instituições atentar”, postou Hoffmann no X.
Carla Zambelli rebateu Gleisi e citou deposição da ex-presidente Dilma Rousseff. “Antes pistoleira de fato do que amante (de fato?) na lista da Odebrecht. Mas fico feliz que o pedido esteja te incomodando, foi assim que começou o impeachment da Dilma que eu também ajudei a encabeçar e assinei, em 2015”.
Zambelli pediu deposição de Lula sob a justificativa de que ele teria crime de responsabilidade por suas falas a respeito da guerra travada entre Israel e o Hamas em Gaza —o conflito já deixou dezenas de milhares de palestinos mortos vitimados pelos ataques israelenses, a maioria mulheres e crianças.
86 deputados assinaram o pedido de impeachment protocolado por Zambelli. Desses, 18 parlamentares são da base do governo.

RK

TERCEIRA MORTE POR DENGUE É REGISTRADA NA BAHIA E 23 CIDADES ESTÃO EM ESTADO DE EPIDEMIA

A Bahia registrou nesta segunda-feira (19) a terceira morte por dengue em 2024, todas aconteceram em cidades do sudoeste do estado, nas cidades de Piripá e Jacaraci, que também apresentam os maiores coeficientes de incidência da doença. No total, 7.355 casos foram confirmados no estado desde o início do ano, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Sesab informa que 23 municípios baianos estão em estado de epidemia de dengue, enquanto outras 20 áreas são consideradas de alerta. A epidemia é declarada quando o número de casos supera 100 por 100 mil habitantes em um período de quatro semanas.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo e nas articulações, além de vermelhidão na pele. O diagnóstico é feito por meio de um teste rápido de sangue, que pode apresentar resultados negativos em alguns casos. A infectologista Clarissa Cerqueira alerta que, diante da suspeita da doença, é fundamental procurar atendimento médico.

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é fundamental eliminar os criadouros de água parada, usar repelentes e mosquiteiros. A capital baiana registrou queda de 65% nos casos de dengue em comparação ao ano passado.

A campanha de vacinação contra a dengue começou em Salvador no dia 15 de fevereiro, com a aplicação da primeira dose em pré-adolescentes de 10 e 11 anos. A vacina é segura e eficaz na prevenção da doença.

RK

O RADIALISTA OSMAN LIMA “O GRANDE” COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DA ESPOSA SARA, DAS FILHAS IZABELLA E PATRÍCIA, DO PAI OSVALDO E DOS IRMÃO ORLEI, ODERMAN E MARIA DAS GRAÇAS

Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidades, Grande!

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia