:: ‘Notícias’
4 CACHORROS ADOTADOS VIRAM FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DO GUARUJÁ
Segundo Carlos José dos Santos, que trabalha há 22 anos no local, a Raposinha é a alegria de todos.
“Ela fica grande parte do tempo no setor administrativo, senta na cadeira e faz a alegria de todos. Ela chega cedo todos os dias e vai embora ao final do expediente, às 17 horas. Uma funcionária pública nata que virou inspiração para os crachás”, destacou.
Sim, os cãezinhos ganharam até crachá! Eu quero trabalhar com a Raposinha, gente!
Apesar de Raposinha ser a novata da turma, o trio antigo do local a acolheu super bem.
Coreana é a mais velha no local e já mora lá há mais de 10 anos. A cachorrinha ganhou esse nome por ter os olhinhos puxados.
Rafael é outro, e já mora no Complexo Administrativo e Operacional há mais de sete anos.
E por fim, fechando o grupo dos “cãobralhadores”, o Scooby, que mora no Complexo há 4 anos.
Scooby inclusive passou por maus bocados quando contraiu botulismo. Entre a vida e a morte, o cachorrinho precisou e muito da ajuda dos funcionários.
Durante todo o tratamento, Scooby recebeu muito amor para vencer a doença e hoje já está ótimo!
A importância do cãozinho é tão grande que ele inclusive já ajudou o guarda noturno a evitar um roubo. Funcionária de primeira!!
RK
JERÔNIMO VOLTA ATRÁS E RETIRA PLANO DE COLOCAR CÂMERAS NAS FARDAS DOS PMS NO CARNAVAL
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse, na noite deste sábado (13), que os policiais militares não vão mais usar câmeras no fardamento durante o Carnaval deste ano.
“A gente tinha expectativa. Mas o Ministério (da Justiça e Segurança Pública) pediu a Secretaria de Segurança Pública (mais tempo)… Nós mesmo pedimos tranquilidade para não fazermos nada fora da linha. Então, eu já retirei da minha pauta a possibilidade de usarmos durante o carnaval. O prazo naturalmente combinado com ministério, porque essas câmeras são do ministério, é de cerca de 60 a 90 dias (para disponibilizar os equipamentos). Já vimos que não temos condições (de ter essas câmeras na folia)”, disse Jerônimo, durante a 43ª edição para eleger a Deusa do Ébano de 2024
No final do ano passado, durante um café da manhã com jornalistas, Jerônimo Rodrigues contou que a gestão estadual ganhou 200 câmeras do governo federal. O petista afirmou ainda que a sua administração licitou 1,1 mil câmeras e a expectativa era que chegassem no início deste ano.
“A intenção é que a gente possa, quem sabe, já no carnaval ver algumas câmeras em alguns batalhões. Vamos ver se dá certo”, declarou, na época.
RK
TSE REFORÇARÁ SEGURANÇA DE SISTEMA APÓS FILIAÇÃO FALSA DE LULA AO PL DE BOLSONARO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai inserir uma nova etapa de atualização do Sistema de Filiação Partidária, o Filia, após identificar uma falsa filiação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida começará a valer a partir do início do mês de fevereiro e foi anunciada neste sábado (13).
Na última quinta-feira (11), o Globo revelou que Lula, principal nome do Partido dos Trabalhadores – legenda que fundou nos anos 80, no ABC Paulista – permaneceu quase seis meses registrado no PL. Após questionamento, o TSE determinou que a Polícia Federal (PF) apure os indícios de crime no caso. Um inquérito policial foi instaurado pela corporação nesta sexta-feira (12).

A apuração interna do TSE concluiu que a inclusão de Lula no PL foi feita pelo login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao partido.
Atualmente qualquer alteração partidária de um eleitor só pode ser feita por um representante do partido, com cadastro no sistema de filiação e uma senha pessoal. A partir de fevereiro o sistema contará com o chamado segundo fator de identificação, por meio do e-Título.
“A autenticação de dois fatores é uma camada extra de proteção utilizada nos sistemas mais modernos atualmente”, defende a Corte eleitoral. “O objetivo é aperfeiçoar os mecanismos de segurança já existentes e tornar cada vez mais protegidos os dados de eleitores filiados a partidos políticos no Brasil”, diz o tribunal.
Conforme o TSE, todas as pessoas que operam o Filia com uso de senha passarão a utilizar também o e-Titulo para confirmar o acesso ao sistema. Para isso, esses usuários precisarão estar com a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.
Assim, quando acessar o Filia para inserir dados de um novo filiado, o representante do partido, além de utilizar a senha de acesso, deverá preencher uma informação que será solicitada na tela do sistema e deverá ser confirmada por meio do aplicativo.
Para que essa novidade seja implantada, o Sistema está indisponível desde este sábado, com previsão de conclusão no início de fevereiro.
RK
VICE-PREFEITO DE CIDADE BAIANA É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMAS
O vice-prefeito de Itapé, cidade no interior da Bahia, foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de armas após a Polícia Civil fazer buscas em endereços de André Jatobá (União Brasil). De acordo com os agentes, foi encontrado “um arsenal composto por diversas armas de fogo, munições e explosivos, além de entorpecentes”.
Os policiais apreenderam três pistolas, oito carregadores, 769 munições, três bananas dinamites, 20 cartuchos deflagrados, um explosivo artesanal, duas réplicas de armas de fogo, dois coldres, carregadores e um porta-carregador.
A Polícia Civil informou também ter encontrado 161 comprimidos de ecstasy, 30 porções de MDMA, uma pedra e um saco com uma porção da mesma droga sintética, dois vasilhames com resíduo de ecstasy, uma pedra de haxixe, um papelote de cocaína, três cigarros e cinco vasilhames com maconha, uma porção de skunk, três recipientes com anabolizantes e 14 frascos de lança-perfume.
Jatobá era alvo de investigação pela Lei Maria da Penha “por diversos crimes contra a sua ex-companheira”, segundo afirma a Polícia, quando, durante busca e apreensão nos imóveis dele, foram encontradas drogas e armas. A informação é do G1.
RK
MARCOS LEONARDO ESTREIA COM PINTURA NA GOLEADA DO BENFICA SOBRE O RIO AVE NO PORTUGUÊS
O Benfica recebeu o Rio Ave, neste domingo (14), pela 17ª rodada do Campeonato Português, e venceu por 4 a 1. E quem brilhou foi o estreante Marcos Leonardo, autor de um gol.
O ex-atacante do Santos fez sua estreia pelo novo time com pé direito. Acionado na segunda etapa, Marcos Leonardo entrou no lugar de Arthur Cabral e fez bonito.
O primeiro gol do atacante saiu 17 minutos depois. Fredrik Aursnes cruzou na medida, e o centroavante subiu com estilo para testar de cabeça e marcar.
Além de Marcos Leonardo, Ángel Di María, António Silva e João Mário marcaram para o Benfica. Por outro lado, Gonçalo Rodrigues fez para o Rio Ave, que chegou a abrir o placar, mas não aguentou a pressão.
O Benfica segue caça ao líder Sporting, que venceu o Chaves por 3 a 0 e chegou a 43 pontos, um a mais do que os Encarnados, que estão com 42 na tabela. Os times já fizeram 17 jogos até aqui.
RK
NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE TRAGÉDIA COM ÔNIBUS QUE DEIXOU 10 MORTOS
Um gravíssimo acidente ocorreu na BR-116, em Campanário, no Vale do Rio Doce, na tarde desta sexta-feira (12), resultando em pelo menos 10 mortos e 26 feridos. O trágico evento envolveu uma colisão frontal entre um carro e um ônibus, que, após o impacto, caiu de uma ponte sobre o Rio Itambacuri.
O ônibus estava a caminho de Piracicaba, em São Paulo, partindo de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha. O Corpo de Bombeiros, juntamente com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizaram os trabalhos de resgate.
As circunstâncias exatas do acidente ainda estão sob investigação, e não há detalhes claros sobre a dinâmica da colisão. Este acidente chama atenção para a segurança na BR-116, uma rodovia notória por seu alto índice de acidentes.
Este incidente é um dos mais graves registrados na região recentemente, destacando a necessidade urgente de medidas preventivas e de segurança rodoviária. A equipe de reportagem está acompanhando o caso de perto e trará mais informações sobre as investigações e o estado de saúde dos feridos.
Neste momento de luto e choque, expressamos nossas mais profundas condolências às famílias e amigos das vítimas deste terrível acidente. Também desejamos uma rápida recuperação aos feridos. (Rodrigo Ferraz )
RK
PREFEITURA ATENDE PEDIDO DE TARUGÃO AO PATROLAR ESTRADA DO MONTE DAS ORAÇÕES

Desde 2023, o vereador Tarugão vinha cobrando da Secretaria de Transporte à limpeza e pratrolamento da estrada de acesso ao Monte das Orações visitada por fieis católicos e evangélicos de Itapetinga.
Na reivindicação o vereador cobrou além do patrolamento e limpeza de matos nas áreas visitadas por cristãos, a reposição de lâmpadas em trechos visivelmente às escuras.
A conclusão dos serviços pela Secretaria de Transporte no Monte das Orações está prevista para o sábado, 13/01, com a finalização da limpeza de matos em áreas visitadas pelo público.
Nesta sexta-feira, 12/01, Tarugão agradeceu o esforço da Secretaria de Transporte, na figura do secretario municipal José Renan e sua equipe por um serviço que vinha sendo cobrado pela comunidade de Itapetinga, em especial, católicos e evangélicos.
RK
ACIDENTE ENTRE CAMINHÃO E CARRO DEIXA QUATRO MORTOS NA BAHIA
Uma batida entre um caminhão carregado de sucatas e um carro na BR-116, entre as cidades de Poções e Planalto, no sudoeste da Bahia, resultou na morte de quatro pessoas. O acidente, que deixou os veículos destruídos, aconteceu na manhã de quinta-feira (10).
A Polícia Rodoviária Federal não informou em qual veículo as vítimas estavam, as identidades ou o grau de parentesco entre elas.
Segundo a ViaBahia, concessionária que administra o trecho da rodovia, a estrada foi interdita e causou um engarrafamento de mais de seis quilômetros no sentido sul e sete quilômetros no sentido norte.
VEREADOR TARUGÃO PROTOCOLA NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE ITAPETINGA QUEIXA CONTRA COELBA
Após retorno do recesso do Ministério Público, o vereador Eliomar Barreira (Tarugão), ingressou na manhã da segunda-feira, 8/01, denúncia contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Neoenergia Coelba, pela falta de ponto fixo de unidade de atendimento ao público em Itapetinga.
Tarugão pede providencias em razão da falta de uma Loja da Coelba em nosso município para atender aas demandas da comunidade gerando série de transtornos. “Considero que o município de Itapetinga não possui um ponto fixo da Coelba para atender as demandas da nossa comunidade, o que tem gerado transtornos aos munícipes ao tentarem resolver suas demandas cotidianas, como religações, ligações de energia, segunda via de faturas e etc.”.
O vereador afirmou ainda na representação ao Ministério Público que há cerca de 10 anos o município de Itapetinga possuía uma Loja e que a mesma foi fechada sem qualquer motivo que o justifique tendo em vista a clara necessidade dos munícipes. O parlamentar alertou que vários municípios baianos possuem pontos fixos da Coelba, o que facilita sobremaneira a vida dos seus munícipes.
Na conclusão da denúncia ao Ministério Público, o vereador Tarugão declarou ser inaceitável que o município de Itapetinga, que possui aproximadamente 66 mil habitantes e que atende ainda as demandas de toda a região, não possua uma loja da Coelba, o que vem gerando sérios transtornos à comunidade.
A Promotora de Justiça que ira analisar a denúncia do vereador Tarugão será a Dra. Maria Imaculada Jued Moysés Paloschi, responsável pelas áreas, entre elas, a do consumidor do Ministério Público de Itapetinga.
SENADORES QUEREM DISCUTIR NA VOLTA DO RECESSO O FIM DAS ‘SAIDINHAS’ DE PRESOS; PROJETO TRAMITA DESDE 2011
Senadores prometem retomar e priorizar, na volta do recesso parlamentar, o debate sobre o fim das saídas temporárias de detentos. A discussão do tema das “saidinhas” foi intensificada após o assassinato do sargento da Polícia Militar de Minas Gerais Roger Dias por um presidiário que descumpria o prazo do benefício. No Senado, a oposição encabeça as articulações e pretende avançar com o projeto que tramita no Legislativo há mais de uma década. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já sinalizou que os parlamentares promoverão mudanças focando o sistema prisional.
O objetivo da oposição é aproveitar a repercussão do tema para acelerar a tramitação no Congresso. O principal caminho é por meio da aprovação de um projeto de lei de 2011 aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2022. No entanto, a proposta está parada na Comissão de Segurança Pública do Senado desde março de 2023, aguardando votação.
RK






























