:: ‘Notícias’
MULHER FOI PRESA APÓS ACORRENTAR FILHO DE 05 ANOS EM UMA CAMA
Uma mulher foi presa nesta quinta-feira (12) em Itabela, no extremo sul da Bahia, após acorrentar seu filho de 5 anos a uma cama. A situação foi descoberta quando a criança, que estava com a corrente presa a um dos pés, fugiu de casa e foi vista andando pela rua.
Testemunhas alertaram a polícia, que acionou o Conselho Tutelar. A equipe seguiu até a residência da família, onde a mãe foi encaminhada para a delegacia local. A identidade da mulher não foi divulgada.
Em depoimento que foi divulgado pela imprensa local, ela alegou que a criança tinha o hábito de sair de casa escondido e só retornar à noite. Para evitar novas fugas, a mãe tomou a medida extrema de acorrentá-lo. Após ser ouvida, a mulher assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberada.
A criança foi submetida a um exame de corpo de delito e encaminhada para um abrigo enquanto o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil. O Conselho Tutelar também informou que realizará uma visita à residência, já que a mulher tem outros três filhos: um bebê e duas crianças de 9 e 7 anos.
PMSs SAEM ILESOS APÓS ACIDENTE COM VIATURA DA POLÍCIA MILITAR
Três policiais militares ficaram feridos depois que a viatura onde estavam caiu em um córrego, no bairro de Pernambués, em Salvador. O acidente aconteceu na noite da última quinta-feira (12), durante uma ocorrência de troca de tiros na localidade conhecida como Guiné.
Imagens feitas por moradores da região mostram o veículo parcialmente “engolido” pelo buraco. Segundo a Polícia Militar (PM), a viatura integra a frota da 1ª Companhia Independente (CIPM). Após serem retirados do local, os agentes foram socorridos e levados para uma unidade de saúde. Depois do atendimento médico, eles foram liberados.
A viatura foi removida do córrego nesta sexta-feira (13). Inicialmente, o serviço seria feito pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), mas o guincho do órgão não conseguiu acesso ao local. A situação foi resolvida pela própria PM.
JOVEM ESTUDANTE DE DIREITO MORRE EM ACIDENTE NA BR-116 NO SUDOESTE
Um acidente na BR-116, no final da tarde deste domingo (15), vitimou um jovem natural de Itaquara, no Vale do Jiquiriçá, que estudava direito e trabalhava em Jequié.
A vítima, identificada como Kuaã Pereira Lima, de 20 anos, estava a bordo de uma motocicleta Honda CG e seguia em direção a Jequié, quando a moto que pilotava colidiu inicialmente com um carro, no impacto a motocicleta invadiu a via contrária e bateu frontalmente com uma carreta-tanque, no trecho entre Jaguaquara, Lafaiete e Jequié.
A mãe do jovem seguia logo atrás e acompanhou a situação. O corpo de Kauã foi removido ao Instituto Médico Legal de Jequié para realização dos serviços periciais e o acidente será investigado pela Polícia Rodoviária Federal.
MARIA ELENA ADORNO COMPLETA 65 ANOS E RECEBE FELICITAÇÕES DO ESPOSO DOMINGO, PAULO, ADRIANO, SÉRGIO, LEANDRO, ITAMARA E REGINALDO, FAMILIARES E AMIGOS
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.

Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.

Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir.

Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.

Feliz aniversário e muitas felicidades, Maria Helena!
COLETIVA DE IMPRENSA COM O PREFEITO E VICE PREFEITO ELEITO DE ITAPETINGA
O prefeito Eleito de Itapetinga EDUARDO HAGGE e seu Vice ALECIO CHAVES , convidam a todos os veículos de imprensa e comunicadores para uma entrevista coletiva, nesta terça -feira, 17 de dezembro, às 10 horas, no Auditório da Câmara de vereadores de Itapetinga.
No momento será apresentado todo o Secretariado que irá compor a Gestão 2025/28.
Solicitamos, por gentileza, a confirmação da presença dos veículos, com os nomes dos integrantes das equipes de cobertura.
Confirmações pelo Zap: 77 98841-5411
RK
BRASIL TERÁ MAIOR ALÍQUOTA DO MUNDO APÓS REFORMA TRIBUTÁRIA NO SENADO
As concessões de última hora no projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária farão o Brasil ter a maior alíquota de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) do planeta. O futuro IVA será de 28,55%, superando a Hungria, país que atualmente cobra 27% e lidera a cobrança desse tipo de tributo. Aprovada pelo Senado na quinta-feira (12), a proposta voltará a Câmara dos Deputados.

Apenas a inclusão do setor de saneamento na alíquota reduzida em 60% elevará a alíquota em 0,38 ponto percentual. Apresentado pelo relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), o cálculo de 28,55% é preliminar. O número poderá subir após o secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy, apresentar os cálculos definitivos.
O texto aprovado pela Câmara dos Deputados previa alíquota padrão de 27,97%, que superava a da Hungria. A tramitação no Senado elevou a alíquota em 0,58 ponto. Isso ocorre porque, ao dar tratamentos especiais para determinados setores da economia, os demais segmentos deverão pagar alíquotas mais altas para que o governo arrecade o mesmo.
Os cálculos foram realizados com base na premissa da reforma de não elevar a carga tributária (peso dos tributos sobre a economia). Para que a arrecadação dos tributos sobre o consumo continue em 12,45% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos), a soma das alíquotas da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) deverá ficar na faixa estipulada pelo estudo.
Além do setor de água e esgoto, o Senado incluiu serviços funerários, medicamentos oncológicos e de doenças raras, remédios de manipulação e fraldas nas alíquotas reduzidas em 60%.
Outros benefícios foram a ampliação do cashback, devolução parcial de tributos para a população mais pobre, para serviços de telecomunicações, a ampliação de descontos para o setor imobiliário e a criação de uma faixa de isenção de IVA para aluguéis.
RK
ITAPETINGA: FAMÍLIA SOFRE COM O DESAPARECIMENTO DA ‘CADELINHA AMORA’
No fim da tarde deste domingo (15), por volta das 17h, uma cadelinha que atende pelo nome de Amora, encontrou o portão da casa aberto, saiu e acabou se perdendo.
Amora é uma cadelinha de cor branca com caramelo, muito dócil e da raça shitzu.
Ela se perdeu na rua Osvaldo Brito no Clodoaldo Costa.
A Família dona da cadelinha, está sofrendo com o desaparecimento dela. e pede a quem encontrou ou encontrar, entrar em contato, que será bem gratificado.
Fone para contato: (77) 98137-2385
FUNCIONÁRIOS SÃO DEMITIDOS DE UPA ONDE HOMEM MORREU SENTADO ESPERANDO ATENDIMENTO
Após um homem morrer esperando atendimento, na UPA da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que todos os funcionários presentes na unidade na ocasião serão demitidos. O caso aconteceu na sexta-feira (13).
De acordo com os profissionais da UPA, o homem, identificado como José Augusto Mota da Silva, de 32 anos, chegou à unidade caminhando e lúcido. Ele permaneceu sentado na sala de espera, aguardando atendimento, quando morreu. O corpo do homem foi filmado por uma mulher, que denunciou a morte por falta de atendimento
Após a repercussão do caso, o Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, disse ser inadmissível os profissionais não perceberem a gravidade do caso. Em uma publicação no X, antigo Twitter, Soranz disse que, além de serem demitidos, os secretários responderão à sindicância e serão denunciados.
Uma sindicância foi aberta pela coordenação da unidade para a apuração do caso, que contará com a análise dos registros dos prontuários e das câmeras de segurança.
De acordo com testemunhas, José Augusto chegou à UPA se queixando de dores fortes no corpo. Ele pela classificação de risco e, em seguida, sentou em uma das cadeiras na sala de espera para aguardar o atendimento.
A SMS declarou que a equipe médica foi acionada quando o homem perdeu a consciência. Os funcionários então o levaram para uma sala de atendimento, mas José Augusto já não respondia, com uma parada cardiorrespiratória.
RK
ALUNA ERRA PEDAL, BATE E CAPOTA CARRO DURANTE PROVA DO DETRAN

Uma aluna do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) errou o pedal durante a prova prática para receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e bateu em dois carros na Serra, Grande Vitória, neste sábado, 14.
A mulher confundiu os pedais do veículo, e pressionou o acelerador em vez da embreagem. O carro percorreu cerca de 100 metros em marcha-ré até colidir com dois carros de autoescola que aguardavam na fila
A candidata ficou presa no carro e sofreu ferimentos no braço. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, permanecendo consciente durante o socorro.
O acidente resultou em danos nos veículos envolvidos, com um carro virado e outro com a frente amassada. O instrutor de autoescola Adinaldo Felipe Dalial presenciou o acidente e relatou o susto dos candidatos e testemunhas, que tentaram ajudar a vítima. O barulho do acidente foi forte e gerou pânico entre os presentes
Alguns candidatos, abalados pelo susto, optaram por remarcar a prova, enquanto outros seguiram com o teste devido ao prazo limite para obtenção da CNH. Não houve registros de ferimentos graves e a candidata estava usando cinto de segurança no momento do incidente. Nenhum examinador ou instrutor se feriu.
RK
MOTORISTA APARENTEMENTE EMBRIAGADO CAUSA GRAVE ACIDENTE; BEBÉ MORRE

Na manhã deste domingo (15) um motorista dirigindo sob efeito de álcool colidiu violentamente contra outro carro, no trecho da BA-001, próximo de Olivença, zona sul de Ilhéus.
Conforme informações colhidas no local do acidente, o motorista do carro, modelo Astra, estava retornando de uma revoada, em Olivença, e, ao passar em alta velocidade no quebra-molas, perdeu o controle da direção, vindo a bater na traseira do Fiat Doblò. O impacto foi tão forte que o motorista do Astra ficou preso nas ferragens e precisou ser retirado com auxílio do corpo de bombeiros. Os ocupantes do outro carro retornavam de uma vigília, e, durante os primeiros socorros, um bebê não resistiu e faleceu.
O responsável pelo acidente do Astra sofreu leves escoriações e foi socorrido em uma ambulância do SAMU 192 e levado para o hospital, da mesma maneira os sobreviventes do Fiat Doblò.
RK

























