:: ‘Notícias’
ITAPETINGA: O APARELHO AUDITIVO DE CAUÃ FOI PERDIDO. A FAMÍLIA PEDE A QUEM ENCONTROU OU ENCONTRAR, ENTRAR EM CONTATO QUE SERÁ BEM GRATIFICADO.
Foi perdido um Aparelho Auditivo no percurso entre o Esther Ferraz e o Posto de Saúde do Clodoaldo Costa.
O aparelho pertence a uma criança de nome Cauã, ele precisa do aparelho para poder escutar direito.
O aparelho Auditivo e só serve para a criança que perdeu, pois é codificado e não será útil para mais ninguém
Os pais estão desesperados e pede a quem encontrou ou encontrar, entrar em contato pelos telefones: (77) 98114-5420 ou (77) 98824-9712
Quem encontrar será bem gratificado!
SENADO APROVA ISENÇÃO DE IMPOSTO PARA IMPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS ATÉ US$ 10 MIL

O Senado Federal aprovou nesta quarta (4) o projeto de lei que isenta do imposto de importação a compra de medicamentos estrangeiros por pessoas físicas. A proposta permite ao Ministério da Fazenda zerar as alíquotas do tributo no Regime de Tributação Simplificada (RTS) para remédios adquiridos para uso próprio, desde que o valor total da compra não ultrapasse US$ 10 mil, equivalente a aproximadamente R$ 60 mil na cotação atual.
O texto agora segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta altera a legislação vigente que prevê uma alíquota de 20% para importações de até US$ 50, conhecida como “taxa das blusinhas”, e teve todas as emendas sugeridas pelos senadores rejeitadas pelo relator Cid Gomes (PSB-CE).
“Optamos por rejeitar todas as emendas para que o projeto não tenha que retornar para a Câmara dos Deputados, uma vez que sua aprovação demanda urgência e consequente positivação em lei. […] As medidas darão celeridade ao despacho de importação e mais segurança no recolhimento dos tributos de maneira antecipada”, disse o senador.
O projeto aprovado pelo Senado retoma uma medida provisória anterior que perdeu validade em 25 de outubro, mas foi substituída por outra no mesmo dia para garantir a alíquota zero até 2025 ou até a aprovação definitiva pelo Congresso.
Entre os benefícios destacados pelo relator, está a maior agilidade no despacho aduaneiro e maior segurança para o recolhimento antecipado dos tributos.
RK
A CASA CAIU! LADRÃO TEM MÃO DECEPADA A FACÃO DURANTE TENTATIVA DE ROUBO
Uma dupla larápia tentou roubar em um pequeno comércio próximo a cidade de Mascote no Sul da Bahia, mas acabou dando ruim, um dos elementos teve a mão decepada ao ser flagrado no ato criminoso.
O fato aconteceu no fim da manhã desta quarta-feira 4, na rodovia de acesso ao município de Mascote.
O vídeo mostra um homem aproximando com um facão para impedir o indivíduo de cometer o ato, quando um golpe certeiro na mão do ladrão arrancou o membro do corpo sendo decepada totalmente e caindo ao chão.
O elemento fugiu com seu comparsa. Ao chegar no Hospital, alegou que tinha sofrido um acidente de moto. A PM chegou rapidamente, grampeou o comparsa e em seguida o ladrão da mão decepada.
NOTA DE FALECIMENTO: MORRE AOS 74 ANOS DONA CARMOSA DO PEIXE UMA MORADORA ANTIGA DO VITÓRIA RÉGIA
Faleceu na tarde desta quarta (04), por volta das 15h no HCR, aos 74 anos, a senhora Carmelita Maria dos Santos.
Ela já vinha passando por problemas de saúde era bem acompanhada pela família, ela deu entrada no Hospital Cristo Redentor no domingo (1º), vinha sendo bem monitorada, mas infelizmente não resistiu e nos deixou.
Ela era morada antiga do bairro Vitoria Régia, onde era muito conhecida e querida como Dona Carmosa do Peixe. Ela vendeu peixe durante muitos anos na Feirinha do Primavera.
Ela deixa 06 filhos: Edinaldo, Lidiomara, Iraneis, Edinália, Lucilene e Maria Helena. Deixa também 11 netos e um bisneto.
O corpo está sendo velado na avenida Tancredo Neves nº 676 na Nova Itapetinga, de onde sairá o cortejo fúnebre por volta das 11h da manhã desta quinta (05), em direção ao Cemitério Parque da Eternidade.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.
Descanse em Paz, Dona Carmosa!
VICE-PREFEITO ELEITO E FILHO SÃO SEQUESTRADOS DURANTE ASSALTO NO SUL DA BAHIA
O vice-prefeito eleito de Santa Cruz Cabrália, Cláudio Alexandre Faria Mendes, conhecido como Xêpa (PDT), de 54 anos, e seu filho viveram momentos de terror na tarde desta terça-feira (3), ao serem vítimas de um assalto seguido de sequestro.
Segundo informações do site Radar News, Xêpa e o filho seguiam de carro para Ilhéus quando, por volta das 16h, foram abordados em uma estrada vicinal no distrito de Ponto Central, zona rural de Cabrália. Dois veículos interceptaram o Renault Duster em que estavam, e dois criminosos armados invadiram o automóvel, levando pai e filho para a região do Projeto São Miguel.
Sob constante ameaça de armas, as vítimas foram conduzidas a um local próximo a uma lagoa. Durante o sequestro, Xêpa revelou sua identidade como vice-prefeito eleito e ex-vereador, o que parece ter assustado os criminosos. Temendo as possíveis consequências e a repercussão do caso, os bandidos decidiram libertar as vítimas no fim da tarde.
Após serem liberados, Xêpa e o filho caminharam até uma estrada, onde conseguiram ajuda com um grupo de professores que passava pelo local e os levaram de volta à cidade.
Os criminosos fugiram levando o carro das vítimas, um Renault Duster, além de celulares, carteira e outros objetos pessoais. A Polícia Militar iniciou buscas para localizar os assaltantes e recuperar os bens roubados. Até o momento, ninguém foi preso.
CORREIOS: PREJUÍZO CRESCE 780% E ESTATAL ADOTA PLANO PARA SEGUIR DE PORTAS ABERTAS
O prejuízo dos Correios cresceu quase oito vezes e a estatal adotou medidas para permanecer de portas abertas. A empresa anunciou prejuízo de R$ 785,5 milhões no terceiro trimestre, valor 780% maior que o visto no ano anterior.
O rombo da estatal tem crescido diante da piora das duas principais linhas do balanço de qualquer empresa: caíram as receitas e cresceram os custos e as despesas.
No acumulado dos nove meses, o prejuízo dos Correios soma R$ 2,1 bilhões. Em um ano, a perda saltou 159%.
Entre julho e setembro, os Correios receberam R$ 4,8 bilhões dos clientes que pagaram pelos serviços prestados, valor 2% menor que o visto em igual período do ano passado. Ao mesmo tempo, o custo desses mesmos serviços prestados aumentou 7% para a empresa, e somou R$ 3,9 bilhões.
Há, porém, outras despesas ligadas à atividade da estatal, como os gastos administrativos. Essa conta aumentou 23% em um ano, e já soma R$ 1,6 bilhão. Entre elas, o pagamento de salários aumentou 42% em um ano, e somou iguais R$ 1,6 bilhão.
Diante dos prejuízos seguidos, a direção da empresa reconhece no balanço que “a capacidade de continuidade operacional dos Correios foi objeto de análise por parte da administração”. Essa avaliação gerou um plano de ação para permitir que a empresa siga de portas abertas.
RK
DETRAN FARÁ MUTIRÕES DE PROVAS PRÁTICAS PARA HABILITAÇÃO NA BAHIA
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) vai realizar mutirões de provas práticas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dezembro. Em Salvador, a oferta será de 500 vagas por dia, e os simulados serão aos sábados, nas seguintes datas: 07, 14, 21 e 28. Também haverá ações no interior do estado.
O público-alvo são os candidatos que possuem laudo ativo e com vencimento em 31 de dezembro de 2024. Apenas poderá participar quem já está na última etapa do processo de habilitação e os exames de aptidão física e mental ainda estejam dentro da validade.
Interessados devem procurar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para solicitar o agendamento da prova prática. As avaliações serão realizadas apenas com hora marcada. O candidato marca a prática e realiza o teste na pista local.
Em Salvador, a iniciativa será em todos os sábados de dezembro, haverá 200 vagas para a categoria A (duas rodas) e 300 vagas para categoria B (quatro rodas). Os exames práticos serão na pista do Shopping Bela Vista. Nos demais municípios, o órgão oferece 20 vagas extras/dia por categoria, em dias úteis da semana.
A ampliação do prazo foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), devido às restrições da pandemia da covid-19, onde muitos candidatos não conseguiram concluir o processo de habilitação. Segundo o Contran, essa prorrogação deve beneficiar mais de dois milhões de cidadãos em todo o país.
RK
AL-BA RECOMENDA NÃO RENOVAÇÃO DO CONTRATO DA COELBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) emitiu um relatório nesta terça-feira (3), defendendo a não renovação do contrato de concessão da Neoenergia Coelba, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.
O documento foi elaborado pela Subcomissão de Acompanhamento da Execução do Contrato da Coelba, em resposta à solicitação da empresa para prorrogar o contrato até 2057.
Baseado em quatro audiências públicas, o relatório destaca uma série de problemas na prestação de serviços pela Neoenergia Coelba. Entre eles, estão as frequentes interrupções no fornecimento de energia, o elevado número de reclamações registradas em canais como Procon/BA e Reclame Aqui, além de mais de 44 mil processos judiciais contra a companhia, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A falta de infraestrutura moderna, incluindo redes elétricas e subestações, foi apontada como um dos principais entraves ao desenvolvimento econômico da Bahia. “Setores como a agricultura e a indústria, especialmente no oeste baiano, têm enfrentado grandes dificuldades devido à precariedade do sistema elétrico”, diz o relatório. Um exemplo citado foi a perda total de produção de leite em Itabuna, causada por interrupções prolongadas de energia.
Outro ponto crítico é o impacto financeiro das tarifas elevadas. De 2020 a 2024, a Coelba aplicou reajustes acumulados de 45,59%, colocando a Bahia entre os estados com a energia mais cara do país. Segundo o relatório, esse aumento contribui para a dificuldade de expansão de indústrias em cidades como Camaçari e Feira de Santana.
Além disso, o documento critica a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), considerada excessivamente permissiva com as distribuidoras, sem levar em conta as especificidades locais, como a necessidade de melhorar o acesso à energia em regiões remotas do estado.
O relatório conclui que a Neoenergia Coelba não conseguiu atender satisfatoriamente às demandas regulatórias e operacionais durante o período de concessão. “Dado o quadro atual, é recomendável que o contrato não seja renovado e que uma nova licitação seja considerada”, afirmou o deputado responsável pela análise.
RK



















Batida policial terminou com o fechamento de um laboratório de cocaína e a apreensão de nove quilos da droga, nesta terça-feira (3), em uma casa no bairro Conceição, em Itabuna.
Um policial militar fora do expediente rendeu e executou a tiros um adolescente de 17 anos e baleou outro, 19, em Ondina, Salvador, na madrugada de domingo (1º). Os crimes praticados pelo PM foram gravados por uma testemunha por meio de câmera de celular. A identidade do agente da força de segurança pública não foi divulgada, mas a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) confirmou se tratar de um PM.





