sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ‘Notícias’

MULHER GRÁVIDA É MORTA A TIROS DENTRO DE CARRO

Uma mulher identificada como Luzinete dos Santos Silva, de 32 anos, grávida de 12 semanas, foi morta a tiros na madrugada de segunda-feira (02/12), na cidade de Barra, no oeste da Bahia.

Conforme o G1 Bahia, o crime aconteceu dentro de um carro, em um trecho da BA-161, e o principal suspeito, segundo a Polícia Civil, é o companheiro da vítima, que está foragido. Ele ainda não foi localizado até esta terça-feira (03).

Ela e o suspeito estavam juntos há oito meses. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia.

Luzinete deixou quatro filhos menores de idade, de um relacionamento anterior. A Delegacia Territorial de Barra investiga o caso.

SERVIDORES DO INSS SÃO INVESTIGADOS POR DESVIO DE R$ MILHÕES EM FRAUDES.

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (3), quatro mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Itaberaba, Feira de Santana e Salvador. Os mandados fazem parte da Operação De Volta Para o Futuro, que tem como alvo um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários vinculados à Agência da Previdência Social em Itaberaba, na Chapada Diamantina.

As investigações apontaram que duas servidoras lotadas na agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Itaberaba inseriam vínculos trabalhistas falsos (sem qualquer comprovação documental), referentes a largos períodos do passado, no intuito de conceder para terceiros benefícios previdenciários de aposentadoria indevidos. Segundo informações obtidas pelo CORREIO, uma das servidoras foi presa quando estava em uma academia na cidade.

O valor já desviado seria superior a R$ 9 milhões. Já o prejuízo evitado (valores que seriam pagos caso não houvesse a desarticulação do grupo criminoso) está calculado em mais de R$ 24 milhões. De acordo com as investigações, boa parte dos valores pagos indevidamente pelo INSS aos beneficiários retornava às próprias servidoras e aos intermediários.

Os benefícios fraudulentos concedidos indevidamente pelas servidoras, além de gerarem os pagamentos mensais, também acarretavam o pagamento de altos valores retroativos, pois elas inseriam no sistema datas retroativas para constar como data de início dos benefícios.

Além das fraudes nas concessões dos benefícios, apurou-se que uma das servidoras inseria no sistema ordens de pagamento indevidas, gerando a concessão de créditos de alto valor em duplicidade, referentes a períodos já anteriormente pagos.

Ficou constatado que diversos parentes e pessoas ligadas às servidoras públicas eram beneficiários do esquema de concessão fraudulenta de benefícios. Além disso, foram identificadas pessoas que atuavam como intermediários, indicando pessoas para que as servidoras gerassem os benefícios fraudulentos e repartindo os lucros.

A operação ocorre em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco/Ministério Público Federal) e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social.

JUSTIÇA DIZ QUE AGRESSOR DE PAISAGISTA COMETEU CRIME DURANTE DESTÚRBIO DO SONO E É INIMPUTÁVEL

A 7ª Câmara Criminal do Rio confirmou que o homem julgado por tentativa de feminicídio e agressão contra a paisagista Elaine Caparroz, em 2019 não pode ser responsabilizado pelo crime. O motivo, para a Justiça, é que ele cometeu as agressões devido a comportamentos violentos causados por distúrbios do sono (parassonia).

Ao g1, a vítima, que entrou com recurso, lamentou a nova decisão:

“É uma sensação devastadora, pois cada vez mais no Brasil nós vemos a impunidade”, disse Elaine. O acórdão também determinou que Vinícius Batista Serra não vai precisar pagar a indenização de R$ 100 mil pedida pela vítima. A advogada que representa Elaine já disse que vai recorrer da decisão nos tribunais superiores, e que pode ir ao Tribunal Penal Internacional.

No texto, o desembargador Joaquim Domingos afirma que, apesar de a agressão ter sido constatada e Vinícius ter assumido que cometeu o crime, ele é considerado “inimputável” (que não pode responder pelos crimes).

A decisão ainda determina que Vinícius continue com um tratamento ambulatorial, indo a uma unidade de saúde uma vez por mês e tomando remédios para sua doença, e que seu caso poderá ser reavaliado. Dependendo do resultado, ele poderá ser internado em uma unidade psiquiátrica.

MULHER MORRE APÓS SER ATROPELADA POR BICICLETA MOTORIZADA

Despedida de Jodilza Moura

Vitória da Conquista se despede nesta terça-feira (03) de Jodilza Moura, que nos deixou após lutar contra as consequências de um acidente trágico. A falecimento ocorreu no Hospital de Base, onde estava internada desde o dia 28 de novembro, após ter sido atropelada por uma bicicleta motorizada.

Um Acidente Inesperado

No fatídico dia, Jodilza caminhava pela Avenida Régis Pacheco quando o infortúnio aconteceu. O impacto do acidente foi devastador e, mesmo com a esperança de uma recuperação, a jovem não resistiu aos ferimentos. O evento chocou a comunidade local, que esperava por notícias melhores sobre sua saúde e bem-estar.

O Velório e as Homenagens

O velório de Jodilza Moura acontecerá na Rua Olavo Bilac, no Bairro São Vicente, a partir das 22h, no auditório da Pax Vitória. Amigos, familiares e toda a comunidade estão convidados a prestar suas últimas homenagens a uma pessoa que tocou a vida de muitos. Este é um momento de reflexão e solidariedade, mostrando que, apesar da dor, a memória de Jodilza permanecerá viva entre aqueles que a amavam.

REPRESENTANTES DO BEM QUERER NOEL E DAVI NOGUEIRA SÃO OS ENTREVISTADOS DO “TUDO TOP FASCINAÇÃO” NA MANHÃ DESTA QUARTA (04)

O Programa “Tudo Top Fascinação” entrevista na manhã desta quarta (04), os representantes do Bem Querer, Noel do Bem querer e Davi Nogueira

Assunto em Pauta:

* Ponte Molhada do Bem Querer; benefícios da construção deste equipamento ligando o Pont0 Certo ao Bem querer.

*O sofrimento dos moradores para chegar de carro, caminhão, ônibus e outros veículos até o outro lado do rio.

*Demora no deslocamento das Viaturas das Polícias de Civil e Militar, Ambulâncias e veículos entregas de Material de Construção e Supermercado.

Telefone liberado e participação maciça dos ouvintes

O programa vai ao ar, de 08h30 às 10h na Renomada Rádio Fascinação FM 92.3.

Você pode participar pelo fone/zap: (77) 99211-2610.

CITADO EM DELAÇÃO, RUI COSTA CRITICA MINISTÉRIO PÚBLICO E JUDICIÁRIO POR SOLTAR ‘LADRÕES’ DO CASO RESPIRADORES

Citado na delação premiada da empresária responsável pela venda de 300 respiradores durante a pandemia da covid-19, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), atacou ontem o Ministério Público e o Judiciário por, segundo ele, soltarem “ladrões” envolvidos no caso dos equipamentos.

“Infelizmente, eu um dia quero ver transparente o motivo que fez com que o Ministério Público tivesse pedido para soltar os ladrões, e a juíza resolveu soltar os ladrões. Até hoje, nós não resolvemos essa situação. Eventos como esse não aconteceram só no Brasil, aconteceram em vários lugares do mundo. Só houve uma diferença. Nos outros lugares do mundo, se prenderam os ladrões e se exigiram imediato a devolução do recurso”, declarou Rui Costa, durante evento promovido pela BYD.

O governo baiano pagou R$ 48 milhões em um contrato, mas os respiradores nunca foram entregues. Em abril deste ano, o UOL divulgou a delação premiada da empresária Cristiana Taddeo, da Hempcare, responsável pela venda dos equipamento. Ela afirma que o negócio foi intermediado por um empresário que se apresentou como sendo amigo de Rui Costa e da então primeira-dama Aline Peixoto.

“Um caminhão tomba na estrada, e o motorista está preso entre as ferragens. Algumas pessoas, ao invés de salvar o motorista do caminhão, vão tentar roubar a carga do caminhão. Assim foi na pandemia. Muitos estavam tentando salvar a vida das pessoas, e outros tentando roubar quem estava salvando a vida das pessoas”, declarou Rui Costa.

A BAHIA TEM O PIOR ÍNDICE DO BRASIL: SÓ 15% DOS HOMICÍDIOS DOLOSOS SÃO ESCLARECIDOS

Segundo o levantamento, a maioria das denúncias (12%) foi enviada no mesmo ano do crime, enquanto os outros 3% foram encaminhados pelo MP-BA à Justiça em 2023. Isso significa que 85% das investigações sobre homicídios dolosos na Bahia não avançaram.

Beatriz Graeff, coordenadora do estudo, ressalta que o estado é também líder em números de homicídios dolosos no Brasil, o que pode sobrecarregar uma Polícia Civil sem investimento. “Esclarecer homicídio é um fator de redução de homicídio”, explica ao UOL.

Para Beatriz Graeff, é preciso repensar uma política de segurança pública voltada ao enfrentamento. “A maioria dos estados prioriza a ação ostensiva na segurança, a resposta rápida, a prisão em flagrante, que são características relacionadas à PM. Nossas políticas públicas tendem a priorizar essa postura porque é mais visível, traz mais retorno ao gestor”, avalia.

PESQUISA INDICA QUE COMER APÓS DETERMINADO HORÁRIO PODE ARRUINAR SEUS NÍVEIS DE AÇUCAR NO SANGUE

Estudo investigou o impacto da ingestão habitual tardia de calorias no metabolismo da glicose em adultos

Pesquisadores da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) e da Universidade de Columbia publicaram recentemente um estudo no periódico Nutrition & Diabetes que mostrou que comer uma refeição grande depois de um certo horário pode causar estragos nos níveis de açúcar no sangue.

O estudo investigou o impacto da ingestão habitual tardia de calorias no metabolismo da glicose em adultos com sobrepeso ou obesidade, pré-diabetes controlado por metformina ou diabetes tipo 2, independentemente do peso corporal, massa gorda, ingestão energética ou composição da dieta.

Os dados sugerem que consumir mais de 45% das calorias (quase metade da ingestão diária de alimentos) depois das 17h, implica em níveis mais altos de glicose.

Isso não significa necessariamente que jantar depois das 17h afetará a capacidade do seu corpo de quebrar açúcares, mas uma refeição pesada, especialmente se for a principal refeição do dia, pode afetar.

Isso pode ocorrer porque a capacidade do corpo de metabolizar glicose é limitada à noite devido a ritmos circadianos, que regulam processos metabólicos ao longo do dia.

À noite, há uma redução na sensibilidade à insulina, hormônio que ajuda as células a absorverem glicose. Isso ocorre porque o corpo prioriza outras funções, como reparo celular e liberação de hormônios relacionados ao sono.

Além disso, a redução da atividade física noturna diminui a demanda por glicose, contribuindo para a menor eficiência do metabolismo.

Detalhes do estudo

Ao todo, 26 pessoas participaram do estudo. Elas foram divididos entre o grupo que tinha o hábito de comer tarde, ingerindo 45% das calorias diárias após as 17h, e o grupo que comia mais cedo. A ingestão calórica diária dos dois grupos foi avaliada ao longo de 2 semanas.

O primeiro grupo exibiu concentrações de glicose mais altas após um teste oral de tolerância à glicose, independente do peso corporal, massa gorda, ingestão diária de energia e composição da dieta.

As consequências do alto nível de açúcar no sangue

Manter altos níveis de glicose por longos períodos de tempo pode ter implicações, incluindo um risco maior de progredir para diabetes tipo 2, um aumento no risco cardiovascular devido aos danos que altos níveis de glicose causam aos vasos sanguíneos e aumento da inflamação crônica, o que agrava os danos cardiovasculares e metabólicos.

IDOSO É MORTO A TIROS DEPOIS DE TER CASA INVADIDA E ROUBADA NA ZONA RURAL

Um idoso de 69 anos foi morto a tiros depois de ter a casa, que fica na zona rural de Jequié, invadida por bandidos na manhã de sábado (30). Ele foi identificado como sendo Roque dos Santos.

De acordo com a Polícia Civil, a esposa de Roque contou que homens armados invadiram a propriedade do casal, na Estrada do Limoeiro, e roubaram uma motocicleta, um celular e a quantia de R$ 5 mil.

Em seguida, os homens atiraram contra a vítima, que morreu no local.

Policiais militares do 19º BPM foram acionados para averiguar a ocorrência e a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Jequié realiza diligências investigativas para identificar a autoria do latrocínio.

CONSUMO DE OZEMPIC E MOUNJARO PODE CAUSAR DESNITRIÇÃO, ALERTAM ESPECIALISTAS

Os remédios para diabete prescritos de maneira off-label para o emagrecimento, a exemplo do Ozempic, Mounjaro e Wegovy, podem causar desnutrição em alguns pacientes. Por conta do consumo dos produtos, esses usuários podem passar períodos maiores sem comer ou com refeições menores, fenômeno natural para o tratamento.

Porém, algumas dessas pessoas podem passar pela desnutrição, que mesmo sendo associada à magreza extrema, se define como carência de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo, como vitaminas e minerais. A falta desses elementos pode causar fadiga e tontura.

“O fato de uma pessoa ter excesso de gordura no corpo não significa que ela tem vitaminas, minerais e fibras suficientes”, disse o médico Marcio Mancini, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Conforme publicação do Metrópoles, os médicos têm alertado que o processo de emagrecimento desses medicamentos precisam ser acompanhado por um nutricionista

“Como diminui a fome e a ingesta calórica, a pessoa acha que quanto menos comer, melhor. Não toma café da manhã, não almoça, vai para a academia e passa mal. Depois, ele atribui esse e outros sintomas, como dor de cabeça, ao remédio”, afirmou o endocrinologista Fábio Trujilho.

Além disso, o procedimento que causa à perda expressiva de peso de 25 a 30%, em média, pode ocasionar ainda má absorção de nutrientes, levando à carência de ferro, anemia, cálcio causando até uma osteoporose, já que remédios à base de liraglutida (Saxenda), semaglutida (Ozempic e o Wegovy), e tirzepatida (Mounjaro) levam à perda de peso superior a 15%.

“O paciente que passa pela cirurgia bariátrica vai tomar vitaminas e minerais pelo resto da vida. Por isso, antes e depois da cirurgia, as vitaminas e os minerais são medidos em exames de sangue para checar se a suplementação está adequada”, afirma Mancini.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia