A situação que o parque Zoomatinha vive é de extremo abandono, pois são várias ocorrências policiais registradas, dando conta de sumiços de diversos animais silvestres.

O caso do sumiço do Jacaré do papo amarelo repercutiu em toda Bahia, um animal de grande porte que segundo o ex secretário Carlos Leôncio de Meio Ambiente, foi morto dentro do parque por 4 homens que usaram uma escopeta calibre 12 e depois de abater levaram o animal.

Depois tivemos o caso da Arara, animal do  parque que foi furtado e vendido ao Pai de Santo, que comprou o animal e o devolveu ao parque. O individuo que vendeu o animal, queria matar e come-lo. Ao saber disso o Pai de Santo logo comprou e salvou a vida da Arara.

Mas no último sábado (28) ficamos sabendo que, mais animais acabaram sumindo, o responsável técnico pelo parque Zoomatinha prestou queixa na polícia civil.

Um menor de 12 anos invadiu o parque pelos fundos, foi até o viveiro de um “Gavião da Cauda Branca”, passou pela tela que envolve o viveiro e com um estilingue acertou o animal na cabeça. Quando o menor se preparava para levar o animal pra casa, foi surpreendido pelos GMs  que apreendeu o menor a acionou a polícia civil.

Nossa reportagem esteve na Zoomatinha e constatamos a veracidade do fato. O animal estava no freezer pois se o deixasse no tempo, iria entrar em estado de decomposição e o responsável técnico Robert, nos mostrou o Gavião.

Também constatamos que duas Queixadas (A queixada é um mamífero que vive em partes das Américas do Sul e Central. A queixada é um porco-selvagem.), uma os elementos conseguiram levar e sangrar próximo ao rio.

A outra foi morta a pauladas dentro do recinto, mas não conseguiram levar o animal porque os outros animais reagiram e foram para defender o amigo. No viveiro deles a parede ficou com marcas da violência, manchada de sangue.

A nossa reportagem também teve acesso ao animal e constatamos a veracidade do fato. Uma pena!

O assustador é que ficamos sabendo que só nos últimos dias, foram  roubados do parque uma grande quantidade de animais. Foram roubados do parque: 12 coelhos, 3 Jabutis, duas queixada e um gavião.

Segundo informações esses furtos acontecem com frequência, isso porque não há a quantidade necessária de vigilantes.

Por Eliomar Barreira