Um artista russo que vive em Nova York ficou indignado ao ver uma foto de uma socialite conterrânea sentada em uma espécie de cadeira racista. Se trata da mulher do bilionário russo Roman Abramovich. Daria Zhukova publicou a foto na rede social sentada em uma cadeira a qual o assento é uma mulher negra.
Para rebater, o artista Sasha Kargaltsev fez a foto de um homem negro nu sentado em um homem branco, também sem roupas. Em recente entrevista, ele se disse indignado ao constatar o racismo em seu país. “Me deixa muito triste ver que o racismo está sendo glamourizado e passando a ser não somente aceitável como ‘na moda”, afirmou ao site Opera.
Ele explicou também o que pretendia com sua releitura. “Eu queria unir o meu sentimento de repulsa ao racismo e à homofobia em uma mesma foto, já que os preconceitos estão interligados”, conta. Ele diz ainda que as atitudes de Zhukova refletem o pensamento do país. “Ela não esperava essa reação tão negativa. Isso apenas demonstra a arrogância dos multimilionários russos”.
A socialite chegou a pedir desculpas publicamente, caso tenha ofendido alguém.