O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT), disse que não apoiará o candidato do PT ao governo do estado, Rui Costa, na corrida pelo Governo do Estado este ano. De acordo com o pedetista, a aliança foi quebrada depois que dirigentes do PT local colocaram “um ponto final” na relação, durante articulação em 2013.

Humberto Leite afirmou, em entrevista à Rádio Andaiá FM, ter sido humilhado pelos petistas. “Deram publicidade ao evento, me expondo. Caí no ridículo. Se a cúpula do PT municipal e o governador Jaques Wagner não se desculparem, não apoiarei o candidato e ficará tudo como está. Essa é minha condição, um pedido de desculpas formal é o que quero e ponto final”.

Em resposta, o presidente do PT em Santo Antônio de Jesus, Zenilton Conceição, disse para a Tribuna da Bahia que em um primeiro momento pensou “que fosse uma piada”. “Se trata de uma inversão de fatos. Cumprimos a nossa parte, apoiamos o prefeito e em contrapartida ficou garantido que iríamos participar do governo com uma secretaria que iria ser criada e algumas outras funções. O acordo foi aprovado pelo nosso diretório, os nossos dois vereadores apoiaram. As pessoas faziam gozação da gente, dizendo: ‘vocês fizeram um acordo de cego’. Em política há articulação ou inabilidade de se cumprir compromisso. Se houve humilhação foi por parte do prefeito em relação ao Partido dos Trabalhadores, que ficou sete meses aguardando o cumprimento do acordo fechado com ele, e que chegou em agosto sem que se cumprisse”, informou.

Sobre as consequências que esse rompimento local pode gerar na eleição que está por vir, Zenilton lembra que Humberto Leite é membro do PDT, partido que apoia o governo Wagner, e que tem um de seus líderes, o deputado Marcelo Nilo, como nome forte para ser vice na chapa que terá como candidato a governador o petista Rui Costa.

“Um prefeito de uma cidade como Santo Antônio de Jesus deve prezar por um bom relacionamento com o governador, com as lideranças de nível estadual. É isso que a população espera dele”, concluiu Zenilton.