:: 16/fev/2014 . 22:58
Drama sem fim: Ônibus escolar super lotado em Itapetinga revolta pais de alunos
Pais de alunos que dependem do transporte escolar para levar seus filhos à escola estão revoltados com a forma que a “Sereníssima ” secretária de Educação vem tratando a educação no município. De acordo com eles, desde que as aulas iniciaram as crianças são levadas espremidas dentro do veículo locado. Informações colhidas por nossa reportagem, dão conta de que, até o momento a secretária de Educação, só contratou um ônibus para levar duas turmas de estudantes do Residencial 12 de Dezembro até as Escolas Augusto de Carvalho e Jandiroba. O resultado da negligência é, enfrentamento dos alunos e riscos de acidentes no interior do veículo, a preocupação dos pais é com a integridade física dos filhos. Início de ano letivo com muitas reclamações e, por incrível que pareça, Sibele Nery ainda não se pronunciou.
Polícia Militar/BA prorroga inscrições de 70 vagas para formação de oficiais
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) prorrogou as inscrições do concurso para admissão no Curso de Formação de Oficiais (CFO) com 70 vagas. Agora, interessados terão até 16 de fevereiro para se inscrever no certame, pelos siteswww.concursopm.uneb.br e www.consultec.com.br. A taxa custa R$ 115.
Do total de chances, 63 são para homens e sete para mulheres. Para participar é preciso ter nível médio completo no ato da matrícula, carteira de habilitação na categoria B e, no máximo, 30 anos de idade.A Consultec é a banca organizadora.
A primeira etapa do concurso será provas objetiva e discursiva, em 13 de abril, em Salvador, seguida de avaliação físico-mental e de idoneidade moral, avaliação psicológica, exame médico-odontológico, teste de aptidão física, investigação social e exame de documentação.
Blitze do IPVA chega a Itapetinga
Foto: Blog do Diga Diga
As blitze para abordagem de contribuintes em débito com o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são reiniciadas neste mês em cidades do interior do estado. As primeiras operações ocorrem na próxima semana em Juazeiro e em Santo Antônio de Jesus. Também serão fiscalizados os municípios Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Itapetinga, Alagoinhas e Irecê. As fiscalizações são realizadas conjuntamente pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), Detran-Ba, Polícia Militar e prefeituras. Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados em 2013 por terem um débito acima de R$ 500 de licenciamento com o tributo. A maioria (91 mil) estão no interior. Para evitar que o débito seja inscrito em dívida ativa, o cidadão devem regularizar a situação fiscal através do pagamento integral ou parcelamento do débito do IPVA. Durante as operações, se tiver o veículo retido, ele recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor do débito e deverá quitá-lo para evitar apreensão e reboque. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Sefaz pelo 0800 071 0071.
Índios tentam invadir delegacia
Índios tentaram invadir uma delegacia em Euclides da Cunha, oeste baiano, para protestar contra a morte de uma criança de dois anos no último sábado (15). Segundo a imprensa local, o grupo tinha aproximadamente 50 índios. O cacique deles pediu a soltura do preso e prometeu fechar uma pista da região se fosse contrariado. O motivo de querer o homem solto não foi esclarecido. *Com informações da TV do Cumbe.
Povo de Itabuna se rebela com morte de jovem atropelado por viatura

Jovem é espancada, baleada na cabeça e arremessada de veículo ao voltar de festa

Especialistas alertam para aumento do fenômeno e avisam: “quanto antes se detectar, mais fácil prevenir”
No Brasil, estima-se que haja uma média de 25 suicídios por dia. Uma tentativa aumenta em 50% a chance de uma segunda investida. E mais de 90% dos casos estão ligados a problemas de saúde mental. Como se fala muito pouco sobre o assunto — salvo quando um caso como o do músico Champignon ganha as manchetes — os indícios do suicídio, considerado um tabu social, são mal conhecidos.
“Entre 1980 e 2010, oficialmente 195.607 pessoas se suicidaram no Brasil, o equivalente a três bombas atômicas como a de Hiroshima”, contabiliza o o sociólogo Gláucio Soraes, professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ, em artigo publicado na Revista Inteligência em edição de junho de 2012. “Ainda que condenado por muitas religiões, produto de desvios tenebrosos da nossa alma, o suicídio recebe menos atenção do que os eventos catastróficos”.
A única forma de evitá-lo é adotar estratégias de prevenção e, para isso, é preciso conhecer os sinais.

“Estão envolvidos em uma tentativa de suicídio os fatores predisponentes, como genética, psiquismo do indivíduo, círculo social, ambiente familiar e até religião. E os precipitantes, aqueles fatores que motivaram o ato”, diz José Manoel Bertolote, autor do livro “Suicídio e sua Prevenção” (Editora Unesp) e especialista em psiquiatria da Unesp em Botucatu.
Mas 90% dos casos de suicídio estão atrelados a algum problema de saúde mental, como depressão, transtornos de personalidade, alcoolismo, abuso de drogas, bipolaridade ou esquizofrenia, entre outros.
“Quem fala não faz” é um mito comum sobre o suicídio. A maioria dos suicidas dá sinais claros de que vai se matar. “São praticamente anúncios. Normalmente os mais jovens são mais diretos. Eles verbalizam claramente, ou avisam pelas redes sociais, por email. Já os mais idosos são mais sutis. Eles se despedem distribuindo posses”, diz Bertolote.
Há também os sinais indiretos, que precisam ser decodificados. Um tipo de sinal, neste caso, é começar a colocar a vida em risco, como abusar de álcool e drogas, dirigir de forma irresponsável, brincar com armas de fogos perigosas. São os chamados suicidas passivos.
Para Karen Scavacini, gestalt terapeuta e mestre em saúde pública de promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio, outro mito é relacionado ao tabu que cerca o tema:perguntar se a pessoa pensa em se suicidar não a induzirá ao ato. Ao contrário, falar sobre o assunto pode salvar muitas vidas. “Se você ficou desconfiado diante dos sinais, pergunte a ela: ‘você está pensando em se matar?’ Faça então um encaminhamento desta pessoa. Não precisa ser só para o psicólogo ou para o psiquiatra. Pode ser para o padre, o diretor da escola, o agente comunitário, o bombeiro”, aconselha Karen.

Um estudo realizado pela Unicamp detectou que, no Brasil, 17 de 100 pessoas pensam seriamente em se matar. Com o silêncio que cerca o tema, a abordagem do suicídio como problema de saúde pública ainda engatinha. “Não existe no País saúde pública que dê conta deste fenômeno. A Estratégia Nacional de Prevenção continua até hoje no papel. O médico da unidade básica deveria ser o primeiro a detectar indícios”, diz.
Na Europa, as taxas de suicídio estão diminuindo porque a prevenção funciona. Já nos Estados Unidos foi lançada a campanha “Amigo bravo é melhor que amigo morto”, para incentivar os jovens a não manterem segredo e contarem o que sabem sobre as intenções dos colegas. “No Brasil, simplesmente não se fala no assunto”, completa Karen.
Mudança brusca
A voluntária do CVV Adriana Rizzo, que dedica quarto horas por semana para ouvir e aconselhar pessoas que pensam em se matar, diz que mudanças bruscas de comportamento são as principais pistas que o suicida dá. “Eram pessoas muito tímidas e, do nada, ficam muito agitadas. Também acontece uma retirada da vida social, um isolamento, ou abuso de álcool e drogas“, alerta.
Além da mudança de personalidade, ligue o alerta quando notar grande alteração alimentar ou de sono, sentimento de desvalor e desesperança. Pessoas que tiveram perdas recentes, como mortes, divórcio, histórico familiar de suicídio ou que tiveram diagnóstico de doença grave, fazem parte do grupo de risco.
O quanto antes se detectar, mais fácil prevenir. “Bem como intervir em crises”, conta a voluntária Adriana. “O nosso trabalho é oferecer atenção e conversar com a pessoa sobre um assunto que ela quer dividir e não consegue, pois se sente julgada, criticada. Ao desabafar e compartilhar o que está lhe afligindo, ela se sente valorizada. A gente procura a entender por que ela quer desistir de viver. Para o copo não transbordar, ela precisa esvaziar o que está sentindo antes”.
Ambivalência
Nem todo suicida quer morrer, apenas quer mudar a situação. Todo suicida é ambivalente: uma hora ele quer, na outra não. De acordo com Bertolote, isso explica porque muitas vezes, quando o suicida fez uso de um método letal e está à beira da morte, bate o desespero e ele se arrepende.
Tanto para quem convive com um suicida em potencial ativo, que toma objetivamente a decisão, quanto para quem vive com um passivo, que adota comportamento abusivo em busca de um “acidente”, o conselho mais importante é não ignorar qualquer sinal. Leve a sério as ameaças e tome providências para ajudar a pessoa em risco. “O tratamento dos transtornos mentais é a primeira intervenção. Isso porque a maioria dos suicidas têm um transtorno como depressão, alcoolismo ou esses dois males associados”, diz Bertolote.
Isis libera empregadas para ficar à vontade com Cauã em casa

1
Vídeo: tarada, Aline ataca casal lésbico e beija Clara e Vanessa no BBB
Esse povo do BB14 está mesmo soltinho. Na festa “Pirata” que aconteceu no sábado (15), rolou beijo triplo e lésbico. Aline, sem conseguir nada com Slim mesmo após de ter se insinuado várias vezes para o rapaz, resolveu atacar o casal homossexual da casa, Clara e Vanessa. A duas estavam se esfregando dentro de uma jaula, quando Aline se pendurou na grade e gritou “abusem de mim, pelo amor de Deus”. As garotas prontamente atenderam ao pedido da ruivinha que não só foi abusada, como partiu pra cima do casal e beijou as duas. O negócio foi quente… Assista:
bandido morre em troca de tiros após assaltar policial
Um policial militar à paisana chegava à sua residência com o filho de quatro anos no Bairro Leolina de Sá, em Guanambi, quando foi abordado por um homem armado, na noite deste sábado (16). Com o cano do revólver na barriga da criança, o bandido o ameaçou e acabou levando a carteira do policial.
Assim que o assaltante fugiu, a vítima solicitou reforço e passou a persegui-lo. Ao perceber a perseguição, o marginal deflagrou tiros e tentou se esconder no interior de uma construção: houve o revide e o acusado foi baleado. Uma guarnição da PM que chegou de imediato chegou a acionar o socorro, mas quando a equipe do SAMU chegou ao local, o homem já estava morto.
As informações são do site Sudoeste Bahia.