assalto-motoO município de Itapetinga, no sudoeste baiano, distante 596 km da capital, registra uma diminuição no índice de crime contra a vida (Homicídios e tentativas) nos últimos dias, mas se preocupa em relação ao crime contra o patrimônio (furtos, arrombamentos e assaltos a mão armada).

É que ultimamente comerciantes de diversas atividades (padarias, farmácias, mercearias, salão de beleza, mercadinhos, supermercados, açougues, trailer de lanches e até Igrejas) têm sido alvo de bandidos armados que utilizam as mesmas características durante a ação criminosa.

Geralmente são dois marginais abordo de uma motocicleta de cores variadas (as vezes utilizam moto preta, vermelha, amarela, da marca Honda, Yamaha e até Suzuki). O safardana do carona é o marginal que desce da moto de arma em punho enquanto seu comparsa fica em local estratégico aguardando o sucesso do roubo para empreender fuga pilotando a motocicleta.

A (s) dupla (s) da (s) moto (s) misteriosa (a) já fez (fizeram) inúmeras vítimas na cidade, cidadãos comuns, comerciantes em geral, bolsas arrancadas das mãos das vítimas, celulares gananciados, vítimas ameaçadas com arma de fogo, outras agredidas fisicamente. Celular e bolsas volumosos são alvos preferidos dos bandidos.

A Delegacia Territorial de Itapetinga está se empenhando ao máximo para elucidar todos os crimes até então registrados. A Divisão de Crimes Contra o patrimônio (DCCP) está monitorando as ocorrências, já indiciou vários marginais que acabaram sendo condenados pela justiça criminal, alguns cumprem pena no Conjunto Penal de Jequié.

Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil tem efetuado prisões de indivíduos armados com as mesmas características daqueles que praticam assaltos a mão armada na cidade. Em muitos casos as vítimas nem sempre registram Boletim de Ocorrência, que contariam com uma série de informações sobre a ação e características dos autores. Os delegados, investigadores e escrivães de polícia estão empenhados em continuar trabalhando para chegar aos assaltantes da moto ou motos misteriosas.

Por sua vez, a Polícia Militar continua nas ruas com Rondas Ostensivas da ROTAM e PETO efetuando prisões, apreensão de armas de fogo, combate ao tráfico de drogas, apreensão de adolescentes infratores, Serviço de Inteligência com levantamento de dados, campana em locais estratégicos, visando o combate e a prevenção ao crime. O comandante da 8ª CIPM, Major PM Sandro Crispim Ferreira Lopes em conversa com nossa reportagem afirmou que a situação é preocupante, mas a PM vai continuar se empenhando no sentido de coibir toda e qualquer ação criminosa na área de abrangência da Companhia Independente de Polícia Militar.

Disse ainda que durante o período de carnaval todas as Companhias e Batalhões da Polícia Militar sofrem baixa no efetivo devido a saída de muitos policiais para reforçar a segurança nas cidades baianas que realizam carnaval, mas garantiu que Itapetinga não ficará desassistida ou sem policiamento. Que após o período de carnaval pretende ampliar as Rondas Ostensivas no município e já está cobrando da SSP/BA novas viaturas para atender a demanda da população, ao tempo em que se colocou a disposição de todos e afirmou que as portas do Quartel ou Companhia estão abertas.

Fonte: Itapetinga na Mídia