herzemA Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (30) um requerimento solicitando do Estado os contratos firmados entre terceirizados e hospitais da iniciativa privada com o SUS. O requerimento, do deputado Herzem Gusmão (PMDB), também pede informações detalhadas sobre os preços e os serviços prestados nos contratos.

O deputado chamou atenção para a forma de escolha feita pela Secretaria de Saúde nos convênios com unidades de saúde. Herzem citou o exemplo da Santa Casa de Misericórdia (Hospital São Vicente), em Vitória da Conquista, que cresceu muito e fez parcerias até com o Hospital Santa Izabel, de Salvador. No entanto, o Governo preferiu firmar contrato com o IBR, em detrimento da entidade filantrópica.

“Entendo que se os hospitais públicos não conseguem atender toda a demanda, a parceria pode ser feita com as entidades filantrópicas. Na ausência dos dois, entra a iniciativa privada. O convênio entre o governo e o IBR, na minha opinião, fere os bons princípios da administração pública”, afirmou o deputado.​