papa1

O papa Francisco inicia neste domingo uma viagem de nove dias por três países da América Latina: Equador, Bolívia e o Paraguai. Segundo informações da Agência Brasil, será a viagem mais longa desde que o pontífice foi eleito, em março de 2013. Até o próximo dia 13, ele fará 22 discursos e embarcará sete vezes em um avião para percorrer 24 mil quilômetros.

O papa vai abordar temas como participação da Igreja Católica no debate democrático, o respeito pela identidade cultural de cada país, a proteção do ambiente e das famílias, informou o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Jorge Bergoglio visitará Quito e Guayaquil, no Equador; La Paz e Santa Cruz, na Bolívia; Assunção e Caacupé; no Paraguai. Sem parte do pulmão, o argentino vai mastigar folhas de coca para não ser acometido com o “mal das montanhas”, quando estiver em La Paz, a 3.700 metros de altitude.

Cinco missas ao ar livre serão celebradas pelo papa e a expectativa é de que compareçam, em cada uma, entre 1 e 2 milhões de pessoas. Serão usadas línguas indígenas, como guarani, quechya e amaira para fazer as orações e cânticos. A missa final será em Nu Guazu, em Assunção, onde são aguardadas mais de 1 milhão de fiéis da Argentina, do Uruguai e do Brasil.