viaturaUma pesquisa realizada pelo Datafolha, encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que 62% dos moradores de cidades com mais de 100 mil habitantes têm medo de sofrer agressão da Polícia Militar.

O levantamento mostra ainda que entre os que relatam ter medo da PM, a maioria é jovens, pobres, autodeclarados pretos e moradores do Nordeste. A pesquisa mostra ainda que 53% da população tem medo de sofrer violência da Polícia Civil.

“A população sente que ou vai ser vítima do criminoso ou da própria corporação”, disse professor da FGV e vice-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

A consulta do Datafolha mostrou também que 81% dos entrevistados temem ser assassinados. Na pesquisa de 2012, eram 65%. Dos que têm medo de morrer, 49% disseram acreditar que podem ser vítimas de homicídio já no próximo ano. Em 2012, eram 29%.

Mulheres, moradores do Nordeste e autodeclarados pretos são os que mais temem ser assassinados. Estudos têm mostrado que as altas taxas de homicídios, dos anos 2000 para cá, migraram dos grandes centros do Sudeste, como Rio e São Paulo, para o Nordeste.

Os negros são as principais vítimas. Quanto às mulheres, há algumas hipóteses para explicar o temor da morte por assassinato, como o medo da violência doméstica, diz Lima. Ainda segundo a pesquisa, 52% da população tem algum parente ou conhecido que foi vítima de homicídio.