Maria Silvia Bastos Marques é economista e já foi presidente da CNS e foi secretária de Finanças da Prefeitura do Rio de Janeiro

Presidente-do-BNDES

A economista Maria Silvia Bastos Marques vai ser a nova presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de acordo com a informação dada pela assessoria do presidente em exercício Michel Temer, durante o final da tarde desta segunda-feira (16). Marques vai ser a primeira mulher na história a chefiar a instituição, cuja uma das as atribuições é o financiamento de grandes obras e projetos no país.

Maria Silvia Bastos Marques é a primeira mulher indicada pela equipe de Temer após ele se tornar presidente em exercício, lembrando que o ministério do peemedebista é exclusivamente masculino. A economista é experiente e já ocupou cargos como a presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN),  ela também já foi secretária de Finanças da Prefeitura do Rio de Janeiro e já foi-diretora do próprio BNDES.

A nomeação foi feita pouco tempo depois da presidente afastada, Dilma Rousseff, criticar a ausência de mulheres e negros nos ministérios de Temer. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, também do PMDB, justificou a atitude do presidente em exercício dizendo que os demais partidos que apoiam o novo governo e detêm ministérios não indicaram mulheres.

O atual ministro do Planejamento, Romero Jucá, disse que a escolha de Maria Silva Bastos Marques não tem qualquer relação com uma possível preocupação de Temer de colocar uma mulher em um dos altos cargos do governo. Ele disse que a decisão do presidente, na nomeação de Marques, foi única e exclusivamente por causa da competência e experiência dela.