001

O autor do atentado terrorista que matou mais de 80 pessoas em Nice planejou o massacre “vários meses antes de passar à ação” e contou com a cooperação de vários cúmplices, entre eles as cinco pessoas que continuam detidas, informou nesta quinta-feira (21) o procurador-geral da República da França, François Molins.

“A investigação em curso desde a noite de 14 de julho avançou e não só confirmou a natureza premeditada do assassinato perpetrado por Mohamed Lahouaiej Bouhlel, mas também mostra que ele se beneficiou de ajuda e cumplicidade”, disse.

De acordo com ele, houve “avanços notáveis” na investigação nas últimas horas, que apontam para um atentado melhor preparado e com mais participantes do que as autoridades acreditavam no começo. Segundo o procurador, cerca de 400 agentes trabalharam na ação.

As cinco pessoas detidas enfrentam acusação preliminar de terrorismo por causa da possível ajuda a Bouhlel. São dois homens franco-tunisianos, um albanês, um tunisiano e uma mulher franco-albanesa, todos entre 21 e 42 anos. Nenhum dos cinco detidos estava fichado pelos serviços de inteligência, acrescentou o procurador.