psdb pmdb

Com o rompimento dos peemedebistas com os petistas no âmbito federal, os tucanos viraram os maiores aliados do PMDB para eleições municipais deste ano, conforme informações do jornal Estado de São Paulo.

De acordo com a publicação, em 2012, o PMDB fechou 282 coligações nas quais tinha um petista como vice (12% do total das candidaturas peemedebistas). Em 2016, o número caiu para menos da metade: 124 (5% do total).

Com isso, os tucanos subiram para o primeiro posto no ranking de coligados com os peemedebistas, enquanto os petistas passaram para o terceiro lugar, atrás dos pedetistas. Em 2012, PMDB firmou 171 alianças tendo como vice o PSDB.  Neste ano, apesar de ter caído para 161, os tucanos viraram os maiores aliados do PMDB.

O afastamento entre as legendas da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e do presidente em exercício Michel Temer (PMDB) também fica evidente pelo lado dos candidatos a prefeito do PT, que tiveram 213 vices do PMDB na eleição passada e terão apenas 76 na disputa deste ano.

No total, o número de alianças entre PMDB e PT, com um ou outro partido na cabeça de chapa ou no cargo de vice, caiu de 495 para 200 – uma redução de cerca de 60%.