9Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Rodrigo Hagge recebeu em seu gabinete alunos do Colégio Adventista de Itapetinga. Reunidos, os adolescentes bateram um papo descontraído com o prefeito. Quando questionado sobre sua motivação para entrar na carreira política, ele não titubeou: O exemplo do avô e as mudanças que a cidade precisa enfrentar. “Além disso, há a necessidade do jovem entrar na política, despertar neles o interesse em fazer parte da construção da nossa cidade, do nosso país. Se eu fizer um jovem pensar na possibilidade, acredito que consegui promover alguma transformação na minha cidade”, afirmou Rodrigo Hagge. 


O prefeito falou ainda sobre vocação, a vivência na nova função, a difícil rotina e os problemas encontrados na administração pública. “As dívidas são absurdas e cada vez maiores. A arrecadação caiu em cerca de 40%. A crise no país afeta a todos diretamente. A prefeitura é hoje uma empresa falida com uma receita que não cobre as despesas mínimas. Aliado a todos esses obstáculos, ainda temos uma população que não aceita bem as mudanças quando elas lhe atingem. Mas a gente precisa mudar, se renovar”, explicou.
Rodrigo não perdeu a oportunidade de falar sobre a importância da formação escolar, principalmente no período que os pequenos entrevistadores estavam. Para ele, sua formação vem auxiliando em muito no dia a dia do trabalho. Formado em Direito, com pós-graduação em áreas administrativas e eleitorais, o prefeito afirma que o conhecimento lhe dá base para desempenhar a função conquistada pela sua vocação. Por isso, afirma, vem investindo na educação pública. “Avançamos muito na educação municipal e no próximo ano daremos passos maiores ainda. Já reformamos escolas interditadas pelo Ministério Público e temos previsão de entregar à população, completamente reformadas, mais umas: a Dona Geni, em Bandeira, e a Manoel Novaes, aqui na sede, a primeira escola municipal com educação em tempo integral. Já estão em andamento a reforma de mais 6 escolas rurais. Além disso, investimos na compra de materiais didáticos de excelência, capacitação de professores e uma merenda escolar que nos enche de orgulho por sua qualidade”, falou o prefeito.
O papo continuou com assuntos como pontos positivos e negativos da função, problemas do dia a dia e a necessidade de se construir uma cidade melhor para todos.