09Na noite desta quarta-feira, 22, a Secretaria de Educação e Cultura convidou os produtores culturais, artistas e todos aqueles que se interessassem pelo tema para o que o secretário Geraldo trindade chamou de “uma conversa informal”. Reunidos no auditório da secretaria, os convidados ouviram que aquele momento era necessário para “estreitar laços, jogar por terra questões políticas, com o objetivo de construir uma realidade cultural diferente para Itapetinga, que é um importante polo regional”, afirmou Trindade que garantiu que a reunião seguiria “sem receios de falar ou escutar, para que possamos expor situações e detectar um diagnóstico da cultura em Itapetinga”.
Na oportunidade, Geraldo explicou que, durante a construção do Plano de Governo da atual gestão, foi decidido que a Cultura teria uma pasta independente da educação. O Projeto de Lei de Reforma Administrativa que contemplava a mudança, por questões estruturais e financeiras, ainda não foi para votação na Câmara de Vereadores e, por isso, para o melhor encaminhamento das questões do setor, a cultura foi integrada à educação. “Embora não possamos utilizar a verba da educação para movimentos culturais – mesmo estando sobre a mesma coordenação – utilizaremos a estrutura já existente para buscar novas alternativas para a cultura”, afirmou Geraldo Trindade.
O bate papo se estendeu de forma amigável, cheio de boas ideias e de vontade de transformar o cenário cultural do município e região. A iniciativa foi aplaudida pelos participantes. A jornalista Cristal Ferraz destacou a postura do secretário em “assumir o compromisso de dialogar sempre, em ouvir a comunidade cultural para que esta gestão seja de forma colaborativa”.
A Prefeitura de Itapetinga acredita no poder da união entre poder público e sociedade civil para a construção de uma cidade melhor.