09A atriz Giovanna Ewbank usou seu Instagram, no domingo (26), para agradecer as mensagens de apoio que recebeu após vídeo da blogueira, que se autointitula socialite, Day McCarthy. Na gravação, ela chama Titi, filha de Giovanna e Bruno Gagliasso, de “macaca”.  “A menina é preta. Tem o cabelo horrível de pico de palha. Tem o nariz de preto horrível. E o povo fala que a menina é linda”, diz Day na gravação. “Racismo é crime, e já estamos tomando as devidas providências perante a lei”, escreveu Giovanna na rede social.

O post de Giovanna tinha, até a tarde de domingo, mais de 500 mil curtidas e inúmeras manifestações de apoio. “Titi lindaaa! Isso mesmo Gio! Não deixa isso passar impune!”; “Estou revoltada com as palavras daquela coisa que nem pode ser chamada de ser humano.

Tome mesmo as providências, e o resto Deus dá o troco”; “Tem que colocar essa racista na cadeia, sem direito a fiança que sirva de exemplo a todos os racistas” e “Não deixe isso passar impune, Gio! Racismo é crime sim e não pode mais ser naturalizado” foram algumas das mensagens recebidas pela atriz.

Em seu perfil no Instagram, o ator Bruno Gagliasso também se manifestou, postando uma frase de Angela Davis, militante americana contra a discriminação social e racial. “Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista.”

Há quatro meses, Day publicou uma montagem de fotos, em seu perfil no Instagram, em que comparava Rafa Justus, filha de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus, ao boneco Chuck, personagem de filmes de terror.

Agora, com o caso de Titi, a blogueira pode ser processada por injúria racial, prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal. E, se condenada, pode pegar de um a três anos de prisão e multa. O crime no Brasil é inafiançável.