BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO
:: jun/2021
PREFEITURA DISPONIBILIZA CANETAS DE INSULINA PARA TRATAMENTO DE DIABETES
A prefeitura de Itapetinga, buscando oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes diabéticos, já disponibiliza, através da Assistência Farmacêutica, as novas canetas de insulina.
As canetas para aplicar insulina tornaram o tratamento da diabetes mais prático e simplificado para crianças, adultos e idosos. Além de facilitar a aplicação, essa tecnologia tem armazenamento e transporte fácil (pode ser levada na bolsa ou no bolso) e permite melhor ajuste da dosagem, evitando erros.
Até então, as insulinas distribuídas eram de aplicação via seringa. O próprio paciente era o responsável por retirar da ampola a dose correspondente ao seu tratamento. Agora, eles contam com a distribuição das canetas pré-preenchidas com insulina.
“Com esse tipo de autonomia, espera-se melhores resultados e maior controle do diabetes dos pacientes, o que irá contribuir para melhorar os índices de tratamento da doença em nossa cidade. Vale salientar que todo paciente diabético deve fazer acompanhamento mensal com seu médico da unidade de saúde, para manter sob controle seu problema de saúde”, afirmou o farmacêutico, Danylo Patês Meira.
CONQUISTA: ANTONIO BRITO E SHEILA LEMOS SE REÚNEM PARA DEBATER O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE E DA REGIÃO SUDOESTE
A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (2), o deputado federal Antonio Brito (PSD/BA), onde dialogaram sobre projetos a serem realizados para o desenvolvimento do município.
No encontro, Antonio Brito – que tem uma relação de amizade com a família Lemos iniciada há anos com a mãe da prefeita, Irma Lemos, ex-vice-prefeita da cidade, e seu pai Edvaldo Brito, vereador de Salvador, quando ambos compuseram chapa de candidatura ao Senado nas eleições de 2010 – colocou à disposição o seu mandato para a realização de ações voltadas à Saúde, infraestrutura, educação, assistência social, mobilidade urbana, dentre outras áreas de interesse de Vitória da Conquista. Também foi debatida a importância do município para o desenvolvimento regional do sudoeste baiano.
(Políticos do Sul )
RK
ITAPETINGA: A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRIBUIRÁ NOS DIAS 10 E 11 DE JUNHO MAIS DE 11.500 KITS DA MERENDA ESCOLAR AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
Através da Prefeitura Municipal de Itapetinga, cidade localizada no Sudoeste da Bahia, a Secretaria de Educação vai distribuir mais de 11.500 kits da Merenda Escolar aos alunos matriculados da Creche ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Essa será a 6ª vez que a distribuição acontece no município, sendo que nas outras 5 vezes foi feita de forma organizada e sem aglomerações.
Os mais de 11.500 kits somam mais de 92 toneladas de alimentos.
A Secretaria de Educação alerta aos pais de alunos, que só terão direito aos kits, os alunos que estiverem matriculados na Rede Municipal e que, quem ainda não matriculou, tem até o próximo domingo dia (06) para fazer a matrícula.
Itapetinga, uma Cidade Educadora que se preocupa com a segurança alimentar do seus alunos da Rede Municipal.
MAIS UMA AGÊNCIA BANCÁRIA É EXPLODIDA NA BAHIA, DESTA VEZ EM CORONEL SÃO SÁ
Na noite de terça-feira (1), uma agência bancária também foi atacada na cidade de Coronel João Sá, na mesorregião Nordeste da Bahia, na microrregião de Jeremoabo. Moradores relataram muitos tiros e explosões.
O caso ocorreu por volta das 23h30, contudo não há informações sobre se os bandidos conseguiram levar alguma quantia. Após a ação, o grupo fugiu em direção à cidade de Jeremoabo, que rica a cerca de 75 quilômetros de Coronel João Sá.
Coronel João Sá tem pouco menos de 16 mil habitantes, de acordo com o mais recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Têm sido cada vez mais comuns as investidas de bandidos em agências bancárias de cidades menores, do interior, onde normalmente o efetivo policial é limitado.
No cenário nacional, a Bahia, especialmente, tem se destacado nesse índice negativo, com corriqueiros assaltos desse tipo. Pequenas cidades das sete mesorregiões estaduais já registraram crimes como esse, de modo que a Secretaria de Segurança Pública já se manifestou acerca do assunto, e deve tomar medidas contundentes.
POLÍCIA FEDERAL FAZ BUSCAS NA CASA DE WILSON LIMA, GOVERNADOR DO AMAZONAS
Operação Sangria apura desvios na construção de hospital de campanha. Agentes tentam prender secretário de Saúde.
A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (2) seis mandados de prisão e 19 de busca e apreensão no Amazonas. A 4ª fase da Operação Sangria faz parte de uma investigação sobre desvio de verbas de combate à covid-19 no estado. Os agentes foram até a casa do governador Wilson Lima (PSC) para fazer buscas, na Secretaria de Saúde e na residência do titular da pasta, Marcelluls Campêlo, que não foi encontrado até o momento e, por isso, é considerado foragido.
A PF apura irregularidades na construção do hospital de Campanha Nilton Lins, usada no combate à pandemia. O objetivo é apurar possíveis irregularidades decorrentes de processos de dispensas de licitação.
Conforme as autoridades, a quarta fase decorre de investigações que identificaram irregularidades na prestação de serviços para atender a unidade de saúde, no qual se verificou um sobrepreço para o serviço de limpeza no montante de R$ 1.971.882,12, que representa um valor 539% superior ao praticado no hospital de referência.
“O trabalho identificou que não houve a comprovação da realização dos serviços de lavanderia, além de burla às sanções administrativas que determinaram o bloqueio de um dos fornecedores e inscrição no Cadastro de Fornecedores do Estado do Amazonas e no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspeitas (CEIS)”, informou a CGU (Controladoria-Geral da União), que participa da operação junto ao MPF (Ministério Público) e à PF.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de fraude, peculato e pertencimento a organização criminosa. Se condenados, poderão cumprir pena de até 24 anos de reclusão.
STJ
Também nesta quarta-feira, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai analisar a denúncia oferecida contra Wilson Lima e outros acusados por crime de peculato no contexto da pandemia.
Segundo a denúncia, houve direcionamento de procedimentos de dispensa para a aquisição de ventiladores pulmonares (“respiradores”) e desvio de valores que deveriam ser revertidos pelo estado do Amazonas em ações de logística no combate à covid-19.
De acordo com a PGR (Procuradoria Geral da República), que ofereceu a denúncia, os valores teriam sido gastos de modo a beneficiar empresas e sócios. A investigação começou no ano passado, após notícias de que 28 aparelhos haviam sido comprados de uma loja de vinhos, e já teve três fases de medidas como busca e apreensão autorizadas pelo ministro Francisco Falcão, relator do caso no STJ.
Conforme a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, instalou-se na estrutura burocrática do governo do Amazonas, sob o comando de Lima, “uma verdadeira organização criminosa que tinha por propósito a prática de crimes contra a administração pública, especialmente a partir do direcionamento de contratações de insumos para enfrentamento da pandemia, sendo certo que, em pelo menos uma aquisição, o intento se concretizou”.
NO DIA QUE COMEMORARIA 73 ANOS, HERZEM RECEBE HOMENAGENS: “HONROU A SUA MISSÃO EM VIDA”
As redes sociais amanheceram nesta quarta-feira (02) com diversas homenagens ao ex-prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, que faleceu recentemente após complicações causadas pelo coronavírus.
Hoje, 02 de junho, o ex-gestor comemoraria 73 anos de vida.
E para lembrar a data, o dia foi escolhido para a entrega da estação de transbordo que leva o seu nome, uma das principais obras iniciadas na sua gestão.
Outdoors também foram espalhados pela cidade em nome da família Gusmão homenageando Herzem.
“Hoje, 02 de junho, nosso amado Herzem completaria 73 anos de idade. Para além da saudade que nos marca todos os dias, restam belas memórias e muito orgulho da linda história que ele deixou.
São muitas lembranças da trajetória de um homem que honrou a sua missão em vida como um excelente esposo, pai amoroso, avô exemplar, filho dedicado, irmão cuidadoso e um prefeito que tanto amou e cuidou de sua querida Vitória da Conquista como uma jóia…a jóia do sertão baiano.
Neste dia, celebramos o grande legado deixado por ele que sempre estará vivo em cada canto da cidade e em cada coração de quem ama essa terra”, informa a nota oficial da família, publicada no Instagram de Herzem. ( Rodrigo Ferraz )
RK
DEUS AGINDO!!! BEBÊ DE FEIRA DE SANTANA TESTA POSITIVO PARA ANTICORPOS CONTRA A COVID-19
Um novo caso de bebê que apresentou anticorpos contra a Covid-19 na Bahia foi identificado na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º) pela assessoria do Hospital Estadual da Criança (HEC).
Este é o terceiro caso de bebê com anticorpos na Bahia. O primeiro bebê com anticorpos contra Covid-19 nasceu no dia 21 de maio, em Salvador. Já na última sexta-feira, um novo caso de bebê que apresentou anticorpos contra o novo coronavírus no estado foi identificado na cidade de Irecê, norte da Bahia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/e/G/BD1jVrRmyj4NpybxNv4Q/whatsapp-image-2021-06-01-at-10.28.24-1-.png)
De acordo com o HEC, a mãe do pequeno Enzo, a enfermeira Gabriele de Carvalho Moraes, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do hospital, estava com 30 semanas de gestação quando tomou a primeira dose da CoronaVac, por indicação da médica obstetra. (G1)
RK






















/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/d/Q/SYRlSWQjOCJNunbIS1KA/whatsapp-image-2021-06-01-at-10.28.24.png)
Foi assinado nesta terça-feira, 1º, o contrato de transferência de tecnologia entre a AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com a celebração do acordo, será possível realizar a produção da matéria-prima da vacina de Oxford, desenvolvida em parceria com o laboratório sueco-britânico, em solo nacional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta terça-feira (1º), o uso emergencial da vacina contra a Covid CoronaVac, garantindo que “atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação”.





