sebrae
banner-130
engen22
mineraz
maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: maio/2022

BEBÊ É ENCONTRADO VIVO DEPOIS DE PASSAR DOIS DIAS DENTRE DE UM BURACO

Um bebê de 1 ano e 11 meses foi encontrado vivo nesta terça-feira (17) depois de passar dois dias dentro de um buraco, em Santo Estevão, a cerca de 150 quilômetros de Salvador.

Segundo a Polícia Civil, Heitor Gomes de Araújo estava desaparecido desde a noite de domingo (15) quando a mãe saiu e deixou a criança sozinha. Ela percebeu o sumiço do filho cerca de 24 horas depois e acionou a delegacia da cidade.

O menino foi encontrado por volta das 13h por uma mulher que passava pelo local e ouviu o gemido da criança. Ela disse que o garoto estava com os braços para cima.

O buraco fica a 60 metros da casa onde Heitor mora com a mãe, no bairro Triângulo, as margens da BR 116 Sul. Ele foi levado para o Hospital Doutor João Borges de Cerqueira, com sinais de desidratação e febre, mas sem ferimentos.

De acordo com o hospital responsável pelo atendimento, o bebê continua internado onde está sendo hidratado. O estado dele é estável e ainda não há previsão de alta. A mãe do menino foi presa e deve responder por abandono de incapaz.

TSE E TELEGRAM FORMALIZAM ACORDO INÉDITO PARA COMBATE ÀS FAKE NEWS

TSE e Telegram formalizam acordo inédito para combate às fake news

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Telegram celebraram, na última segunda-feira (16), um acordo de colaboração mútua inédito para enfrentamento da desinformação.

A Corte é o primeiro órgão eleitoral no mundo a assinar um acordo com a plataforma que envolve cooperação e ações concretas.

Em março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a suspender o funcionamento do aplicativo no Brasil.

A assinatura do acordo formaliza o termo de adesão do Telegram ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral, feito também em março, na esteira do bloqueio determinado por Moraes.

RK

ARTHUR DO VAL TEM MANDATO CASSADO E FICA INELEGÍVEL POR OITO ANOS

Arthur do Val tem mandato cassado e fica inelegível por oito anos

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou hoje (17), em plenário, a cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar. A cassação foi aprovada por unanimidade, pelos 73 deputados que estavam presentes à votação. Com a aprovação da cassação, Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, fica inelegível pelo período de oito anos.

Para o pedido de cassação ser aprovado, era necessária maioria simples de votos, ou seja, 48 dos 94 deputados deveriam votar sim.

A sessão que aprovou a cassação começou às 16h45 e durou menos de duas horas. Ao transmitir o resultado da votação, o presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB), disse que casos como o do ex-deputado serão “punidos com rigor” pela assembleia. “Fico muito triste que ainda estamos ouvindo sobre assédio, machismo, sexismo, não só contra mulheres, mas contra crianças e idosos. Espero que possamos, aqui na Assembleia Legislativa, dar um grande exemplo de que isso não irá mais acontecer e que será punido com todo o rigor”. Pignatari aproveitou para pedir desculpas às mulheres ucranianas que foram ofendidas por Arthur do Val.

Em abril deste ano, Arthur do Val renunciou ao cargo após o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp ter aprovado o relatório que pedia sua cassação. Apesar da renúncia, ele ainda teve que enfrentar o processo que o tornou inelegível. Pelas regras da Alesp, a renúncia ao mandato não interrompe o processo de cassação.

Defesa – Antes da votação e das manifestações dos parlamentares, o advogado Paulo Henrique Franco Bueno subiu ao plenário para a defesa do cliente. Segundo Bueno, esta seria a “última tentativa para causar reflexão quanto ao julgamento do processo”.

O advogado reclamou que as formalidades legais não foram cumpridas durante o processo de cassação. “Por mais abjetas e repugnantes que sejam as falas do deputado, no nosso entender, isso não é suficientemente grave para a cassação do mandato parlamentar”, afirmou Bueno, que comparou o processo de Arthur do Val com o do deputado Fernando Cury (União Brasil), que foi flagrado por câmeras da Alesp apalpando a deputada Isa Penna (PCdoB).

O caso – O então deputado Arthur do Val foi à fronteira entre a Eslováquia e a Ucrânia, país em situação de guerra, para, segundo ele, ajudar os ucranianos contra a Rússia. Ele enviou áudios a amigos, divulgados posteriormente pela imprensa, em que elogiava a beleza das refugiadas ucranianas e dizia que as mulheres de lá são “fáceis” por serem pobres.

“Assim que essa guerra passar, eu vou voltar pra cá. Detalhe: elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas, e é inacreditável a facilidade”, disse Arthur do Val em um trecho do áudio enviado em um grupo privado no WhatsApp.

Na chegada ao Brasil, o deputado deu entrevistas confirmando ser o autor dos áudios e retirou a pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo e admitiu ter cometido um erro. “Não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação. A impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá, tinha um monte de gente, e eu falei: ‘quem quer vir comigo que eu vou comprar alguma coisa’. Não é isso. Eu fui para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz, e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa”, disse ele, na ocasião.

RK

ZÉ CARLINHO “MARRECÃO” COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DE LIMA E ADREANE E DO GRUPO DE ZAP HISTÓRIA DO RÁDIO DE ITAPETINGA

Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidades, Zé Carlinho!

DR. AIRTON FERRAZ COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DA FAMÍLIA SAAE

Hoje é um dia especial para você, hoje você comemora mais um ano de vida, mais um ano de existência e de experiências. Hoje, as luzes do céu e as bênçãos do Senhor recaem sobre você. É dia de reafirmar a sua missão, a sua fé e o seu compromisso com a vida e com o bem.
Os seus familiares e amigos enviam para você energias e pensamentos positivos. Há boas vibrações para você, há luz e amor ao seu redor.
Aproveite este momento mágico da vida e peça a Deus proteção, peça a Deus para lhe guiar e tomar conta dos seus caminhos, peça a Deus para segurar na sua mão enquanto você escreve a sua história. Agradecemos por tudo o que você já viveu.
Aproveite o dia de hoje, viva-o com entusiasmo, alegria e humildade. Você é especial aos olhos de Deus e aos olhos de todos aqueles que lhe amam. Que Deus derrame o seu amor sobre você.
Parabéns e muitas felicidades, Airton!

PARLAMENTO DA FINLÂNDIA VOTA A FAVOR DA ADESÃO À OTAN

País adota uma política de neutralidade há quase oito décadas; Turquia adiantou que vai barrar a entrada dos países nórdicos

O Parlamento da Finlândia votou, nesta terça-feira (17), a favor da entrada do país na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) com 188 votos a favor, oito contra e nenhuma abstenção, permitindo o envio da candidatura oficial do país nórdico à sede da Aliança.

O pedido de adesão foi formalmente aprovado, no domingo (15), pelo presidente Sauli Niinistö e pelo governo de coalizão liderado pela primeira-ministra Sanna Marin.

O ingresso da Finlândia na aliança militar marcará o fim de quase oito décadas de uma política de neutralidade do país, mas ainda é preciso que seja concretizado junto aos demais membros da organização.

A Turquia já adiantou que não concorda com a adesão da Finlândia e da Suécia à Otan, e o presidente Recep Tayyip Erdogan afirmou que vai barrar os dois países. Para fazer parte da aliança militar, é necessária a aprovação de todos os Estados-membros.

Apoio dos EUA

O presidente americano, Joe Biden, receberá os líderes da Suécia e da Finlândia na Casa Branca, na quinta-feira (19), após o pedido destes países para ingressar na Otan, em meio à invasão russa da Ucrânia.

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean, informou que o presidente finlandês e a primeira-ministra sueca vão-se reunir com Biden para discutir “as candidaturas à Otan e a segurança europeia”, assim como “o fortalecimento das nossas estreitas parcerias em uma variedade de questões globais e o apoio à Ucrânia”.

VESTIBULAR 2022 DA UESB TEM INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Por meio da Portaria 253/2022, a Uesb prorroga as inscrições do Vestibular 2022. De acordo com a publicação, os candidatos têm até às 15 horas da próxima quarta, 18, para se inscrever clicando aqui.

O pagamento do boleto deve ser efetuado até a data de vencimento, que consta no documento. A confirmação do pagamento da taxa é validada em até quatro dias úteis e pode ser acompanhada no sistema de inscrição.

Estão sendo ofertadas, no processo seletivo, 1.264 vagas nos 47 cursos de graduação da Uesb. Nos casos de Filosofia, Psicologia e Medicina, no campus de Vitória da Conquista, e de Farmácia, no campus de Jequié, as vagas são voltadas, exclusivamente, para o Vestibular. Isso porque esses cursos não terão vagas disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. Em todas as 47 opções de graduação, o Vestibular Uesb conta com a reserva de vagas e cotas adicionais, que buscam garantir o acesso democrático dos grupos historicamente excluídos das universidades.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de junho, em ItapetingaJequié e Vitória da Conquista, cidades onde a Uesb possui campus. Neste ano, a banca responsável pelas provas será o Instituto Avalia.

Leia atentamente o Edital 082/2022 que regulamenta o Vestibular 2022. Acompanhe todas as informações sobre o processo seletivo no site do Vestibular e nos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: FacebookInstagramTwitter YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo telefone (73) 3528-9695, pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou, ainda, pelo WhatsApp (77) 3424-8721, em horário comercial.

ENCONTRADA NA BAHIA, ESMERALDA DE CERCA DE MEIA TONELADA QUASE É VENDIDA EM MINAS GERAIS

Uma esmeralda de 404,8 quilos esteve em Belo Horizonte nesta segunda-feira (16). O valor dela não foi divulgado. Mas para se ter uma ideia, uma esmeralda de 400 quilos, encontrada em 2001, foi avaliada em US$ 925 milhões.

A pedra, encontrada na Bahia, em 2021, foi trazida para cá porque havia interessados em comprá-la. Porém, o negócio não foi fechado. A pedra pertence a um empresário baiano e vai retornar ao Nordeste.

“Havia uma negociação em curso, mas acabou não dando frutos”, disse o advogado Flávio Otero, que representa o empresário. O nome do dono da pedra não foi divulgado.

De acordo com o advogado dele, a esmeralda foi definida como “obra de arte da natureza, com relevância geológica”. A expectativa é que ela seja exposta no futuro.

ACM NETO VENCERIA NO PRIMEIRO TURNO PARA GOVERNADOR, DIZ PESQUISA

ACM Neto, pré-candidato ao governo da Bahia

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) continua liderando em todos os cenários a disputa para governador da Bahia em 2022, revela pesquisa Real Time Big Data divulgada pela Record TV nesta terça-feira (17).

Na pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, ACM Neto venceria no primeiro turno. Ele tem 55% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues (PT) tem 18%, o deputado federal João Roma (Republicanos) tem 10%; e Kleber Rosa (Psol), 1%. Brancos e nulos totalizam 9%, e 7% não souberam ou não responderam.

No levantamento espontâneo, em que não é apresentada uma lista de candidatos, ACM Neto tem 20% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecem tecnicamente empatados Jerônimo Rodrigues, com 6%, e o ex-ministro da Cidadania João Roma, com 5%. Kleber Rosa tem 0%. Brancos e nulos totalizam 4%. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu é de 64%

Rejeição para governador

No levantamento que perguntou qual candidato o eleitor rejeita para o cargo de governador da Bahia, três candidatos aparecem tecnicamente empatados: Jerônimo Rodrigues, com 29%, seguido por João Roma, com 28%, e por Kleber Rosa, que tem 26% de rejeição. ACM Neto é o candidato listado com menor rejeição: 17%. Dos entrevistados, 39% não souberam ou não responderam.

Senado

Para o Senado, o Real Time Big Data também apresentou dois cenários: um espontâneo, sem a lista de candidatos, e um estimulado, com a relação de concorrentes. No cenário estimulado para senador, o atual ocupante da vaga, Otto Alencar (PSD), aparece na liderança, com 30% das intenções de voto. A médica Raíssa Soares (PL) está em segundo, com 10%. Cacá Leão (PP) vem em quatro, com 6%, empatado tecnicamente com Tâmara Azevedo (Psol), com 4%. Brancos e nulos são 22%. Cerca de 28% dos entrevistados não soube ou não respondeu.

Na pesquisa espontânea, o senador Otto Alencar aparece com 7%. Estão empatados em segundo lugar a médica Raíssa Soares, que tem 3%, o deputado federal Cacá Leão, que tem 2%, e o ex-governador Jaques Wagner (PT), com 1%. Brancos e nulos somam 5%. Um total de 82% dos entrevistados não soube ou não respondeu.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada por telefone com 1.500 entrevistados entre os dias 14 e 16 de maio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% — o que significa que, se levada em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado do levantamento retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BA-06101/2022.

Fonte: R7

PRODUTIVIDADE DO TRABALHADOR BRASILEIRO SÓ CRESCE NA AGROPECUÁRIA

ITAPETINGA | EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA É CONFIRMADA PARA O MÊS DE MAIO | Sudoeste Hoje

De um lado, o agronegócio faz a balança comercial bater recordes. De outro, a indústria perde cada vez mais espaço na economia e o setor de serviços sofre com a sequência de crises. No meio do caminho, o trabalhador brasileiro sente como a perda de produtividade afeta salários e empregos.

Na comparação com a indústria e o setor de serviços, o único segmento que apresentou crescimento robusto de produtividade do trabalho nos últimos 26 anos, de 1995 a 2021, foi a agropecuária.

De 1995 a 2021, o crescimento médio da produtividade por hora trabalhada deste setor foi de 5,6% ao ano, segundo levantamento feito por pesquisadores do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

RK

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia