Após dois anos sem ser realizado em virtude da pandemia da Covid-19, agora em 2022, o mais tradicional São João do Sudoeste da Bahia já tem data para começar.
A expectativa como sempre, é de casa cheia, com muitos visitantes da região, da Bahia, do Brasil e do mundo!
Neste ano, “vai ter São João Sim, Senhor”!
São João ITAPETINGA 2022
23/06 – Quinta
21 as 22:30h – Peu do Acordeon
22:30 a 00h – Larissa Gomes
00h a 01:30h – KEVI JHONY
01:30 a 03h – Caviar com Rapadura
03h a 04:30h – Pipoco do Trovão
24/06 – Sexta
19:30 as 21h – Bianca Andrade
21 a 22:30h – TAYRONE
22:30 a 00:30h – Raneychas
00:30 a 02:30 – Anjo Azul
02:30 a 04h – Forró dos Plays
25/06 – Sábado
21 as 22:30h – Luan Barreto
22:30 a 00h – Cia do Calypso
00h a 01:30h – Boteco Das Amigas
01:30 a 03h – CANINANA
03h a 04:30h – Otávio Matheus
26/06 – Domingo
17 as 18h – Preto Ferreira
18 a 19:30h – Iago Cardoso
19:30 a 21h – Robertinha
21 a 22:30 – EDU E MARAIAL
22:30 a 00h – Lá Fúria
Buscando ampliar a cobertura vacinal e levar o serviço de saúde mais perto da população, a prefeitura de Itapetinga tem feito imunização extra muro, em empresas e instituições do município.
Na última semana, a equipe de vigilância à saúde esteve na Universidade Estadual da Bahia com todas as vacinas disponíveis para atualizar o cartão de vacinas da comunidade acadêmica. Ao todo, 144 doses foram aplicadas em funcionários, professores e alunos.
De acordo com a diretora do setor, Fabrine Sodré, a ação continuará, a partir de junho, em todas as escolas, incialmente na rede municipal, estendendo para as demais logo em seguida. “Nosso objetivo é levar imunização e, principalmente, conscientização à população. Mesmo sabendo que só a vacina é capaz de evitar algumas doenças, a gente tem notado uma redução considerável na cobertura e, por conta disso, corremos o risco de voltar a ter surtos de doenças que já estavam erradicadas”, afirmou a diretora ao justificar a ação.
Segundo informações da mídia conquistense, a mulher teria matado o próprio filho e, na sequência, cometido suicídio. Ao lado dos corpos, foi encontrada uma arma de fogo, modelo TH9, 9MM, supostamente usada para cometer o ato impensável.
A polícia militar foi acionada e, ao achegar ao local, isolou a área e solicitou a presença da Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica para perícia e registro de ocorrência e remoção dos corpos para o IML local.
Uma jovem de 22 anos usou suas redes sociais nos últimos dias para compartilhar o drama que está vivendo após complicações em um procedimento estético de rinomodelação que quase resultou na perda de parte do nariz.
Louise Reynaud, moradora de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, decidiu no início do ano — após acompanhar postagens de um cirurgião-dentista especializado em harmonização orofacial — guardar dinheiro para realizar o procedimento, pois tinha inseguranças com o próprio nariz.
No dia 5 de maio, ela concretizou o sonho, considerando que seria um procedimento menos invasivo e mais satisfatório. Entretanto, horas após a realização do processo, notou que havia algo errado.
Quando acordou para trabalhar, sentiu fortes dores no nariz, que estava roxo, e nos lábios, já inchados. Por ter feito a rinomodelação com um profissional localmente reconhecido, a paciente se acalmou e seguiu as recomendações do cirurgião para repousar e aplicar gelo no local.
Cinco dias depois, quando retornou ao consultório, recebeu o diagnóstico de que o nariz estava necrosando e que o ácido hialurônico aplicado teria que ser removido.
“Eu fiquei meio sem reação, porque ele falou com tanta naturalidade”, conta Louise. De acordo com a jovem, o dentista declarou que, posteriormente, o processo poderia ser refeito e que optou por não reportar a situação por telefone para não assustá-la.
“Ele omitiu que meu nariz estava necrosando, isso me deixou mais chateada ainda, porque ele poderia ter falado”, afirma.
A estudante conta que, durante a remoção do ácido, sentiu toda a dor do procedimento, pois a anestesia local não produziu efeito na hora. Mas o que a tranquilizava era que faria a rinomodelação novamente. Entretanto, assim que chegou em casa, percebeu que o sofrimento não acabaria ali e a real gravidade da situação.
O G7, que reúne os países mais industrializados, prometeu contribuir com 19,8 bilhões de dólares para as finanças da Ucrânia, que enfrenta a invasão da Rússia, segundo comunicado do grupo emitido ao final de uma reunião nesta sexta-feira (20).
Os fundos serão usados “para ajudar a Ucrânia a cobrir seu déficit financeiro e continuar a garantir o fornecimento de serviços básicos ao povo ucraniano”, afirma o comunicado divulgado após a reunião dos ministros das Finanças do G7.
Kiev estima que precisa de US$ 5 bilhões por mês para administrar o país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, neste domingo (22), que pelo menos 12 países já registraram casos de varíola de macaco. Segundo a organização, ao todo, já foram confirmados 92 casos da doença. Até o momento, há registros nos seguintes países: Austrália, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.
Segundo a OMS, não foram estabelecidas ligações entre os casos confirmados e as áreas onde a doença é endêmica. Os países endêmicos são: Benin, Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Gabão, Gana (identificada apenas em animais), Costa do Marfim, Libéria, Nigéria, Serra Leão e República do Congo.
“Com base nas informações atualmente disponíveis, os casos foram identificados principalmente, mas não exclusivamente, entre homens que fazem sexo com homens”, alertou em nota.
A organização afirmou ainda que a situação “está evoluindo” e há a previsão de “que haverá mais casos de varíola de macaco identificados à medida que a vigilância se expande em países não endêmicos”.
De acordo com a OMS, “as evidências atuais disponíveis sugerem que aqueles que estão em maior risco são aqueles que tiveram contato físico próximo com alguém com varíola de macaco enquanto eram sintomáticos”.
Na Alemanha, o primeiro caso de varíola dos macacos foi registrado em um brasileiro de 26 anos. O jovem teria chegado na Alemanha após uma viagem com origem em Portugal, passando pela Espanha. Ele esteve também em Munique, no sul da Alemanha. O paciente teria apresentado erupções cutâneas, um dos sintomas característicos da doença. Ele está em isolamento em uma clínica na cidade.
Um policial militar foi alvejado durante uma troca de tiros na noite deste domingo (22). O fato ocorreu enquanto ele realizava ronda na região da Ilha Amarela, Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Segundo informações recebidas pelo BNews, o cabo Claudemir Lima de Almeida, lotado na 14ª Companhia Independente de Polícia Militar (Cipm), foi atingido na panturrilha.
Ferido, o policial foi socorrido por colegas, que o encaminharam para o Hospital do Subúrbio.
Uma mulher teve o parto realizado por policiais militares da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no município de Brumado, sudoeste baiano, no último sábado (21). O detalhe: a jovem não sabia que estava esperando uma criança.
Segundo a comandante da CIPM, major Leila Souza Gonçalves Silva, os policiais estavam no Hospital Regional de Brumado acompanhando um outro policial, que passava por atendimento, quando uma mulher entrou na recepção da unidade de saúde pedindo socorro. Ao se aproximar do carro, um dos policiais viu a filha da mulher no veículo e notou que se tratava de um trabalho de parto.
“Quando o soldado Iuri Figueiredo Simões se aproximou do carro, que estava no estacionamento da unidade de saúde, percebeu que se tratava de um trabalho de parto, pois a bebê já estava com a cabeça para fora. Rapidamente, ele pegou um lençol e ajudou a chegada de Maria Vitória ao mundo. Outro PM deu assistência ajudou a levar a dupla para dentro do hospital, para receber a assistência médica”, disse a comandante.
Segundo o policial que realizou o procedimento, a mãe do bebê estava se recuperando de um outro parto, e não sabia da gestação. Ele ainda disse que o seu lado ‘policial’ falou mais alto.
“Meu lado policial falou mais alto. Eu só queria que a bebê e a mãe estivessem seguras. Foi uma emoção muito grande, cuidei da criança como se fosse minha filha , que nasceu a pouco tempo”, explicou. Apesar do susto, a mãe e o bebê estão bem.
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidades, Eduardo!