:: maio/2022
NOTA DE FALECIMENTO: MORRE NO HOSPITAL SAMUR EM CONQUISTA AOS 82 ANOS A SENHORA NACIOSENE MARIA DE JESUS “DONA NANCI” MORADORA ANTIGA DA RUA MONTES CLAROS
Faleceu na madrugada desta sexta (13) por volta de 01:30h no Hospital Samur em Vitória da conquista aos 82 anos, a senhora Naciosene Maria de Jesus Nunes.
Dona Nanci era muito conhecida e querida no bairro Camaçã, principalmente na rua Montes Claros onde morou por várias décadas. Ela passou mal, foi encaminhada para o Hospital Samur em Vitória da Conquista, onde estava sendo bem assistida por familiares e equipe médica, infelizmente ela teve uma parada cardíaca, não resistiu e faleceu.
Dona Nanci era esposa do também falecido Orlando Fiscal. Ela deixa os filhos:
Etelvino Silva Nunes
Antônio Carlos Garcia
Marta Venância Nunes Silva
Vilma Ferreira
Adilson Silva Nunes
Orlando Couto Nunes Neto – Neto e filho.
Deixa também: 19 netos e 12 bisnetos
O corpo será velado no Cerimonial Pax Perfeição
“Disse-lhe Jesus: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”
Descanse em Paz, Dona Nanci!
ITAPETINGA: SAAE DÁ SUPORTE À 50ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA
Sendo uma das mais tradicionais festas de nossa cidade a Exposição Agropecuária de Itapetinga é a principal responsável pelo alavancamento da nossa economia, em torno da produção pecuária.
Após 02 anos sem a realização do evento, por conta da Pandemia, finalmente a 50ª edição estará acontecendo a partir de hoje, 13/05 e vai até o dia 22/05.
Como sempre a faz, o SAAE dá um importante suporte ao Sindicato Rural de Itapetinga no que diz respeito às instalações hidráulicas e de esgoto.
O Diretor do SAAE, o engenheiro Airton Ferraz, designou uma equipe para que verificasse todas as instalações do Parque Juvino Oliveira, inclusive com inspeções internas, com vistas a deixar toda a estrutura pronta para receber visitantes, expositores o público itapetinguense, apaixonado pelas exposições de nossa cidade.
O planejamento e designação de uma equipe para atender às demandas da Exposição foi feito de forma a não comprometer o atendimento às demandas da comunidade.
O SAAE de Itapetinga parabeniza os expositores e o SRI pela realização de mais uma Exposição Agropecuária em nossa querida Itapetinga.
FONTE: ASCOM/SAAE DE ITAPETINGA
TRIPULAÇÃO É ASSALTADA NA PORTA DE HOTEL EM SALVADOR E VOO É CANCELADO
Uma tripulação da empresa Gol foi assaltada na porta de um hotel, na madrugada desta sexta-feira (13), na Rua Arthur de Azevêdo Machado, no bairro do Stiep, em Salvador. O voo 2027 com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi cancelado. A previsão de partida era às 4h20, com chegada às 6h35.
De acordo com informações da Polícia Civil, três pessoas que estavam dentro de uma van e uma outra que estava dentro do veículo, estacionado em frente ao estabelecimento hoteleiro, foram surpreendidas por dois homens armados.
Os suspeitos levaram todos os pertences das vítimas, assim como celulares de três funcionários do hotel, que estavam na companhia dos clientes. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o órgão trabalha para identificar os autores do crime que, até o momento, não foram presos. O caso é investigado pela 9ª Delegacia Territorial (DT/Boca do Rio). Fonte: Bocão News
ITORORÓ: POLÍCIA CIVIL AGE RÁPIDO E PRENDE HOMEM ACUSADO DE ARRANCAR O OLHO DA COMPANHEIRA
Na tarde desta quinta (12) a Polícia Civil conseguiu localizar e prender Carlos Fernandes de 46, ele foi apresentado na Delegacia Territorial de Itororó.
Ele foi localizado e preso nas margens da BA 263, dentro do perímetro urbano de Itororó, por onde andava tranquilamente. Ele não resistiu a voz de prisão.
Carlos Fernandes (Nego) é acusado de ter agredido a esposa Arleide Silva Oliveira de 43 anos com tanta violência, que o globo ocular esquerdo, acabou ficando exposto, fato ocorrido na última quarta (11). Ela foi encaminhada para o Hospital Geral em Salvador/Capital onde passou por cirurgia e segue internada.
Depois de agredir Arleide e deixá-la muito machucada, ele a trancou em casa e saiu. Ela pediu socorro, onde populares a encaminharam ao Hospital e Maternidade de Itororó.
Ele tentou justificar as agressões, alegando que Arleide teria o traído. Ele deve responder pelo crime de tentativa de feminicídio qualificado, pela condição do sexo feminino da vítima e em situação de violência doméstica e familiar contra a mulher.
BAHIA: MAIS DE MIL ADOLESCENTES SE TORNARAM MÃES EM 2021
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) mostrou, nesta sexta-feira (06), um panorama de dados sobre as mulheres que se tornaram mães na Bahia.
Em 2020, no estado, as mulheres em idade fértil somavam 4,8 milhões de pessoas e representavam pouco mais de 1/3 da população total. Considerando apenas a população do sexo feminino, aquelas que tinham entre 10 e 49 anos respondiam por 62,2%. Entre esse grupo social, 184 mil tornaram-se mães na Bahia, em 2021.
Entretanto, isso não significa que essa foi a primeira maternidade da mulher, mas que naquele ano tornou-se mãe com o nascimento de um filho vivo.
Pouco mais da metade dessas mulheres que se tornaram mães na Bahia, em 2021, tiveram o parto normal. Ou seja, 53,0% do total. Entre os filhos nascidos vivos, a maioria era do sexo masculino, o que equivalia uma razão dos sexos de 104,0. Isso significa dizer que, de cada 100 meninas nascidas vivas na Bahia em 2021, nasceram 104 meninos.
O perfil das mães indica que a grande maioria era jovem (20 a 29 anos) ou adulta (30 anos ou mais). Esses grupos etários respondiam por, respectivamente, 48,1% e 35,6% das mulheres que se tornaram mães na Bahia em 2021.
Uma parte das mulheres adolescentes (de 10 a 19 anos) também se tornaram mães na Bahia. De cada 1.000 adolescentes na Bahia, de 10 a 19 anos, 25,6 tornaram-se mães em 2021. Apenas para o grupo menor de 14 anos, foram 1,5 mil adolescentes mães nesse mesmo ano.
O período de gestação também impõe riscos tanto para a mulher quanto para o filho que está sendo gerado. Esse período compreende desde a gestação, o parto e puerpério. Em 2021, foram 164 mulheres mortas por causas maternas. Isso equivalia a uma taxa de 8,9 óbitos maternos a cada 100 mil nascidos vivos. Metade dos óbitos, ou seja, 50,0% ocorreu durante o puerpério. E as principais causas desses óbitos foram: eclampsia (10,4%); hipertensão gestacional (5,5%) e; hemorragia pós-parto (5,5%).
JUSTIÇA TAILANDESA CONDENA BRASILEIRA POR TRÁFICO DE DROGAS.
A Justiça tailandesa condenou a nove anos e seis meses de prisão a mineira Mary Hellen Coelho Silva, de 22 anos, por tráfico internacional de drogas.
Natural de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, Mary Hellen foi presa no país asiático junto a outros dois brasileiros em fevereiro deste ano. A família temia que ela fosse condenada à pena de morte.
Segundo informações preliminares, a sentença foi proferida na quarta-feira (11) e comunicada aos advogados por um e-mail do consulado brasileiro na madrugada desta quinta-feira (12). Os representantes aguardam a sentença completa para então dar início às tentativas de extradição, para que Mary cumpra pena no Brasil.
Após a prisão da jovem, autoridades tailandesas informaram à imprensa local que os três brasileiros foram apreendidos com 15,5 quilos de cocaína – valor equivalente a aproximadamente R$ 7,5 milhões. As drogas estavam nas malas de cada um deles.
Mary Hellen e um amigo, de 27 anos, chegaram em um voo. Outro rapaz, de 24, chegou em um outro voo, horas depois, e foi preso. O trio saiu do Brasil pelo aeroporto de Curitiba, no Paraná.
ITAPETINGA: MOISÉS SERAFIM ANIMA SUA MANHÃ DE SEXTA (13) NA RÁDIO JORNAL 660 AM
O programa “Jornal da Cidade” da programação da Rádio Jornal 660 AM em Itapetinga. Apresentado por Tarugão, Robertone e Felipe, vai ao ar de segunda a sexta das 06:30 às 08h da manhã, oferecendo aos seus ouvintes informações de qualidade, com destaque para o interesse da comunidade e utilidade pública.
O Jornal da Cidade terá participação do cantor Moisés Serafim.
Ligue e participe! (77) 3261-1010 também é Zap
(77) 98821-2051 ZAP
MISERICÓRDIA! MARIDO ARRANCA OLHO DA MULHER DURANTE AGRESSÕES EM ITORORÓ
Deu entrada no Hospital e Maternidade de Itororó nesta quarta-feira, 11, por volta das 18h Arleide Silva Oliveira de 43 anos, com graves ferimentos na cabeça, rosto, pescoço e com o olho esquerdo arrancado.
A mulher relata ter sofrido agressões físicas do marido Carlos Fernandes, conhecido como Nego, trabalhador rural e morador do Loteamento em Itororó.
Arleide afirmou a equipe do Blog Itororó Já que essa foi a primeira vez que foi agredida por Nego e que as agressões ocorreram em sua residência na noite da última terça-feira, 10, na Rua U.
Segundo a vítima, Nego a deixou trancada em casa e nesta quarta-feira ela conseguiu sair e pediu ajuda aos vizinhos. A polícia foi acionada e nesse momento está em busca do paradeiro de Carlos Fernandes.
Fonte: Blog Itororó Já
MEGA-SENA PROMETE PRÊMIO DE 27 MILHÕES NESTA QUARTA-FEIRA
Depois de pagar R$ 4,5 milhões a uma aposta realizada na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro, a Mega-Sena volta a ser sorteada nesta quarta-feira (11), com a promessa de contemplar com R$ 27 milhões aquele que cravar sozinho as seis dezenas reveladas pela loteria.
O sorteio está marcado para as 20h, no Espaço da Sorte, que fica na avenida Paulista, em São Paulo (SP), e tem transmissão ao vivo pelo canal da Caixa Econômica Federal no YouTube.
Caso leve o prêmio sozinho do concurso 2.480 da loteria, o apostador poderá aplicar toda a bolada na poupança e obter um rendimento mensal superior a R$ 157,2 mil. O ganho ainda poderá ser impulsionado com investimentos mais rentáveis, com a mesma segurança da caderneta.
Para concorrer ao prêmio, basta ir a uma casa lotérica e marcar de 6 a 15 números no volante. É possível deixar que o sistema escolha os números (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por dois, quatro ou oito concursos consecutivos (Teimosinha).
Cada jogo de seis números custa R$ 4,50. Quanto mais números a pessoa marcar, maior será o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do país. Outra opção é o Bolão Caixa, que permite ao apostador fazer apostas em grupo.
AF
CAIXA LIBERA ATÉ R$ 1.000 DO FGTS A TRABALHADORES NASCIDOS EM ABRIL
A Caixa Econômica Federal libera nesta quarta-feira (11) o saque extraordinário de até R$ 1.000 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para profissionais nascidos em abril. No sábado (14), será a vez dos trabalhadores que fazem aniversário em maio. O calendário segue até 15 de junho (veja datas abaixo), mas o valor ficará disponível até 15 de dezembro deste ano.
O dinheiro é depositado de forma automática, em nome do trabalhador, na conta poupança social digital, que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Todos os trabalhadores que têm conta do FGTS com saldo disponível terão direito ao saque extraordinário, com exceção daqueles que anteciparam o saque-aniversário.
Os recursos podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem. Na plataforma, além de transferir a grana para uma conta-corrente, é possível pagar contas essenciais, boletos e realizar compras em estabelecimentos comerciais. Também é possível efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.
Confira o calendário
Nascidos em janeiro – 20 de abril
Nascidos em fevereiro – 30 de abril
Nascidos em março – 4 de maio
Nascidos em abril – 11 de maio
Nascidos em maio – 14 de maio
Nascidos em junho – 18 de maio
Nascidos em julho – 21 de maio
Nascidos em agosto – 25 de maio
Nascidos em setembro – 28 de maio
Nascidos em outubro – 1º de junho
Nascidos em novembro – 8 de junho
Nascidos em dezembro – 15 de junho
AF
























