sebrae
banner-130
engen22
mineraz
maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: maio/2022

EVOLUÇÃO DO ‘NOVO CANGAÇO’: MAIS VIOLENTOS, GRUPOS DOMINAM CIDADES INTEIRAS

Criminosos atacaram a cidade de Guarapuava (PR) e atearam fogo a veículos na saída dos batalhões da PM - Reprodução / Twitter

Com armas de grosso calibre e veículos blindados, quadrilhas envolvidas em mega assaltos a instituições financeiras estão se especializando no domínio de cidades inteiras. Com ao menos 30 criminosos, os grupos enfrentam as forças de segurança, explodem veículos para cercar rodovias e usam moradores como escudo humano, criando um cenário de terror que envolve toda a população.

A lista de cidades brasileiras foi elaborada com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E inclui a ação de uma quadrilha que roubou R$ 120 milhões de uma transportadora de valores em Ciudad del Este, no Paraguai, em uma investida conhecida como “o assalto do século.” Segundo especialistas, o “domínio de cidades” é um crime tipicamente brasileiro e representa o avanço da criminalidade em relação às ações conhecidas como “novo cangaço” por serem mais perigosas e planejadas.

Na última quinta-feira (28), o assunto foi debatido em Salvador na palestra “Do novo cangaço ao domínio de cidade”, com a presença dos comandantes da Polícia Militar dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A ideia é discutir iniciativas para que as forças de segurança possam se preparar para ações do tipo. ( UOL )

RK

ITAPETINGA: SAAE É TRI CAMPEÃO DO TORNEIO DE FUTEBOL ENTRE SECRETARIAS

Por iniciativa da Coordenadora Municipal e Educação Física, Aldinéia Filgueiras, e numa parceria entre as Secretarias de Educação com Esporte Cultura, Turismo e Lazer, foi realizado mais um Torneio de Futebol de campo entre secretarias e autarquias municipais, nos dias 30/04 e 01/05. Na grande final do Torneio a disputa por pênaltis ficou entre a secretaria de educação e o SAAE, sendo que o SAAE sagrou-se campeão.

DR. AIRTON FERRAZ É TETRA CAMPEÃO Com o resultado o Dr. Airton Ferraz, Diretor do SAAE, conseguiu a façanha de se tornar tetra campeão dos torneios de futebol de campo, vencendo todas as 04 edições que participou, três pelo SAAE e 01 pela Secretaria de Infraestrutura, quando foi o titular da pasta.

FONTE: ASCOM/SAAE DE ITAPETINGA O time campeão do SAAE O Diretor Tetra Campeão, Airton Ferraz

GOVERNO FEDERAL AMPLIA REDUÇÃO DE IPI PARA 35%. VEJA QUAIS PRODUTOS SERÃO BENEFICIADOS

O governo federal ampliou para 35% a redução no Imposto de Produtos Industrializados (IPI) para uma lista de artigos. O corte anterior era de 25%. O decreto com a medida foi publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (29).

Grande parte dos produtos como os que também são produzidos na Zona Franca de Manaus continuarão com a redução de 25%, informou o Ministério da Economia. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia anunciado que o governo iria reduzir o IPI para uma série de itens.

O novo corte beneficia um série de produtos industrializados, entre eles: Calçados, Tecidos, Artigos de metalurgia, Aparelhos de TV e de som, Carros, Armas, Móveis, Brinquedos, Máquinas. Segundo o governo, a medida visa ajudar na recuperação econômica do país.

FGTS PODERÁ SER USADO PARA PAGAR ATÉ 12 PARCELAS ATRASADAS DO IMÓVEL

FGTS poderá ser usado para pagar até 12 parcelas atrasadas do imóvel

O mutuário com casa própria que estiver inadimplente poderá usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a partir desta segunda-feira (2), para negociar até 12 prestações em atraso. Até então, ele só conseguia usar esse recurso para quitar até três parcelas.

A mudança é resultado de uma medida autorizada pelo Conselho Curador do FGTS no último dia 20. Ela, no entanto, só vai valer até o dia 31 de dezembro e tem algumas restrições. O mecanismo só pode ser usado, por exemplo, para imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.

De acordo com o Conselho Curador do FGTS, 80 mil mutuários de financiamentos habitacionais têm mais de três parcelas em atraso e são considerados casos de inadimplência grave. Desse total, cerca 50% têm conta vinculada ao FGTS.

A Caixa Econômica Federal, que administra o FGTS, informou que atualizou as regras que regulamentam as contas do fundo e explicou que os saques serão feitos em parcelas únicas, com o valor debitado sendo usado para negociar as prestações em atraso. Os critérios para fazer o saque são os mesmos dos trabalhadores que usam o dinheiro do fundo para comprar ou construir a casa própria: é preciso ter contribuído para o FGTS por, pelo menos, três anos, em períodos consecutivos ou não; não poderá ter outro imóvel no município ou região metropolitana onde trabalha ou mora; e não poderá ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

O mutuário interessado deve ir ao banco onde fez o financiamento habitacional e precisará assinar um documento de Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS para poder abater até 80% de cada prestação.

O trabalhador que já usou o saldo de alguma conta do FGTS para diminuir o valor em atraso e/ou o número de prestações não poderá usar o fundo para quitar prestações não pagas antes do fim desse intervalo. O prazo é com base na data da última amortização ou liquidação.

RK

AS LOJAS MIB PARABENIZAM TODOS OS TRABALHADORES NESTE 1º DE MAIO “DIA DO TRABALHADOR”

ITAPETINGA: VEREADOR TARUGÃO PARABENIZA TODOS OS TRABALHADORES PELO SEU DIA

RK

ITAPETINGA: SEMANA DAS MÃES É NA ULTRAGAZ! 102,99 NA PORTA DA LOJA NO PONTO CERTO

AS ÓTICAS SOL PARABENIZAM TODOS OS TRABALHADORES NESTE 1º DE MAIO “DIA DO TRABALHADOR”

ITAPETINGA: MENSAGEM DO SAAE

RK

USO EXCESSIVO DE TELAS POR CRIANÇAS PODE CAUSAR DEPRESSÃO E TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS

A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de tablets ou celulares por crianças com menos de dois anos; entenda

Sociedade Brasileira de Pediatra pede cuidado com o tempo que crianças usam as telas

Seja para assistir a desenhos animados ou brincar com joguinhos, o hábito de entreter crianças com tablets e celulares tem começado cada vez mais cedo por incentivo dos pais.

Apesar de se mostrarem aliados na correria do dia a dia pela distração que causam nos pequenos, o uso sem moderação dos aparelhos eletrônicos pode levá-los a uma série de problemas de saúde, alguns com potencial de impactá-las ao longo de toda a vida.

O pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum explica que mesmo a interação moderada não é considerada saudável para crianças com menos de dois anos. Para a faixa etária até os cinco anos, o tempo de uso recomendado é de apenas uma hora por dia, e entre seis e dez, apenas duas horas, sempre com a fiscalização dos pais.

“O uso é tolerado para fins teóricos, para estudo, até para fins de diversão, mas não consideramos saudável, porque tem aumentado os casos de miopia entre as crianças, aumentado o sedentarismo e diminuído a interação pessoal”, afirma o médico.

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatra) lista uma série de malefícios que o uso excessivo de telas pode causar às crianças, entre eles estão: problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão; transtornos psiquiátricos, como déficit de atenção e hiperatividade; transtornos alimentares e do sono; sedentarismo; transtornos da imagem corporal; transtornos posturais e músculo-esqueléticos, e problemas auditivos.

Não é saudável uso de telas durante as refeições

Não é saudável uso de telas durante as refeições

Durante os momentos de interação familiar e horários destinados às refeições, o pediatra explica que não é recomendado que as crianças usem as telas.

A falta do contato pessoal ou de atenção à alimentação pode acarretar no desenvolvimento de alguns dos transtornos listados pela SBP.

“Os pais não devem dar o celular para os filhos durante o jantar, vai distraí-los a atenção da comida, a criança pode comer demais ou comer menos do que precisa e isso vai causar obesidade infantil ou desnutrição. Fora os problemas de contato interpessoal, dificuldade em se comunicar com outras pessoas pessoalmente e não só no virtual”, destaca o médico.

A SBP também recomenda que as crianças interrompam o uso das telas pelo menos duas horas antes de dormir, para não impactar a qualidade do sono. Durante o dia, uma alternativa recomendada pela sociedade para reduzir o contato com os aparelhos eletrônicos é a prática de atividades esportivas, exercícios ao ar livre ou em contato direto com a natureza.

“Crianças que usam telas demais e não tem interação social podem desenvolver problemas de conectividade com outras pessoas. Eu diria que aos cinco anos de idade já é possível liberar o uso de tela para crianças desde que seja por um período específico”, destaca Ejzenbaum.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia