Na última quarta-feira, 29 de junho, o CEOQ – Hospital de Olhos, juntamente com a Associação Médica PRM, participaram do programa da Saúde do Homem e Mulher Rural de Itapetinga.

O programa promovido pela Senar, Sindicato Rural e Prefeitura de Itapetinga que tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral da população rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu diversos trabalhados rurais.

Durante quase todo o dia no Parque de Exposições Juvino Oliveira, foi realizado na unidade móvel mais de 50 consultas oftalmológicas gratuitas. “Para esse atendimento itinerante foi necessário enviar uma equipe de cinco pessoas, sendo: uma médica residente em oftalmologia, três técnicos de exames oculares e o motorista”, nos informou a gerente de saúde do CEOQ, Amanda Cunha.

A gerente ainda completa que há um grande envolvimento da instituição quando recebe esse convite. “Sabemos que quando somos chamados para participar dessas ações encontramos muitas pessoas que deixaram de fazer a consulta de rotina com o oftalmologista há mais de cinco anos, o que é contraindicado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia”, relata.

A unidade móvel do CEOQ somente no primeiro semestre deste ano já percorreu quase 20 municípios da microrregião de Itapetinga, Vitória da Conquista e Brumado. O veículo abriga um consultório completo. Os equipamentos utilizados auxiliam no diagnóstico preciso das mais variadas patologias oculares, como: catarata, glaucoma, calázio, entre outras. Além disso, a unidade móvel é utilizada para o exame de acuidade ocular, imprescindível para prescrição do óculos de grau.

Para Dr. Jivago Queiroz, médico diretor e idealizador do Hospital de Olhos e da Associação Médica, o CEOQ cumpre um dos seus papeis social oferecendo atendimento oftalmológico de qualidade e gratuito para os trabalhadores rurais de Itapetinga e região. “Muitas vezes essas pessoas já estão apresentando alguma dificuldade para enxergar, por meio dos exames de refração e outros procedimentos podemos encontrar sintomas de doenças que podem levar à cegueira se não forem tratadas. Sempre orientamos que o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar doenças oculares, por isso se faz necessário participar de ações como essas”, finaliza.