O recuo é fruto da redução do ICMS e do PIS/Cofins pelos estados, além da redução do preço de venda do combustível para as refinarias pela Petrobras, efeito da baixa dos preços do petróleo Brent, cotado atualmente abaixo de US$ 100.
Preços de combustíveis de agosto estão disponíveis em planilhas eletrônicas da ANP
A ANP divulgou, no dia 19 de agosto, os dados do levantamento de preços relativos à semana corrente (14/08 a 20/08), bem como às semanas de 31/07 a 06/08 e de 07/08 a 13/08. As informações estão disponíveis, em planilhas eletrônicas, NESTE LINK.
Podem ser consultados os preços médios semanais nacionais e por regiões, estados e municípios. Também é possível acessar os preços por revendedor pesquisado.
Também estão disponíveis NESTE LINK dados mensais e semanais até o final de julho, na série histórica da pesquisa.
Abastecer com etanol só é vantajoso no Mato Grosso
Com a queda acentuada no preço da gasolina, o etanol deixou de ser vantajoso em quase todo o país. Na primeira quinzena de agosto, o único estado onde compensava abastecer com etanol foi Mato Grosso – o valor médio do combustível no período ficou em R$ 4,011.
Lembrando que o método utilizado nesta análise, descontando fatores como autonomia individual de cada veículo, indica que, para compensar completar o tanque com etanol, o valor do litro deve ser inferior a 70% do preço da gasolina.