sebrae
banner-130
engen22
mineraz
agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ago/2022

PREFEITURA INICIARÁ PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

PREFEITURA DE ITAPETINGA NA RECOMPOSIÇÃO DA MATA CILIAR DO RIO CATOLÉ… |  Itapetinga na midia

A escassez de água faz aumentar a necessidade do uso de alternativas que otimizem a preservação dos recursos hídricos existentes. Pensando nisso, a prefeitura de Itapetinga reiniciará um programa de recuperação de nascentes do Rio Catolé.

Em 2017, atendendo às demandas dos produtores do município, a prefeitura trouxe à cidade, o instrutor paranaense Pedro Diesel, famoso por defender a intervenção positiva das nascentes com o uso de tecnologia simples e de fácil

acesso para o produtor rural, através de um sistema criado para melhorar a qualidade e quantidade de água disponível.

Técnicos foram treinados justamente para que eles fossem agentes multiplicadores e disseminassem a tecnologia aprendida para os produtores que quisessem fazer esse trabalho de recuperação de nascentes em suas propriedades.

Agora, ao assumir a secretaria de meio ambiente, Luciano Almeida decidiu reunir um grupo para dar apoio técnico a novos produtores no processo de recuperação de nascentes.

“Uma nascente às vezes é obstruída de uma forma ou outra, por sedimentos ou porque o gado pisoteia a área. Através da técnica a gente consegue fazer a desobstrução daquele olho d’água. Nós usamos uma calha de proteção, é feito um preenchimento com pedras e em cima dessas pedras é feita uma tapagem com lona e uma espécie de barragem, para proteger a nascente”, explicou José Carlos, instrutor treinado no curso de Diesel e que estará à disposição dos produtores.

“Essa técnica faz com que as nascentes possam ter um volume maior de água. Esse volume vai seguir por córregos ou diretamente para o Rio Catolé aumentando a vasão do rio no decorrer do ano. Assim, cada propriedade rural terá um volume maior de água para usufruir, uma melhor qualidade de água e, o excedente, seguirá para o rio, aumentando sua vazão”, explicou o secretário.

RK

ITAPETINGA: PREFEITURA E CEOQ, JUNTOS POR UMA SAÚDE OCULAR MELHOR

RK

PREÇO DA GASOLINA DESPENCA NO BRASIL E ATINGE 4,58; ETANOL ACOMPANHA QUEDA E É ENCONTRADO POR 3,21 ALIVIANDO O BOLSO DO CONSUMIDOR

Após Petrobras baixar consecutivamente o preço da gasolina nas refinarias e para revendedores, o preço médio do combustível ficou mais barato que o do diesel, apresentando queda de mais de 9,16% na primeira quinzena de agosto em comparação com o mês de julho. Etanol seguiu pelo mesmo caminho e pode ser encontrado a R$ 3,21 em postos de São Paulo.

O recuo é fruto da redução do ICMS e do PIS/Cofins pelos estados, além da redução do preço de venda do combustível para as refinarias pela Petrobras, efeito da baixa dos preços do petróleo Brent, cotado atualmente abaixo de US$ 100.

Preços de combustíveis de agosto estão disponíveis em planilhas eletrônicas da ANP

A ANP divulgou, no dia 19 de agosto, os dados do levantamento de preços relativos à semana corrente (14/08 a 20/08), bem como às semanas de 31/07 a 06/08 e de 07/08 a 13/08. As informações estão disponíveis, em planilhas eletrônicas, NESTE LINK.

Podem ser consultados os preços médios semanais nacionais e por regiões, estados e municípios. Também é possível acessar os preços por revendedor pesquisado.

Também estão disponíveis NESTE LINK dados mensais e semanais até o final de julho, na série histórica da pesquisa.

Abastecer com etanol só é vantajoso no Mato Grosso

Com a queda acentuada no preço da gasolina, o etanol deixou de ser vantajoso em quase todo o país. Na primeira quinzena de agosto, o único estado onde compensava abastecer com etanol foi Mato Grosso – o valor médio do combustível no período ficou em R$ 4,011.

Lembrando que o método utilizado nesta análise, descontando fatores como autonomia individual de cada veículo, indica que, para compensar completar o tanque com etanol, o valor do litro deve ser inferior a 70% do preço da gasolina.

ARROZ ORGÂNICO DO MST DESTACADO POR LULA, NÃO É SUFICINETE PARA UM DIA DE CONSUMO NACIONAL

Na entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rasgou elogios à produção de arroz pelo Movimento dos Sem-Terra: “O MST está fazendo uma coisa extraordinária: está cuidando de produzir. Não sei se você sabe, o MST, hoje, tem várias cooperativas e o MST é o maior produtor de arroz orgânico do Brasil”.

O que, em termos de estatísticas, significa ser “o maior produtor de arroz orgânico no país”? Feitas as contas, o volume produzido pelo MST, na verdade, não arranha a necessidade dos brasileiros e daria para menos de um dia de consumo deste item essencial à segurança alimentar.

Na safra de 2022, o MST no Rio Grande do Sul, estado que concentra 70% da produção nacional de arroz, promoveu a “19ª Festa da Colheita” para celebrar uma safra de 15,5 mil toneladas do produto orgânico.

Arroz orgânico alimentaria brasileiros por 10 horas

“O consumo diário de arroz pelo brasileiro é de 33 mil toneladas. Se fosse viver do arroz orgânico do MST, teríamos alimento só para meio dia de consumo da população, ou nem isso, apenas 10 horas. E nem sei se é garantido que se colha tudo isso, porque o arroz é uma cultura exigente no controle de pragas e doenças”, diz Vlamir Brandalizze, engenheiro-agrônomo e consultor especializado na commodity.

“É um nicho muito específico, que atende uma fatia muito pequena da população. E para conseguirem viabilizar isso, eles têm que vender muito caro”, observa o analista. Uma busca na internet mostra que o arroz orgânico de uma marca conhecida (Tio João) pode ser encontrado a R$ 15,89/kg, contra R$ 5,19/kg do mesmo tipo de produto convencional, de outra marca também conhecida (Tio Urbano).

O analista da Brandalizze Consultoria aponta que, para ser viável economicamente, o arroz precisa render de 8 a 10 toneladas por hectare “em qualquer lugar do mundo, seja na China, na Tailândia, na Indonésia ou no Brasil”. “O pessoal do orgânico colhe de 3 a 4 toneladas, eles não conseguem produtividade. Daí, não tem como ser barato. Podem não gastar com fertilizante e defensivos, mas também não colhem”, afirma.

Anvisa garante segurança do arroz consumido pela população

O Brasil é autossuficiente na cultura do arroz, com produção e consumo anual estimados em torno de 11 milhões de toneladas. A exportação chega a 1,5 milhão de toneladas, equilibrando-se com importações da Argentina e do Paraguai.

O último levantamento do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (2017-18), da Agência de Vigilância Sanitária, apontou que “a exposição crônica aos resíduos de agrotóxicos pesquisados de 2013 a 2018 não representa risco crônico à saúde dos consumidores no Brasil”. O relatório lembra que “os equipamentos utilizados nas análises são de alta sensibilidade, com potencial para detectar resíduos na faixa de partes por bilhão (ppb) ou inferior. As concentrações detectadas nessa faixa de concentração, geralmente, são significativamente menores que o Limite Máximo de Resíduo (LMR), quando estabelecido”.

O médico Ângelo Trapé, diretor do Ambulatório de Toxicologia do Hospital das Clínicas da Unicamp até 2017, diz que em 40 anos de estudos na área, viajando o país inteiro, nunca teve “nenhum caso em laboratório ou do centro de controle de intoxicações da Unicamp de algum indivíduo que tenha se intoxicado pela alimentação” devido a resíduos de defensivos químicos. “Tive casos de internação intencional, tentativa de suicídio e homicídio, mas isso é outra história”, destacou.

CANTORA PAULA FERNANDES CAPOTA CARRO EM SP: ‘SÓ SEI QUE EU TÔ VIVA E QUE ONTEM EU RENASCI’

Paula Fernandes postou foto de carro capotado neste domingo — Foto: Reprodução

Paula Fernandes capotou o carro na rodovia Castello Branco na noite de sábado (27), quando dirigia para São Paulo ao lado do namorado, o empresário Rony Cecconello. Ela publicou na tarde deste domingo (28) uma foto do carro capotado e escreveu: “Eu só sei que estou viva e que ontem renasci”.

Ela diz que estava voltando para casa do interior quando um carro desgovernado bateu na traseira do veículo dela. Ela perdeu o controle da direção com a força da batida e seu carro capotou algumas vezes e arrastou no asfalto até parar.

RK

TERMINA NESTA SEGUNDA-FEIRA (29) PRAZO DE AUTODECLARAÇÃO PARA RECEBER O AUXÍLIO CAMINHONEIRO

Caminhoneiro que perder o prazo só recebe parcela a partir da data da autodeclaração

Termina nesta segunda-feira (29) o prazo para que transportadores autônomos de carga (TAC) façam a Autodeclaração do Termo de Registro para receber o Benefício Caminhoneiro-TAC.

Quem fizer a autodeclaração até segunda-feira receberá as duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro.

Após esse prazo, os caminhoneiros somente terão direito a receber o benefício a partir do mês da realização da autodeclaração, desde que atendidos os demais requisitos legais. Nesse caso, não será feito o pagamento retroativo.

Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro em situação “ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.

RK

ESTUDO MOSTRA QUE PANDEMIA FEZ BRASIL ENVELHECER UMA DÉCADA MAIS CEDO

Estudo mostra que pandemia fez Brasil envelhecer uma década mais cedo

Um estudo divulgado pelo jornal O Globo mostra que a pandemia impactou o brasileiro de forma muito profunda, além do que já se sabe. Saúde mental em frangalhos, medo da covid-19 e sequelas, nesse levantamento, ficam em segundo plano, sendo trazido à tona as consequências disso tudo.

Segundo os cálculos da pesquisadora Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, graças ao alto número de mortos na pandemia – quase 700 mil no território nacional -, a redução populacional para o fim desta década foi antecipada. Além disso, o brasileiro envelheceu de forma  mais apressada.

Antes da pandemia, o esperado era que esse encolhimento da população ocorreria na segunda metade da década de 2030. Agora, graças ao caos gerado pela pandemia, essa população, já diminuída precocemente, também menor estará mais velha, já que um em cada quatro brasileiros será considerado idoso em 2040 – ou seja, terá 60 anos ou mais.

Um dos motivos para essa diminuição é que as mulheres passaram a ter menos filhos. Se entre 1940 e 1960 elas tinham em média 6,2 filhos, hoje esse número despencou para 1,7 filho. O estudo mostra que desde o ano 2000 a taxa de natalidade está abaixo do que seria necessário para repor a população, que é de 2,1 filhos por mulher. Neste caso, como a pandemia trouxe a realidade de menos nascimentos e uma mortalidade materna sete vezes maior que a média mundial, a população fatalmente irá encolher.

RK

HOSPITAL CRISTO REDENTOR REALIZA AÇÕES DE SAÚDE NOS DIAS 29, 30 E 31 DE AGOSTO

RK

VERERADOR TARUGÃO PARABENIZA OS AMIGOS PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS POR ESTE DIA ESPECIAL. 27 DE AGOSTO DIA DO PSICÓLOGO (A)

Feliz Dia do Psicólogo aos geradores de transformação, educadores da emoção e auxiliadores da independência emocional!

Um psicólogo não define uma pessoa pelo seu diagnóstico, mas sim pela sua essência. Feliz Dia do Psicólogo!

Ser psicólogo é ser o colo, o ombro amigo, o abraço, o lenço. É dar ouvido a dor que outro nunca pôde compartilhar com ninguém.

MENINO DE BH ENCONTRA ‘FIGURINHA DE R$ 10 MIL’ DE NEYMAR E COLA EM ÁLBUM SEM SABER O VALOR

Miguel Santos conta que é fã de Neymar e, por isto, não se arrepende

Um menino de 10 anos, morador de Belo Horizonte, está na seleta lista de torcedores que vão ter ou tiveram a sorte de encontrar a rara figurinha dourada do jogador Neymar do álbum da Copa do Mundo de Futebol 2014.

O pequeno Miguel Santos Paolinelli de Castro não pensou duas vezes em colar a imagem em seu álbum. Ele só não sabia que o adesivo é especial a ponto de estar sendo vendido por R$10 mil por outros torcedores.

“Eu levei o álbum para escola e, quando cheguei lá, os meus colegas me disseram que a figurinha estava avaliada em mais de R$ 8.000”, contou em entrevista ao R7.

A sorte de Miguel começou quando ele pagou com o dinheiro dos pais uma oferta que dava direito a um álbum e 20 pacotes de figurinhas.

O acaso foi tanto que o apaixonado por futebol achou a gravura da coleção Legend no primeiro saco que abriu.  Miguel também tem a figurinha rara do meio de campo da Dinamarca, Christian Eriksen.

RK

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia