:: ago/2022
ADOLESCENTE DE 13 ANOS MORRE APÓS SER BALEADO QUANDO JOGAVA BOLA

Um adolescente, de 13 anos, foi morto a tiros em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, quando jogava bola com colegas. Até a manhã desta quarta-feira (31), não havia informações sobre prisão do suspeito. Segundo o Blog do Marcos Frahm, a vítima, identificada como Aimar Amorim, estava em uma quadra de esportes no bairro Malvina II, quando um homem, ainda não identificado disparou várias vezes contra o menor.
O jovem chegou a ser socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Municipal, mas não resistiu. O fato ocorreu por volta das 21h da última segunda-feira (29). A delegacia de Jaguaquara apura a autoria e a motivação do crime.
RK
BRASIL: GASOLINA JÁ É ENCONTRADA A R$ 4,58 E ETANOL 3,21. PETROBRAS TEM BAIXADO O PREÇO DA GASOLINA CONSECUTIVAMENTE NAS REFINARIAS.
Após Petrobras baixar consecutivamente o preço da gasolina nas refinarias e para revendedores, o preço médio do combustível ficou mais barato que o do diesel, apresentando queda de mais de 9,16% na primeira quinzena de agosto em comparação com o mês de julho. Etanol seguiu pelo mesmo caminho e pode ser encontrado a R$ 3,21 em postos de São Paulo.
O recuo é fruto da redução do ICMS e do PIS/Cofins pelos estados, além da redução do preço de venda do combustível para as refinarias pela Petrobras, efeito da baixa dos preços do petróleo Brent, cotado atualmente abaixo de US$ 100.
Preços de combustíveis de agosto estão disponíveis em planilhas eletrônicas da ANP
A ANP divulgou, no dia 19 de agosto, os dados do levantamento de preços relativos à semana corrente (14/08 a 20/08), bem como às semanas de 31/07 a 06/08 e de 07/08 a 13/08. As informações estão disponíveis, em planilhas eletrônicas, NESTE LINK.
Podem ser consultados os preços médios semanais nacionais e por regiões, estados e municípios. Também é possível acessar os preços por revendedor pesquisado.
Também estão disponíveis NESTE LINK dados mensais e semanais até o final de julho, na série histórica da pesquisa.
Abastecer com etanol só é vantajoso no Mato Grosso
Com a queda acentuada no preço da gasolina, o etanol deixou de ser vantajoso em quase todo o país. Na primeira quinzena de agosto, o único estado onde compensava abastecer com etanol foi Mato Grosso – o valor médio do combustível no período ficou em R$ 4,011.
Lembrando que o método utilizado nesta análise, descontando fatores como autonomia individual de cada veículo, indica que, para compensar completar o tanque com etanol, o valor do litro deve ser inferior a 70% do preço da gasolina.
CONFIRA OS PAÍSES COM A GASOLINA MAIS CARA DO MUNDO
O preço da gasolina no Brasil passa por um momento de constante quedas, em alguns países do mundo a realidade é outra.
Apesar das recentes quedas nos preços dos combustíveis, no primeiro semestre deste ano, a gasolina apresentou alta de 9,8% no período, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A inflação geral registrada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) foi de 5,49%. Ou seja, o derivado do petróleo cresceu mais que a taxa inflacionária.
De acordo com um levantamento realizado com base em 168 países pela Global Petrol Prices, o preço do combustível no Brasil está bem longe de ser o mais alto. Os valores são considerados em dólar americano.
Preço médio da gasolina no mundo
O preço médio da gasolina no mundo é de US$ 1,41, o que corresponde a cerca de R$ 7,30 na cotação atual. A discrepância entre os países é expressiva. Como regra, os países mais ricos praticam preços mais elevados. Enquanto, as nações mais pobres e produtoras de petróleo, oferecem um preço menor. No ranking geral, o Brasil ocupa o 127º lugar.
Mas, afinal, quais são os países com a gasolina mais cara no ranking mundial? Confira a seguir:
Hong Kong: US$ 2,98 – R$ 15,59;
Islândia: US$ 2,45 – R$ 12,82;
Israel: US$ 2,40 – R$ 12,56;
Noruega: US$ 2,39 – R$ 12,50;
Barbados: US$ 2,33 – R$ 12,19;
STJ CONCEDE HABEAS CORPUS A EMPRESÁRIO QUE ATROPELOU E MATOU DENTISTA EM ILHÉUS
Um habeas corpus concedido pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), beneficiou, nesta segunda-feira (29), o empresário Tharciso Romeiro Santiago Aguiar, que atropelou e matou a cirurgiã-dentista Ranitla Scaramussa Bonella, de 23 anos, no último dia 11 de junho, em Ilhéus, quando ela voltava da praia.
Ranitla atravessava a avenida Tancredo Neves (BA-001) em cima da faixa de pedestre, quando foi atropelada pelo veículo dirigido pelo empresário. Tharciso, após o atropelamento, parou o carro mais adiante, usou o celular. Depois, entrou novamente no veículo e deixou o local sem prestar socorro, segundo confirmaram testemunhas. Por sua vez, o acusado alega que, neste momento, estava acionando o socorro e que resolveu ir embora para preservar sua integridade física.
Tharciso foi representado pelos advogados Aloisio Freire Santos, José Maurício Vasconcelos Coqueiro e Mariana Madera Nunes no pedido à Corte Superior. Por sorteio, o processo coube à ministra Laurita Vaz, da Sexta Turma. A decisão foi proferida por volta das 16h10min desta segunda-feira (29).
O habeas corpus deve ser publicado até esta terça-feira (30). Tharciso está preso no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, desde 26 de julho.
DONO E GERENTE DE LOJA EM SALVADOR SÃO DENUNCIADOS POR TORTURAR FUNCIONÁRIOS
O gerente e o dono de uma loja em Salvador (BA) estão sendo denunciados por supostamente torturar funcionários. Ele teria espancado trabalhadores que teriam supostamente furtado R$ 30.
O caso aconteceu em um estabelecimento perto da Estação da Lapa, no centro da capital baiana. Os dois agressores foram denunciados por dois funcionários.
“Eu não acreditava no que estava acontecendo comigo. Apanhei muito e teve uma hora que não suportei mais. Eu realmente pensei que ia morrer. Quanto mais ele batia, ele continuava batendo. Batia com a barra, dava murro na cara”, contou William de Jesus Conceição, de 24 anos, ao Grupo Aratu. Suas mãos foram queimadas com ferro de passar.
O gerente, que não teve o nome revelado, teria usado o ferro quente para escrever “171” nas mãos do funcionário, em referência ao código da infração penal contra o patrimônio.
Segundo a vítima, ele foi abordado pelo gerente, que o levou para os fundos da loja. Depois, chegou o patrão, e os dois homens começaram a agredir os trabalhadores. William revelou ainda que foi gravado pelos agressores enquanto era obrigado a usar um vestido.
“Eu só chorava e tremia. Me ameaçaram de morte e falaram que iam me entregar para os caras do tráfico”, disse. “Estou muito indignado, não esperava isso deles.”
Um inquérito foi aberto pelo Ministério Público do Trabalho da Bahia para apurar o caso, que também é investigado pela Polícia Civil.
RK
NASCEU A PRINCESINHA ZAYA FRUTO DO AMOR DE LETÍCIA E LATHIEL
No início da tarde da última segunda-feira (29), por volta de 12:35hs, nasceu no Hospital Cristo Redentor/FJS, a Princesinha, Zaya, fruto do amor do lindo casal, Letícia e Lathiel.
O parto foi feito pelo médico Dr. Ailan. Os pais não conseguiam segurar a emoção e ansiedade de ver, pela primeira vez o rostinho angelical da querida e amada filha.
Graças a Deus tudo ocorreu bem e Zaya, veio ao mundo com saúde para dar e vender, e encheu os olhos de todos, pois além de uma saúde perfeita, ela é linda.
Uma criança pronta para nascer pergunta a Deus:
“Como eu vou viver sendo assim pequeno e indefeso?”
Deus disse: “Eu escolhi um anjo para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.”
Criança: “Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz.
Serei feliz lá?”
Deus: “Seu anjo cantará e sorrirá para você… A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.”
Criança: “Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?”
Deus: “Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.”
Criança: “E o que farei quando eu quiser lhe falar?”
Deus: “Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.”
Criança: “Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?”
Deus: “Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.”
Nesse momento é chegada a hora do nascimento. A criança, apressada, pediu suavemente:
“Deus, eu estou no ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo.”
E Deus respondeu:
“Você a chamará de MÃE”.
Parabéns ao casal Letícia e Lathiel.
JUSTIÇA ELEITORAL MANDA PM QUE COMANDOU CAÇADA A LÁZARO TIRAR CAMPANHA DO AR
O candidato a deputado federal por Goiás Edson Luís Souza Melo e Rocha, conhecido como coronel Edson Raiado (Avante), vai ter que retirar do ar a propaganda eleitoral em que aparece usando uma máscara facial de caveira e segurando uma faca. A decisão é da Justiça Eleitoral goiana, após um pedido do Ministério Público que alegou “uso de linguagem violenta na qual exalta a atuação letal da polícia”.
Em nota, a assessoria de imprensa do candidato disse que a postagem nas redes sociais foi descontextualizada e que o vídeo tinha como intuito levar a mensagem de que “o crime não compensa”.
Edson Raiado é policial militar das Rondas Ostensivas Táticas (Rotam) e foi um dos comandantes envolvidos nas buscas por Lázaro Barbosa em junho de 2021, em Cocalzinho, no Entorno do Distrito Federal. A maior parte do material de campanha publicado nas redes sociais do candidato até o momento relembra a participação dele nesse caso.
No vídeo questionado pela Justiça Eleitoral, Edson aparece apontando para a câmera e faz um sinal que imita uma decapitação. “Edson Raiado sente o cheiro de bandido de longe. É forte e corajoso, coronel de elite, preparado pra lutar. Deus no comando com ele sempre está. Com a Rotam, ladrão não presta, segurança aqui é reta, vacilão tem hora certa”, diz a música do vídeo.
“No material, o candidato também exibe o emblema do batalhão da PM em sua camisa e ainda sugere a decapitação de pessoas. Na propaganda, também é utilizada uma vinheta que exalta a figura do candidato por sua participação na caçada e morte do criminoso Lázaro Barbosa”, informou o MP.
RK
GOVERNO REANALISA DECISÃO DE EXTINGUIR HORÁRIO DE VERÃO

O governo federal tem reanalisado decisão adotada em 2019 de extinguir o horário de verão no país. A reanálise sobre o tema foi um pedido do Ministério de Minas e Energia para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
E foi baseada em uma mudança da curva de energia elétrica com o deslocamento da demanda máxima decorrente da crescente participação da geração solar distribuída.
Desde o ano passado, integrantes do segmento empresarial de turismo, alimentação e bebida tem solicitado a integrantes do governo o retorno do horário de verão.
Em nota, o ONS confirmou que houve solicitação para “uma reavaliação sobre o tema”, mas informou que “não há expectativa de adoção do horário de verão em 2022”.
“As avaliações apontam para uma situação muito mais favorável do que nos últimos dois anos, não havendo, portanto, problemas para o abastecimento de energia elétrica no país”, afirmou.
Procurado pela CNN, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Saschida, disse que prefere não comentar o assunto. Segundo relatos de fontes do governo federal, o assunto está em avaliação pelo Palácio do Planalto, mas ainda sem decisão tomada.
RK
ANVISA AUTORIZA USO EMERGENCIAL DE KITS PARA VARÍOLA DOS MACACOS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, hoje (29), em Brasília, o uso imediato e emergencial de 24 mil kits moleculares para diagnóstico laboratorial da varíola dos macacos (monkeypox). Os reagentes são produzidos pela Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz e ainda estão em análise para aprovação de registro pela agência. 

A autorização foi concedida após solicitação conjunta da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, e do Instituto Bio-Manguinhos. A diretoria colegiada da agência levou em conta a atual situação epidemiológica emergencial da infecção da varíola dos macacos no Brasil, a limitação da capacidade de resposta laboratorial atual, a quantidade de exames represados, o risco associado à demora no diagnóstico e a necessidade de descentralização dos exames, entre outros fatores.
Uso emergencial
Atualmente, o Brasil tem oito laboratórios de referência para o diagnóstico da monkeypox, por biologia molecular, mas não estão dando conta da demanda. Com a autorização de uso emergencial, o Ministério da Saúde poderá descentralizar a realização do diagnóstico da doença para a Rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) nos estados e reduzir o tempo de liberação dos resultados aos pacientes.
Até o momento, não há nenhum teste de diagnóstico comercial para a varíola dos macacos com registro aprovado na Anvisa.
RK






















