sebrae
banner-130
engen22
mineraz
setembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: 9/set/2022 . 12:27

CÂMARA VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE “SAÚDE ÚNICA E BEM-ESTAR ANIMAL”

Por iniciativa do vereador Anderson da Nova (União), a Câmara Municipal de Itapetinga vai realizar uma audiência pública para discutir o tema “Saúde Única e Bem-estar Animal”. O evento acontecerá no dia 16 de setembro, às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

O Requerimento Nº 31/2022, de Anderson da Nova, foi aprovado pela Casa Legislativa na sessão ordinária do dia 24 de agosto. No requerimento, o parlamentar explica que a audiência é justificada em função da Lei Federal Nº 13.426, de março de 2017. Essa lei dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos em todo o território nacional.

O vereador aponta que ainda não existe nenhuma política pública voltada para o controle populacional de animais abandonados na cidade. De acordo com informações das entidades ligadas à proteção de animais de rua, a atual crise econômica, agravada pela pandemia e a inflação, fez dobrar o índice de abandono e o custo para cuidar dos animais.

O palestrante da audiência será Vitor Quadros, que é ativista há 20 anos em Vitória da Conquista e mais recentemente em Barra do Choça. Hoje ele ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Protetora dos Animais de Barra do Choça (APA). “Percebendo que nossas realidades são muito parecidas, estou em contato com todas as associações que conheço das cidades vizinhas e simpatizantes, para auxiliar no cumprimento da lei e na implementação do mínimo de política pública para os animais em nossas cidades”, esclareceu.

Segundo protetores de animais, mesmo que a cidade de Itapetinga não tenha centro de zoonoses ou uma coordenação de zoonoses, diversas ações são viáveis, necessárias e urgentes no combate às zoonoses, abandono, ataques de cães, atropelamentos, acidentes de trânsito, maus-tratos e incentivo à adoção.

A SOS Animais de Rua (Associação Protetora dos Animais de Itapetinga) estima que existam mais de 19 mil animais abandonados entre cães, gatos e equídeos, em abrigos ou não. A SOS Animais acredita que, mesmo com seu incansável trabalho, esse número tenha aumentado.

A SOS Animais de Rua identifica-se como uma instituição filantrópica que resgata e cuida de animais em situação de risco sem a ajuda do poder público.

A associação foi fundada em 16 de fevereiro de 2009 e declarada de utilidade pública pela Lei Municipal nº 1.142, de 23 de novembro de 2011, sancionada pelo então prefeito José Carlos Moura.

A Lei Municipal Nº 1.341/2017, sancionada pelo atual prefeito Rodrigo Hagge, autorizou o Poder Executivo a doar um terreno de 600 m² para a associação SOS Animais de Rua. A lei estipulou um prazo improrrogável de dois anos, contados da ratificação da Escritura Pública, para que a entidade efetivasse a construção da sede própria ou de um local destinado ao zelo e cuidado dos animais de rua. Caso contrário, o espaço seria reincorporado ao patrimônio do município.

O referido terreno está localizado na área institucional do Conjunto Habitacional 12 de Dezembro, tendo como ponto de referência as Quadras 2 e 3. Entretanto, a associação alega que, por algumas razões, o espaço foi considerado impróprio para construção do abrigo, principalmente por estar situado perto de residências.

Esse tipo de localidade não é a melhor opção para construção de abrigos de animais de rua, visto que a associação teria que lidar futuramente com reclamações por parte da vizinhança relativas aos latidos dos cães, por exemplo.

Serão convidadas para a audiência pública as seguintes autoridades: prefeito municipal, Ministério Público, secretários municipais de Saúde, Agricultura, Meio-ambiente, Administração, Educação, comandante da Guarda Municipal, além de coordenadores de endemias e vigilância sanitária, coordenadores de escolas, conselhos municipais e entidades da sociedade civil organizada.

RK

ÔNIBUS DO HARMONIA DO SAMBA É ASSALTADO NA BAHIA

Os músicos, equipe técnica e outros funcionários que fazem parte da banda Harmonia do Samba, foram assaltados na região do Conde, Linha Verde, na Bahia, na madrugada desta quarta-feira (7), quando viajavam para Alagoas, onde fariam um show.

Os suspeitos renderam os passageiros e roubaram os pertences pessoais, equipamentos eletrônicos, como HDs, computadores e outros materiais do grupo. Apesar do susto, ninguém se feriu, e os funcionários passam bem.

Através dos stories do Instagram, no início da tarde desta quarta-feira (7), Xanddy, vocalista da banda, lamentou o ocorrido e informou aos pagantes do show que faria na cidade de Maragogi que o evento será adiado ou cancelado.

“Infelizmente por conta desse ocorrido não existe condições de se fazer o show hoje. Nossa equipe está abalada psicologicamente, mas ainda assim gratos que estamos todos bem, com a integridade física intacta e com a família. É o que verdadeiramente importa. Tenho certeza que encontraremos a torcida de Maragogi em breve”, informou.

O marido de Carla Perez ainda reforçou que ocorra uma investigação pois, segundo ele, há indícios da quadrilha sempre realizar assaltos na mesma estrada.

“Pedimos às autoridades que seja apurado isso. Acredito que outros ônibus, não apenas de banda, mas também ônibus de turismo já sofreram o mesmo episódio. Fica o apelo também aos assaltantes para que devolvam os pertences pessoais e da banda. São HDs, computadores com materiais importantes do nosso trabalho”, completou.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia