:: nov/2023
ITAPETINGA: MOISÉS SERAFIM ANIMA SUA MANHÃ DE SEXTA 1º DEZEMBRO NA RÁDIO JORNAL 660 AM
O programa “Jornal da Cidade” da programação da Rádio Jornal 660 AM em Itapetinga. Apresentado por Tarugão, Robertone e Felipe, vai ao ar de segunda a sexta das 06:30 às 08h da manhã, oferecendo aos seus ouvintes informações de qualidade, com destaque para o interesse da comunidade e utilidade pública.
O Jornal da Cidade terá participação do cantor Moisés Serafim.
Ligue e participe! (77) 3261-1010 também é Zap
(77) 98821-2051 ZAP
ITAPETINGA: AGENTES DE ENDEMIAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE VETORES CAUSADORES DA ZIKA E CHIKUNGUNYA.
Na manhã desta quinta (30), Agentes de Endemias receberam treinamento de capacitação para identificação dos vetores causadores da Zika e chikungunya.
A capacitação foi comandada pelo Instrutor de entomologista do Ministério da Saúde Everaldo Gomes, e a Auxiliar em entomologia do município de Itapetinga, Lenira Santos, responsável pelo laboratório de endemias e entomologia de Itapetinga.
Agentes dos municípios de Iguaí, Potiraguá e Itambé também participaram da capacitação. Agora eles devem colocar em prática, os conhecimentos adquiridos em seus municípios, conseguindo assim combate o mosquito de maneira mais eficiente, o que com certeza trará mais tranquilidade a população.
A Capacitação dos Agentes começou na segunda feira e termina nesta sexta 1º de Dezembro. O Laboratório Municipal fica localizado no Posto Guilherme Dias no bairro Camacã.
CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA TORNAR DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA FERIADO NACIONAL
A Câmara dos Deputados, com 286 votos a favor e 121 contrários, aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que busca instituir o dia 20 de novembro como feriado nacional para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O texto, que já tinha sido aprovado pelo Senado em 2021, agora aguarda a sanção presidencial para entrar em vigor.
A rapidez na tramitação do projeto se deu após os parlamentares aprovarem um requerimento de urgência na semana passada, permitindo que o texto fosse diretamente votado no plenário, dispensando a análise nas comissões temáticas.
A iniciativa atende a uma demanda da recém-criada bancada negra da Câmara, que solicitou ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a inclusão do projeto na pauta de votação.
Vale ressaltar que em 2011, o Congresso aprovou uma lei que estabeleceu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra para ser comemorado no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder Zumbi dos Palmares. No entanto, naquela ocasião, optou-se por não transformar a data em feriado nacional.
Atualmente, o feriado é reconhecido apenas em alguns municípios e estados do país, mediante a aprovação de leis locais.
LÍDER DE FACÇÃO QUE AUTODENOMINAVA PABLO ESCOBAR MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA
Um homem, que se autointitulava “puxador de bondes” de uma facção e usava o nome “Emilio Gaviria”, em referência ao traficante colombiano Pablo Escobar (1949-1993), foi morto em uma ação policial em Abrantes, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) durante a Operação Temporal, informou a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Segundo a pasta, o acusado, identificado como Pablio Henrique Barbosa Almeida, de 25 anos, o “Emílio Gaviria”, teria resistido ao cumprimento do mandado de busca e apreensão em um condomínio da localidade.
O suspeito teria atirado contra os agentes, que revidariam. Ele teria sido socorrido para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu. Ainda segundo a SSP-BA, Pablio Henrique tinha passagens por porte ilegal de arma de fogo e tinha sido denunciado pelo Ministério Público Estadual por tráfico de drogas e associação criminosa. O acusado era natural de Aracaju (SE) e costumava ostentar fotos com fuzil e submetralhadora nas redes sociais. A SSP-BA informou ainda que ele liderava grupos para atacar rivais na região do Subúrbio Ferroviário, mais precisamente na região de Valéria. Também foram apreendidos um revólver calibre 38, munições e celulares usados para organizar ataques e na distribuição de armas e drogas.
DEVOTOS DE SÃO JOSÉ: FIÉS CATÓLICOS ANDAM COM PEDRA NA CABEÇA E REZAM POR CHUVA EM PIRIPÁ

Em Piripá, município do Centro Sul Baiano que fica a 120 quilômetros de Vitória da Conquista, a seca também é motivo de preocupação. Em busca de chuva, fiéis católicos da Paróquia Senhora Sant’Ana fizeram um novenário a São José.
Com pedras na cabeça os religiosos seguem em caminhada até às margens dos logos secos, onde rezam durante nove dias. “Pedimos a intercessão de São José”, comentou Inês Regina Almeida Silva de Brito, 38 anos, ao BLOG DO ANDERSON.
Na tarde desta quarta-feira (29) os termômetros registravam 32°C em Piripá. Institutos de Meteorologia preveem pancadas de chuva à tarde e à noite na sexta-feira (1). A expetativa é que queda de água ocorra pelo menos até o dia 13 de dezembro. Fonte: Blog do Anderson
QUINTA (30) EM ITAPETINGA E REGIÃO VAI SER DE SOL COM AUMENTO DE NUVENS PELA MANHÃ. PANCADAS DE CHUVA À TARDE E À NOITE O TEMPO FICA ABERTO
A Capital Baiana da Pecuária e Região se apresentam neste quinta (30), a previsão do tempo segue assim:
Itapetinga com temperatura mínima de 19º e máxima de 29º e 05mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
Itororó com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 06mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
Maiquinique com temperatura mínima de 19º e máxima de 28º e 05mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
Macarani com temperatura mínima de 22º e máxima de 28º e 05mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
Itarantim com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 05mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
Potiraguá com temperatura mínima de 20º e máxima de 33º e 04mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
Caatiba com temperatura mínima de 23º e máxima de 28º e 05mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
Como diz o sábio….previsão não é precisão!
PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA DE DEZEMBRO É ANTECIPADO, COM DEPÓSITOS ENTRE OS DIAS 11 E 22
Para que todas as famílias recebam o benefício do PBF (Programa Bolsa Família) antes do Natal e do Ano-Novo, o governo antecipou o calendário de dezembro. As parcelas começam a ser depositadas no dia 11, para os beneficiários que têm o NIS (Número de Identificação Social) terminado em 1, e vão até o dia 22, com o crédito para quem tem NIS com final zero. A última parcela do Auxílio Gás de 2023 será paga nos mesmos dias.
O Bolsa Família será pago a mais de 21 milhões de brasileiros que estão com os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único). Têm direito ao benefício as famílias cuja renda per capita (por pessoa) é de, no máximo, R$ 218 por mês.
RK
APROVADA PEC DE JAQUES WAGNER QUE IMPEDE MILITARES DE SEGUIREM NA ATIVA APÓS REGISTRO DE CANDIDATURA ELEITORAL
Depois de sabatinarem e aprovarem os nomes de dez indicados para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) votaram a favor da PEC 42/2023, de autoria do senador Jaques Wagner (PT-BA), que impõe a reserva não remunerada para militares que se tornarem candidatos em eleições. O projeto, que foi relatado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), seguirá agora para ser analisado pelo Plenário, em data a ser definida pelo presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A proposta do líder do governo, senador Jaques Wagner, prevê que, assim que um militar da ativa apresentar um registro de candidatura para eleições, ele irá automaticamente para a reserva. Se o militar tiver mais de 35 anos de serviços prestados, poderá ir para a reserva remunerada. Ou seja, ele continuará a receber seu salário durante a disputa eleitoral.
Pelas regras do projeto, as novas regras não se aplicarão à eleição que ocorrer em até um ano da data do início de vigência da emenda constitucional. Inicialmente, a PEC incluía a proibição de militares assumirem cargos no primeiro escalão de governos civis, mas este trecho acabou sendo retirado durante a discussão na CCJ.
Atualmente, a Constituição Federal determina que o militar alistável é elegível, caso se afaste da atividade, se tiver menos de 10 anos de serviço. Se o militar tiver mais de 10 anos de serviço, no entanto, ele é “agregado pela autoridade superior” e só iria para a reserva se fosse eleito.
“Se alguém faz uma opção por seguir a vida política e eleitoral, ele vai automaticamente para a reserva. É uma escolha. Isso é para preservar uma carreira, a disciplina e a hierarquia. Quando alguém vai se tornar candidato, vai apresentar sobre pontos de vista, vai se posicionar politicamente, falar bem ou mal inclusive da organização das Forças Armadas. É uma regulamentação para facilitar a convivência de quem quer entrar na vida política”, explicou o senador Jaques Wagner ao defender a aprovação do projeto.
RK
STF APROVA TESE QUE RESPONSABILIZA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO POR FALA DE ENTREVISTADOS
O Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (29), um recurso extraordinário que pode responsabilizar veículos de comunicação por falas de entrevistados, quando as declarações acusarem erroneamente terceiros de crimes e atos ilícitos.
No texto, a Corte defende que a plena proteção constitucional à liberdade de imprensa “é consagrada pelo binômio liberdade com responsabilidade, vedada qualquer espécie de censura prévia, porém admitindo a possibilidade posterior de análise e responsabilização”.
Por isso, o recurso extraordinário surge como uma maneira de combater “informações comprovadamente injuriosas, difamantes, caluniosas, mentirosas, e em relação a eventuais danos materiais e morais”.
“Na hipótese de publicação de entrevista em que o entrevistado imputa falsamente prática de crime a terceiro, a empresa jornalística somente poderá ser responsabilizada civilmente se: (i) à época da divulgação, havia indícios concretos da falsidade da imputação; e (ii) o veículo deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos e na divulgação da existência de tais indícios”, diz um trecho da tese.
Diversas entidades do setor jornalístico, como a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) afirmaram em manifestação conjunta que ela simboliza um risco de “verdadeira e indesejável autocensura” nos veículos de comunicação.
RK