Faleceu nesta quinta-feira (24/10), aos 66 anos, José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila. O ex-pugilista lutava desde 2013 contra a demência pugilística, também chamada de encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença neurodegenerativa que atinge principalmente atletas submetidos a repetidos golpes na cabeça. A condição é semelhante ao mal de Alzheimer e provocou um longo declínio na saúde do lutador.

Maguila conquistou notoriedade ao se tornar um dos principais nomes do boxe peso-pesado no Brasil durante as décadas de 1980 e 1990. Seu apelido inusitado surgiu devido à sua semelhança com um personagem de desenho animado popular na época, e ele logo caiu nas graças do público brasileiro.

Além dos títulos e do carisma que marcaram sua trajetória, Maguila também simboliza os riscos enfrentados por atletas de esportes de contato, trazendo à tona discussões sobre saúde mental e encefalopatias em ex-atletas. Sua batalha contra a ETC gerou comoção e maior conscientização sobre a importância de cuidar dos pugilistas após a aposentadoria.