O PP declarou, nesta terça-feira (29), apoio à candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB) à presidência da Câmara dos Deputados, e o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) reagiu com forte críticas direcionadas a Arthur Lira (PP/AL) e um dos principais articuladores da candidatura do republicano. “Quem não cumpre sua palavra, pode mandar, mas não lidera”, escreveu Elmar, nas redes socias.

“A palavra empenhada deve ser pilar dessa liderança. Confiança e respeito aos compromissos são essenciais para a integridade do processo legislativo”, afirmou Elmar, em outro trecho. Elmar e Lira romperam após o parlamentar alagoano e atual presidente da Câmara declarar apoio a Mota. O parlamentar baiano e Lira chegaram a fazer viagens juntos, inclusive no Carnaval de Salvador deste ano.

“A liderança da Câmara não se faz com unanimidades artificiais, mas com pluralidade e debate. Fortalecer a democracia é garantir espaço para a diversidade de ideias e para uma gestão transparente e sólida”, complementou Elmar.