Após o salto de 1,31% em fevereiro, a inflação perdeu fôlego em março, mas ainda veio pressionada: o IPCA subiu 0,56% no mês, puxado especialmente pelos alimentos, que voltaram a pesar no bolso. O índice acumula alta de 5,48% em 12 meses, acima dos 5,06% registrados até fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo IBGE. O resultado do mês veio levemente acima do consenso que era de 0,54%
Inicialmente, o IBGE informou que esse era o maior patamar do IPCA para um mês de março desde 2003, há 22 anos. Depois da divulgação, no entanto, o instituto corrigiu a informação, dizendo que é o maior índice para o mês desde 2023. Há dois anos, os preços subiram 0,71% no terceiro mês do ano.
O grupo Alimentação e bebidas foi o grande destaque da alta, com variação de 1,17% e impacto de 0,25 ponto percentual no IPCA do mês — quase metade do índice total. Vilões da inflação, tomate, café moído e ovo de galinha foram os três produtos com maiores elevações e, sozinhos, responderam por um quarto da inflação de março.